É oficial: Trump reconhece Jerusalém como a capital de Israel

Kevin Lamarque / Reuters

Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos reconheceu, nesta quarta-feira (6), Jerusalém como a capital de Israel, afirmando que “há muito tempo que já deveria ter sido tomada” esta decisão.

O anúncio de Donald Trump representa uma ruptura com décadas de neutralidade da diplomacia norte-americana na questão israelo-palestina.

O presidente dos EUA também anunciou, como já era esperado, que dará ordens ao Departamento de Estado para mudar a embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém.

No discurso, o presidente norte-americano disse que continua defendendo uma solução de “dois Estados” naquela região – Palestina e Israel – e disse que “fará tudo para promover uma solução pacífica”.

Trump apelou à “calma” e à “tolerância” e indicou que seu vice-presidente, Mike Pence, se desloca ao Oriente Médio “nos próximos dias”.

“Hoje apelamos à calma, à moderação, e que as vozes da tolerância se sobreponham a quem propaga o ódio”, declarou o presidente dos EUA.

Os Estados Unidos se transformam assim no único país do mundo a reconhecer Jerusalém como a capital de Israel.

A comunidade internacional nunca reconheceu Jerusalém como capital de Israel, nem a anexação da parte oriental da cidade, conquistada em 1967.

Israel considera a Cidade Santa sua capital “eterna e reunificada”, mas os palestinos defendem pelo contrário que Jerusalém-leste deve ser a capital do Estado palestino, em uma das principais diferenças que opõem as duas partes em conflito.

Os países com representação diplomática em Israel têm as embaixadas em Tel Aviv, em conformidade com o princípio, consagrado em resoluções das Nações Unidas, de que o estatuto de Jerusalém deve ser definido em negociações entre israelenses e palestinos.

Uma lei norte-americana de 1995 solicitava a Washington a mudança da embaixada para Jerusalém, mas a medida nunca foi aplicada, porque os presidentes Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama adiaram a implementação, a cada seis meses, com base em “interesses nacionais”.

Trump disse, a propósito desse adiamento, que “velhos problemas exigem soluções novas”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Greve global pelo clima está marcada para o dia 19 de março

As mudanças climáticas costumam ser tratadas como uma pauta menos urgente e com maior prazo para ser resolvida, mas a verdade é que, pela gravidade do quadro e pela totalidade de sua abrangência, ela é …

Farmacêutico dos EUA que danificou centenas de doses da Moderna declarou-se culpado

O farmacêutico que tentou sabotar quase 600 doses da vacina da Moderna do Aurora Medical Center, no estado norte-americano de Wisconsin, se declarou culpado. O farmacêutico norte-americano Steven Brandenburg, de 46 anos, se declarou culpado por …

Cepa brasileira eleva preocupação mundial com mutações do coronavírus

A variante do coronavírus do Amazonas, assim conhecida por ter sido detectada pela primeira vez em pessoas que estiveram no estado brasileiro, ao lado de cepas identificadas no Reino Unido e na África do Sul, …

AstraZeneca nega que venderá vacinas ao setor privado

A farmacêutica soltou um comunicado após o governo federal brasileiro ter dado aval para empresas privadas adquirirem um lote de 33 milhões de doses do imunizante. Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a possibilidade. A …

Islândia começa a emitir 'passaportes de vacinação' em meio à polêmica na UE

A Islândia emitiu seus primeiros "certificados" de vacinação destinados a facilitar as viagens de pessoas vacinadas contra a Covid-19, os chamados "passaportes de vacinação", segundo informações das autoridades nesta terça-feira. Ela se tornou um …

Governo alemão rejeita especulações sobre baixa eficácia da vacina de Oxford

Ministério da Saúde sugere que jornais confundiram proporção de idosos no estudo da AstraZeneca com percentual de eficácia em pessoas acima de 65 anos. Imbróglio deve ser esclarecido com análise de reguladores europeus. O ministro da …

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …