Hawking desvenda o que havia antes do Big Bang

lwpkommunikacio / Flickr

O físico teórico Stephen Hawking – provavelmente, o maior de nosso tempo.

O físico britânico Stephen Hawking respondeu no programa StarTalk a um enigma que tem agitado os cientistas há décadas. O que existia antes do Big Bang e do aparecimento do universo?

No momento do Big Bang, toda a matéria do universo estava condensada em uma partícula de matéria incrivelmente densa, incrivelmente quente. Mas o que havia antes disso?  O famoso astrofísico britânico Stephen Hawking tem uma resposta para esse enigma, que se baseia em uma teoria conhecida como “proposta sem limites“.

“A condição das fronteiras do universo… é que não tem fronteiras“, disse o astrofísico a Neil deGrasse Tyson, apresentador do StarTalk e também um astrofísico conhecido.

Como se sabe agora, o universo está constantemente se expandindo. À medida que retrocedemos no tempo, o universo se contrai e, há cerca de 13, 8 bilhões de anos, todo o universo se reduzia ao tamanho de apenas um átomo, explicou Hawking.

Esta bola subatómica é conhecida como singularidade, explica o Live Science. Neste ponto extremamente pequeno e massivamente denso de calor e energia, as leis da física e do tempo deixam de funcionar da maneira como as conhecemos.

Em outras palavras, o tempo como o entendemos literalmente não existia antes de o universo começar a se expandir. A flecha do tempo se contrai infinitamente à medida que o universo se torna cada vez menor e nunca alcança um ponto de partida claro.

Não é a primeira vez que Hawking discute essa teoria. Em novembro do ano passado, o astrofísico já fizera palestras sobre o assunto em um documentário publicado no YouTube.

Os eventos antes do Big Bang simplesmente não são definidos, porque não há forma como medir o que aconteceu com eles. Como os eventos anteriores ao Big Bang não têm consequências observacionais”, conclui Stephen Hawking, “pode-se cortá-los da teoria e dizer que o tempo começou no Big Bang“.

COMPARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. A principal conclusão da “proposta sem limites” é que o entendimento humano TEM LIMITES. Grande parcela da Humanidade resolve esse limite com Deus, outra parcela continua investigando mas aceita tranquilamente que talvez nunca consigamos entender a origem absoluta e ainda outra, incluindo Hawkings, parece não conseguir aceitar a limitação e sempre faz algum discurso para não dar o braço a torcer.
    Então… como não conseguimos nem mesmo especular sobre o que existia antes do Big Bang, devemos cortar esse tempo da nossa teoria e isso não terá consequências, porque o tempo começou no Big Bang. Não faria sentido tentar explicar alguma coisa anterior ao segundo zero, portanto a não explicação não reflete a nossa incapacidade mas a desnecessidade. Fantástico, Hawking! Pode vir dar aulas no nosso STF!

  2. Fantástico mesmo é o título: “Hawking desvenda…”
    O que é mesmo que ele desvendou?
    Apenas decidiu que não há nada a desvendar porque não havia tempo antes do Big Bang.
    Isso é desvendar alguma coisa?
    O jornalista que cunhou o título leu a matéria? Ou parou para pensar?

      • Caro João, você realmente não entendeu, ou melhor, está se fazendo de desentendido para dar esse tipo de resposta “sarcástica”. Você foi muito infeliz em sua colocação, porque assim como o Daniel, você João, também chegou a conclusão que nosso amigo cientista que se diz (sabe tudo) na verdade não tem a resposta que faz com que tudo em nosso universo tenha sentido, a nossa incapacidade natural de desvendar esse “mistério” é o que nos torna criaturas e Deus criador, ateus podem pensar o que quiser sobre esse assunto, mas infelizmente nunca terão suas mentes livres desta “farpa” que para eles sempre existirá, até o dia em que admitirem sua incapacidade e admitir que para iniciar o próprio bigbang precisaria de um estopim inicial e para isso precisaria de “alguém” de fora da equação da criação do universo.

    • Caro Daniel,
      Obrigado por seu comentário.
      Consideramos esta matéria bastante interessante, com uma perspectiva inovadora, resumida numa ideia de Hawking que quase passa despercebida mas que é a essência desta matéria: “a flecha do tempo se contrai infinitamente à medida que o universo se torna cada vez menor e nunca alcança um ponto de partida claro”. O que Hawking desvenda é que não há nada para desvendar, e explica por que isso acontece.

      • Continuamos na espiral eufemística.
        A manchete “… desvenda o que havia antes…” é apelativa no sentido de que desperta a curiosidade milenar sobre a origem do universo mas o que Hawking afinal diz é que não há o que desvendar.
        Não discuto o interesse da matéria nem a inteligência de Hawking, apenas a decisão da mídia de cunhar manchetes que não traduzem o valor da matéria.
        Poderia ser “Hawking desvenda a flecha do tempo” ou (menos atraente mas mais verdadeira) “Hawking joga a toalha e reconhece que não consegue explicar nada antes do Big Bang”.
        Impor um pouquinho de rigor na redação de manchetes e matérias pode tirar alguns “porcentos” da atração das matérias mas ajudará a consolidar a Ciberia como fonte que não sacrifica a credibilidade pelo sensacionalismo. Um bom princípio a espalhar pela mídia brasileira!

        • Caro Daniel,
          Obrigado pelas sugestões.
          “Hawking desvenda a flecha do tempo” é um excelente título. Pena não termos pensado nele antes, porque provavelmente teria mais pageviews. Não acha?

    • Daniel, não se se verá minha postagem crítica, e irônica, no facebook sobre essa afirmação de Hawking. Se desejar de uma olhada. O grande problema é que o cientista materislista não admite sequer que haja DIMENSÃO OU DIMENSÕES além da matéria.

  3. Muito sábio esses cientistas. É dificil imaginar existência de tempo sem o que controla-se ele. Sem contar que o tempo como conhecemos só existe para nós, humanos na terra, é contado graças ao sol e lua, que vieram a existir , na teoria deles , depois do big bang .É tão inteligente e não descobriu um jeito de melhorar sua doença. Um cérebro cheio de teorias , num corpo que é uma porcaria, que ironia.

  4. As palavras do Daniel são boas e refletem muito mais um pensamento científico submisso à razão e ao bom senso do que as palavras irônicas precipitadas e mal redigidas do João.
    Ah! Convém limitar o uso do ponto de exclamação a apenas um por vez, conforme a Gramática. Afinal, se alguém fugir a essa regra conhecida desde a infância nos bancos escolares, como poderá se arvorar de crítico do pensamento científico? Já perdeu a credibilidade na origem.

  5. A resposta está na Física Quantica, a origem de uma possibilidade do indesvendável vácuo quântico, enquanto não entendermos que tudo que está a nossa volta é uma parte do que criamos pelas informações a qual fomos estimulados desde a existência dos seres humanos, não entenderemos que o Universo faz parte desse contexto matrix. Isso significa que a resposta está mais perto do que imaginaríamos..

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Missão indiana levará sonda para investigar efeitos do vento solar em Vênus

Em 2005, o Instituto Sueco de Física Espacial (IRF) enviou à órbita de Vênus a sonda ASPERA-4, através da missão Venus Express, da agência espacial europeia ESA. A sonda estudou o planeta até 2014, medindo …

O mistério das centenas de elefantes encontrados mortos em Botsuana

A morte “totalmente sem precedentes” de centenas de elefantes em Botsuana nos últimos meses está cercada de mistério. O biólogo e ativista Niall McCann afirmou que colegas no país do sul da África identificaram mais de …

Coronavírus na Coreia do Norte: Kim Jong-un declara 'sucesso brilhante' no combate à pandemia e zero casos

O líder norte-coreano Kim Jong-un elogiou o "sucesso brilhante" de seu país ao enfrentar a pandemia de covid-19, segundo a agência de notícias estatal KCNA. Falando em uma reunião do Politburo, Kim disse que o …

Bolsonaro veta uso obrigatório de máscaras em comércio, templos e repartições públicas

Presidente alegou que uso de máscaras em locais fechados pode ser classificado como "violação de domicílio" e vetou trecho que obrigava o poder público a fornecer máscaras para a população mais pobre. O presidente Jair Bolsonaro …

Novos hábitos devem fazer parte da vida das sociedades no pós-pandemia, dizem especialistas

Enquanto a vacina que poderá conter a disseminação do novo coronavírus não sai, o mundo seguirá lavando as mãos. exaustivamente, abusando do álcool gel (ou de desinfetantes poderosos), caprichando na limpeza de tudo o …

Coroas de buracos negros supermassivos podem ser fonte de "partículas fantasmas"

Nas profundezas do gelo antártico, estão enterrados mais de 5.000 sensores de luz, que fazem parte do Observatório IceCube, um detector de neutrinos. Em 2018, este observatório recebeu a atenção da comunidade científica de todo …

Partícula exótica nunca vista antes é descoberta no CERN

Cientistas trabalhando no Grande Colisor de Hádrons (LHC) observaram uma partícula exótica composta de quatro quarks charm. Essa é provavelmente a primeira descoberta de uma classe de partículas jamais observada pelos físicos. O quark é uma …

Lava Jato denuncia José Serra por lavagem de dinheiro

Ministério Público Federal acusa senador de ter recebido pagamentos indevidos da Odebrecht através de contas no exterior. Verônica Serra, filha do político, também é denunciada. A força-tarefa da Operação Lava-Jato em São Paulo denunciou nesta sexta-feira …

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …