Hackers expõem dados de clientes em fintech de empréstimos pessoais

Empresa global especializada em empréstimos online, a Lendico afirmou que sofreu na última semana uma ação de hackers em seu banco de dados. Com isso, os invasores tiveram acesso não-autorizado a informações dos usuários da plataforma da companhia – incluindo dados pessoais.

Entre os dados possivelmente acessados, estão informações cadastrais, tais como nome, CPF, data de nascimento, e-mail, endereço postal, número telefônico, renda, documento de identificação, informações bancárias ou fotos.

O vazamento foi informado pela Lendico a sua base de clientes na última segunda-feira (31/8), mais precisamente às 22h45. O Canaltech teve acesso ao e-mail que aborda o tema. Nele, além do reconhecimento de que dados sensíveis foram expostos, a empresa afirma que está adotando medidas apropriadas para garantir a proteção das informações pessoais dos usuários. A companhia afirma ainda que assim que foi detectada a ação, foram adotadas diversas medidas para reforçar ainda mais a segurança e evitar futuras ocorrências.

Entre essas providências, a Lendico afirma que contratou uma renomada empresa especializada em análise forense de sistemas e segurança da informação, bem como técnicos em cibersegurança, para auxiliá-los na apuração da ação dos hackers e ajudar na reparação de eventuais danos aos sistemas da empresa. Além disso, foi implementada uma adição de novas camadas de criptografia e novos sistemas de proteção.

Suspensão das atividades

Como medida de segurança, o e-mail da Lendico afirma que também suspendeu sua plataforma eletrônica por alguns dias. Como consequência, os usuários não puderam ter acesso aos boletos para pagamento e antecipações. No entanto, o sistema já foi reestabelecido e os clientes já podem acessar suas contas normalmente. A companhia ressalta que os usuários do serviço não sofrerão nenhum tipo de prejuízo financeiro devido a esse período de inatividade da plataforma.

O comunicado da Lendico recomenda ainda, por precaução, que seus usuários troquem a senha da sua conta na plataforma. A empresa solicita ainda que seus usuários entrem em contato com seus canais de atendimento caso notem qualquer atividade suspeita relacionada à conta mantida na base de dados. A companhia sugere também que os clientes confirmem seus dados na Área do Cliente e, caso haja alguma informação incorreta, solicitem a apuração e retificação.

Em relação aos boletos de pagamento de empréstimos, quando os usuários receberem o documento por e−mail, a Lendico pede que eles verifiquem as informações para conferência. No entanto, é recomendável que tais boletos seja, preferencialmente, baixados na Área do Cliente.

O que diz a Lendico?

O Canaltech entrou em contato com a Lendico para obter mais informações a respeito do caso. Entre os questionamentos enviados, perguntamos quantas pessoas foram atingidas pelo vazamento; se houve registros de perdas financeiras junto aos clientes; se os dados vazados vêm sendo monitorados e que medidas foram tomadas pela área de segurança da empresa para corrigir esse vazamento e tornar o seu banco de dados mais seguro.

Em nota, a empresa respondeu:

A Lendico gostaria de comunicar que foi alvo de uma ação de hackers contra uma de suas bases de dados.

Tão logo a ação foi detectada, a empresa suspendeu sua plataforma eletrônica por alguns dias. Além disso, contratou uma renomada empresa especializada em análise forense de sistemas e segurança da informação, bem como técnicos em cibersegurança, para auxiliar na apuração da ação dos hackers e na reparação de eventuais danos aos sistemas da empresa. A empresa também adicionou novas camadas de criptografia e novos sistemas de proteção.

As investigações realizadas indicam que os invasores provavelmente tivera  acesso não autorizado a informações dos usuários da plataforma da empresa.

O sistema já foi restabelecido a Lendico já entrou em contato com seus clientes para informá-los sobre o fato. Todas as dúvidas estão sendo sanadas por meio de seus canais de atendimento.

A Lendico reforça que todas as medidas cabíveis a essa investigação já estão sendo tomadas e que manterá seus clientes e parceiros informados.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …