Hackers expõem dados de clientes em fintech de empréstimos pessoais

Empresa global especializada em empréstimos online, a Lendico afirmou que sofreu na última semana uma ação de hackers em seu banco de dados. Com isso, os invasores tiveram acesso não-autorizado a informações dos usuários da plataforma da companhia – incluindo dados pessoais.

Entre os dados possivelmente acessados, estão informações cadastrais, tais como nome, CPF, data de nascimento, e-mail, endereço postal, número telefônico, renda, documento de identificação, informações bancárias ou fotos.

O vazamento foi informado pela Lendico a sua base de clientes na última segunda-feira (31/8), mais precisamente às 22h45. O Canaltech teve acesso ao e-mail que aborda o tema. Nele, além do reconhecimento de que dados sensíveis foram expostos, a empresa afirma que está adotando medidas apropriadas para garantir a proteção das informações pessoais dos usuários. A companhia afirma ainda que assim que foi detectada a ação, foram adotadas diversas medidas para reforçar ainda mais a segurança e evitar futuras ocorrências.

Entre essas providências, a Lendico afirma que contratou uma renomada empresa especializada em análise forense de sistemas e segurança da informação, bem como técnicos em cibersegurança, para auxiliá-los na apuração da ação dos hackers e ajudar na reparação de eventuais danos aos sistemas da empresa. Além disso, foi implementada uma adição de novas camadas de criptografia e novos sistemas de proteção.

Suspensão das atividades

Como medida de segurança, o e-mail da Lendico afirma que também suspendeu sua plataforma eletrônica por alguns dias. Como consequência, os usuários não puderam ter acesso aos boletos para pagamento e antecipações. No entanto, o sistema já foi reestabelecido e os clientes já podem acessar suas contas normalmente. A companhia ressalta que os usuários do serviço não sofrerão nenhum tipo de prejuízo financeiro devido a esse período de inatividade da plataforma.

O comunicado da Lendico recomenda ainda, por precaução, que seus usuários troquem a senha da sua conta na plataforma. A empresa solicita ainda que seus usuários entrem em contato com seus canais de atendimento caso notem qualquer atividade suspeita relacionada à conta mantida na base de dados. A companhia sugere também que os clientes confirmem seus dados na Área do Cliente e, caso haja alguma informação incorreta, solicitem a apuração e retificação.

Em relação aos boletos de pagamento de empréstimos, quando os usuários receberem o documento por e−mail, a Lendico pede que eles verifiquem as informações para conferência. No entanto, é recomendável que tais boletos seja, preferencialmente, baixados na Área do Cliente.

O que diz a Lendico?

O Canaltech entrou em contato com a Lendico para obter mais informações a respeito do caso. Entre os questionamentos enviados, perguntamos quantas pessoas foram atingidas pelo vazamento; se houve registros de perdas financeiras junto aos clientes; se os dados vazados vêm sendo monitorados e que medidas foram tomadas pela área de segurança da empresa para corrigir esse vazamento e tornar o seu banco de dados mais seguro.

Em nota, a empresa respondeu:

A Lendico gostaria de comunicar que foi alvo de uma ação de hackers contra uma de suas bases de dados.

Tão logo a ação foi detectada, a empresa suspendeu sua plataforma eletrônica por alguns dias. Além disso, contratou uma renomada empresa especializada em análise forense de sistemas e segurança da informação, bem como técnicos em cibersegurança, para auxiliar na apuração da ação dos hackers e na reparação de eventuais danos aos sistemas da empresa. A empresa também adicionou novas camadas de criptografia e novos sistemas de proteção.

As investigações realizadas indicam que os invasores provavelmente tivera  acesso não autorizado a informações dos usuários da plataforma da empresa.

O sistema já foi restabelecido a Lendico já entrou em contato com seus clientes para informá-los sobre o fato. Todas as dúvidas estão sendo sanadas por meio de seus canais de atendimento.

A Lendico reforça que todas as medidas cabíveis a essa investigação já estão sendo tomadas e que manterá seus clientes e parceiros informados.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

As vovós que lutam pela democracia na Polônia

Idosas polonesas organizam protestos regulares contra erosão da democracia no país, governado por partido ultraconservador. "Não sou capaz de ficar tranquila em casa, cada violação dos direitos me dói", diz aposentada. Clima de fim de expediente …

Coruja super rara dá o ar da graça depois de 125 anos

A coruja rajá de Bornéu (Otus brookii brookii) é uma espécie tão pequena que apenas seu tamanho já tornaria sua identificação mais complexa. Nativa do Sudeste da Ásia e com peso médio de apenas 100 gramas, …

Nintendo bate todos os recordes de lucros com videogames durante a pandemia

A Nintendo apresentou resultados recordes para o ano fiscal de 2020/21 encerrado em 31 de março, impulsionada pela mania global dos videogames em tempos de pandemia, mas o grupo japonês não espera repetir essa …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

Médicos no Canadá têm deparado com pacientes que apresentam sintomas semelhantes aos da doença de Creutzfeldt-Jakob, um mal raro e fatal que ataca o cérebro. Mas quando resolveram investigar o mal em mais detalhe, o …

Governador do Rio diz que operação que terminou com 25 mortos foi ação de 'inteligência'

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que a operação da Polícia Civil realizada no Jacarezinho foi "ação pautada e orientada por longo e detalhado trabalho de inteligência e investigação".  A operação terminou com …

Butantan diz que ataques de Bolsonaro à China afetam vacinas

Presidente insinuou que chineses, principais fornecedores de matéria-prima para imunizantes ao Brasil, criaram vírus como parte de "guerra química". "Essas declarações têm impacto", diz diretor do Instituto Butantan. A direção do Instituto Butantan e o governador …

Fotos da última sessão de Kurt Cobain são vendidas como NFT

As imagens da última sessão de fotos da vida do compositor e cantor Kurt Cobain irão a leilão em formato de token não-fungível, os célebres NFTs. O anúncio foi feito por Jesse Frohman, fotógrafo por trás …

EUA, França e Rússia apoiam quebra de patentes contra a Covid-19, mas laboratórios resistem

A ideia de suspender as patentes da fabricação de vacinas contra a Covid-19 continuou a ganhar apoio em todo o mundo nesta quinta-feira, após o impulso inicial dado Estados Unidos. Porém, os laboratórios resistem, …

Descoberta a evidência mais antiga de atividade humana

Uma das atividades mais antigas de humanos foi identificada em uma caverna na África do Sul. Uma equipe de geólogos e arqueólogos encontrou evidências de que nossos ancestrais estavam fazendo fogo e ferramentas na Caverna …

Jeff Bezos: os planos do homem mais rico do mundo para voo espacial turístico

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, afirma que está pronto para levar pessoas ao espaço. A empresa Blue Origin, do empresário americano detentor de uma fortuna estimada em R$ 1 trilhão, diz que lançará uma tripulação …