Hackers expõem dados de clientes em fintech de empréstimos pessoais

Empresa global especializada em empréstimos online, a Lendico afirmou que sofreu na última semana uma ação de hackers em seu banco de dados. Com isso, os invasores tiveram acesso não-autorizado a informações dos usuários da plataforma da companhia – incluindo dados pessoais.

Entre os dados possivelmente acessados, estão informações cadastrais, tais como nome, CPF, data de nascimento, e-mail, endereço postal, número telefônico, renda, documento de identificação, informações bancárias ou fotos.

O vazamento foi informado pela Lendico a sua base de clientes na última segunda-feira (31/8), mais precisamente às 22h45. O Canaltech teve acesso ao e-mail que aborda o tema. Nele, além do reconhecimento de que dados sensíveis foram expostos, a empresa afirma que está adotando medidas apropriadas para garantir a proteção das informações pessoais dos usuários. A companhia afirma ainda que assim que foi detectada a ação, foram adotadas diversas medidas para reforçar ainda mais a segurança e evitar futuras ocorrências.

Entre essas providências, a Lendico afirma que contratou uma renomada empresa especializada em análise forense de sistemas e segurança da informação, bem como técnicos em cibersegurança, para auxiliá-los na apuração da ação dos hackers e ajudar na reparação de eventuais danos aos sistemas da empresa. Além disso, foi implementada uma adição de novas camadas de criptografia e novos sistemas de proteção.

Suspensão das atividades

Como medida de segurança, o e-mail da Lendico afirma que também suspendeu sua plataforma eletrônica por alguns dias. Como consequência, os usuários não puderam ter acesso aos boletos para pagamento e antecipações. No entanto, o sistema já foi reestabelecido e os clientes já podem acessar suas contas normalmente. A companhia ressalta que os usuários do serviço não sofrerão nenhum tipo de prejuízo financeiro devido a esse período de inatividade da plataforma.

O comunicado da Lendico recomenda ainda, por precaução, que seus usuários troquem a senha da sua conta na plataforma. A empresa solicita ainda que seus usuários entrem em contato com seus canais de atendimento caso notem qualquer atividade suspeita relacionada à conta mantida na base de dados. A companhia sugere também que os clientes confirmem seus dados na Área do Cliente e, caso haja alguma informação incorreta, solicitem a apuração e retificação.

Em relação aos boletos de pagamento de empréstimos, quando os usuários receberem o documento por e−mail, a Lendico pede que eles verifiquem as informações para conferência. No entanto, é recomendável que tais boletos seja, preferencialmente, baixados na Área do Cliente.

O que diz a Lendico?

O Canaltech entrou em contato com a Lendico para obter mais informações a respeito do caso. Entre os questionamentos enviados, perguntamos quantas pessoas foram atingidas pelo vazamento; se houve registros de perdas financeiras junto aos clientes; se os dados vazados vêm sendo monitorados e que medidas foram tomadas pela área de segurança da empresa para corrigir esse vazamento e tornar o seu banco de dados mais seguro.

Em nota, a empresa respondeu:

A Lendico gostaria de comunicar que foi alvo de uma ação de hackers contra uma de suas bases de dados.

Tão logo a ação foi detectada, a empresa suspendeu sua plataforma eletrônica por alguns dias. Além disso, contratou uma renomada empresa especializada em análise forense de sistemas e segurança da informação, bem como técnicos em cibersegurança, para auxiliar na apuração da ação dos hackers e na reparação de eventuais danos aos sistemas da empresa. A empresa também adicionou novas camadas de criptografia e novos sistemas de proteção.

As investigações realizadas indicam que os invasores provavelmente tivera  acesso não autorizado a informações dos usuários da plataforma da empresa.

O sistema já foi restabelecido a Lendico já entrou em contato com seus clientes para informá-los sobre o fato. Todas as dúvidas estão sendo sanadas por meio de seus canais de atendimento.

A Lendico reforça que todas as medidas cabíveis a essa investigação já estão sendo tomadas e que manterá seus clientes e parceiros informados.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …