Descoberta nova espécie de peixe-lua gigante – e “ilusionista”

Marianne Nyegaard / Murdoch University

Pesquisadora marinha Marianne Nyegaard com nova espécie de peixe-lua gigante que é batizada de peixe-lua ilusionista

Com cerca de 3 metros de comprimento e quase duas toneladas de peso, é espantoso como esta nova espécie de peixe-lua gigante só foi descoberta agora.

O peixe-lua ilusionista, assim batizado por ter se “escondido” durante séculos, é nativo do Oceano Pacífico e foi descoberto pela bióloga marinha Marianne Nyegaard, da Universidade Murdoch, em Perth, na Austrália.

A pesquisadora começou a analisar amostras de DNA de peixes-lua para a sua tese, em 2013. Na época, havia apenas três espécies conhecidas, mas suas análises indiciaram que poderia haver uma quarta, explica a Universidade Murdoch em comunicado.

Marianne Nyegaard passou os quatro anos seguintes a viajar pelos mares em busca dessa nova espécie enigmática.

“Encontrar este peixe e armazenar espécimes para estudos é um pesadelo logístico devido à sua natureza elusiva e ao enorme tamanho, por isso a pesquisa do peixe-lua é difícil”, constata a pesquisadora citada pela Universidade, admitindo também que foi uma “aventura desafiante, mas fantástica“.

Batizada Mola tecta ou peixe-lua ilusionista, a nova espécie encontra-se nas águas da Nova Zelândia, ao longo da costa sudeste da Austrália e no mar da África do Sul e no sul do Chile, explica o artigo publicado no Zoological Journal of the Linnean Society.

A espécie é parecida com as Mola mola e Mola ramsayi, mas sem as protuberâncias, inchaços e saliências que surgem nas cabeça destas.

“Sua barbatana traseira está separada em uma parte superior e em outra inferior, com um pequeno pedaço de pele flexível que denominamos de ‘dobra traseira’, a ligar as partes”, explica Marianne Nyegaard num artigo no The Conversation, onde conta a sua “aventura” científica.

A pesquisadora divulga no artigo um vídeo feito em águas chilenas que mostra o peixe-lua ilusionista, mas que é indevidamente identificado como a espécie Mola mola.

“Esta nova espécie é a primeira adição ao gênero Mola em 130 anos“, acrescenta ainda Marianne Nyegaard.

A pesquisadora revela que o processo de confirmação de que se trata mesmo de uma nova espécie levou os pesquisadores a consultar publicações que reportam aos anos de 1950, “algumas das quais incluíam descrições de tritões e monstros marinhos fantásticos”.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …