Hawking desvenda o que havia antes do Big Bang

lwpkommunikacio / Flickr

O físico teórico Stephen Hawking – provavelmente, o maior de nosso tempo.

O físico britânico Stephen Hawking respondeu no programa StarTalk a um enigma que tem agitado os cientistas há décadas. O que existia antes do Big Bang e do aparecimento do universo?

No momento do Big Bang, toda a matéria do universo estava condensada em uma partícula de matéria incrivelmente densa, incrivelmente quente. Mas o que havia antes disso?  O famoso astrofísico britânico Stephen Hawking tem uma resposta para esse enigma, que se baseia em uma teoria conhecida como “proposta sem limites“.

“A condição das fronteiras do universo… é que não tem fronteiras“, disse o astrofísico a Neil deGrasse Tyson, apresentador do StarTalk e também um astrofísico conhecido.

Como se sabe agora, o universo está constantemente se expandindo. À medida que retrocedemos no tempo, o universo se contrai e, há cerca de 13, 8 bilhões de anos, todo o universo se reduzia ao tamanho de apenas um átomo, explicou Hawking.

Esta bola subatómica é conhecida como singularidade, explica o Live Science. Neste ponto extremamente pequeno e massivamente denso de calor e energia, as leis da física e do tempo deixam de funcionar da maneira como as conhecemos.

Em outras palavras, o tempo como o entendemos literalmente não existia antes de o universo começar a se expandir. A flecha do tempo se contrai infinitamente à medida que o universo se torna cada vez menor e nunca alcança um ponto de partida claro.

Não é a primeira vez que Hawking discute essa teoria. Em novembro do ano passado, o astrofísico já fizera palestras sobre o assunto em um documentário publicado no YouTube.

Os eventos antes do Big Bang simplesmente não são definidos, porque não há forma como medir o que aconteceu com eles. Como os eventos anteriores ao Big Bang não têm consequências observacionais”, conclui Stephen Hawking, “pode-se cortá-los da teoria e dizer que o tempo começou no Big Bang“.

COMPARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. A principal conclusão da “proposta sem limites” é que o entendimento humano TEM LIMITES. Grande parcela da Humanidade resolve esse limite com Deus, outra parcela continua investigando mas aceita tranquilamente que talvez nunca consigamos entender a origem absoluta e ainda outra, incluindo Hawkings, parece não conseguir aceitar a limitação e sempre faz algum discurso para não dar o braço a torcer.
    Então… como não conseguimos nem mesmo especular sobre o que existia antes do Big Bang, devemos cortar esse tempo da nossa teoria e isso não terá consequências, porque o tempo começou no Big Bang. Não faria sentido tentar explicar alguma coisa anterior ao segundo zero, portanto a não explicação não reflete a nossa incapacidade mas a desnecessidade. Fantástico, Hawking! Pode vir dar aulas no nosso STF!

  2. Fantástico mesmo é o título: “Hawking desvenda…”
    O que é mesmo que ele desvendou?
    Apenas decidiu que não há nada a desvendar porque não havia tempo antes do Big Bang.
    Isso é desvendar alguma coisa?
    O jornalista que cunhou o título leu a matéria? Ou parou para pensar?

      • Caro João, você realmente não entendeu, ou melhor, está se fazendo de desentendido para dar esse tipo de resposta “sarcástica”. Você foi muito infeliz em sua colocação, porque assim como o Daniel, você João, também chegou a conclusão que nosso amigo cientista que se diz (sabe tudo) na verdade não tem a resposta que faz com que tudo em nosso universo tenha sentido, a nossa incapacidade natural de desvendar esse “mistério” é o que nos torna criaturas e Deus criador, ateus podem pensar o que quiser sobre esse assunto, mas infelizmente nunca terão suas mentes livres desta “farpa” que para eles sempre existirá, até o dia em que admitirem sua incapacidade e admitir que para iniciar o próprio bigbang precisaria de um estopim inicial e para isso precisaria de “alguém” de fora da equação da criação do universo.

    • Caro Daniel,
      Obrigado por seu comentário.
      Consideramos esta matéria bastante interessante, com uma perspectiva inovadora, resumida numa ideia de Hawking que quase passa despercebida mas que é a essência desta matéria: “a flecha do tempo se contrai infinitamente à medida que o universo se torna cada vez menor e nunca alcança um ponto de partida claro”. O que Hawking desvenda é que não há nada para desvendar, e explica por que isso acontece.

      • Continuamos na espiral eufemística.
        A manchete “… desvenda o que havia antes…” é apelativa no sentido de que desperta a curiosidade milenar sobre a origem do universo mas o que Hawking afinal diz é que não há o que desvendar.
        Não discuto o interesse da matéria nem a inteligência de Hawking, apenas a decisão da mídia de cunhar manchetes que não traduzem o valor da matéria.
        Poderia ser “Hawking desvenda a flecha do tempo” ou (menos atraente mas mais verdadeira) “Hawking joga a toalha e reconhece que não consegue explicar nada antes do Big Bang”.
        Impor um pouquinho de rigor na redação de manchetes e matérias pode tirar alguns “porcentos” da atração das matérias mas ajudará a consolidar a Ciberia como fonte que não sacrifica a credibilidade pelo sensacionalismo. Um bom princípio a espalhar pela mídia brasileira!

        • Caro Daniel,
          Obrigado pelas sugestões.
          “Hawking desvenda a flecha do tempo” é um excelente título. Pena não termos pensado nele antes, porque provavelmente teria mais pageviews. Não acha?

    • Daniel, não se se verá minha postagem crítica, e irônica, no facebook sobre essa afirmação de Hawking. Se desejar de uma olhada. O grande problema é que o cientista materislista não admite sequer que haja DIMENSÃO OU DIMENSÕES além da matéria.

  3. Muito sábio esses cientistas. É dificil imaginar existência de tempo sem o que controla-se ele. Sem contar que o tempo como conhecemos só existe para nós, humanos na terra, é contado graças ao sol e lua, que vieram a existir , na teoria deles , depois do big bang .É tão inteligente e não descobriu um jeito de melhorar sua doença. Um cérebro cheio de teorias , num corpo que é uma porcaria, que ironia.

  4. As palavras do Daniel são boas e refletem muito mais um pensamento científico submisso à razão e ao bom senso do que as palavras irônicas precipitadas e mal redigidas do João.
    Ah! Convém limitar o uso do ponto de exclamação a apenas um por vez, conforme a Gramática. Afinal, se alguém fugir a essa regra conhecida desde a infância nos bancos escolares, como poderá se arvorar de crítico do pensamento científico? Já perdeu a credibilidade na origem.

  5. A resposta está na Física Quantica, a origem de uma possibilidade do indesvendável vácuo quântico, enquanto não entendermos que tudo que está a nossa volta é uma parte do que criamos pelas informações a qual fomos estimulados desde a existência dos seres humanos, não entenderemos que o Universo faz parte desse contexto matrix. Isso significa que a resposta está mais perto do que imaginaríamos..

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …