Hábitos online em um mundo integrado pela internet podem ferir o meio ambiente

Quando pensamos no impacto da ação humana sobre o meio ambiente, normalmente nos referimos à poluição das indústrias, à extração e o consumo de combustível fóssil, ao despejo de lixo nos oceanos e outros grandes gestos – a verdade, porém, é que mesmo as menores ações podem ser poluentes, e até mesmo nosso comportamento online impacta a natureza e a saúde do planeta.

Sim, engana-se quem pensa que a internet é feita de vento: ela também consome energia, exige servidores e datacenters, e ajuda a ampliar a emissão de gases poluentes no planeta através das mensagens que enviamos, das músicas que ouvimos, das buscas que realizamos, e mais.

O ponto inicial da poluição provocada pelo uso da internet é mesmo o consumo de energia que cada uma dessas atividades exige: são alguns gramas de dióxido de carbono emitidos para rodas os dispositivos e fazer funcionar as redes sem fio.

Individualmente a quantidade é irrisória, mas o irrelevante se torna impactante quando posto à proporção da população mundial: atualmente cerca de 53,6% da população mundial está conectada, equivalente a 4,1 bilhão de pessoas transformando esses diminutos consumos de energia em gases do efeito estufa.

A isso se soma o consumo de energia dos servidores e datacenters que armazenam, processam e distribuem todo o conteúdo disponível na internet, e o que temos é um exemplo grandioso do tal impacto da ação humana sobre a natureza.

O carbono oriundo dos dispositivos, pelo uso da internet e dos sistemas de suporte da rede representam 3,7% das emissões de gases do efeito estufa em escala global. Trata-se do mesmo impacto produzido pela indústria da aviação, e a estimativa é que até 2025 as emissões da internet dobrem – num cálculo rápido, cada um de nós é responsável por 400g anuais de dióxido de carbono do 1,7 bilhão de toneladas estimada pela operação de tecnologias digitais. Algumas empresas vem alimentando seus datacenters com energia renovável, mas há muito que pode ser feito, inclusive em nível individual.

Trocar os aparelhos com menos frequência, utilizando cada um por mais tempo, já é uma mudança importante para reduzir a pegada de carbono digital, já que a fabricação e transporte dos smartphones e outros gadgets representam uma alta quantidade de emissão.

Mas mesmo no uso é possível reduzir o impacto: se um único e-mail pode representar 4g de CO2, evitar envios desnecessários se torna medida relevante. O mesmo vale para o envio de e-mails para vários endereços simultaneamente, ou trocar por um SMS também reduz o impacto. A mesma lógica se aplica de modo geral para o envio de mensagens pelo Whatsapp, e reduzir o uso de vídeos, áudios, músicas e mais pode também fazer toda diferença, em escala global, para a saúde do planeta.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …