Especialista revela por que a maioria das estátuas no Egito tem narizes partidos

O arqueólogo explicou que, para uma pessoa que acredite que a essência de uma divindade pode habitar nos objetos do mundo material que a representam, faz sentido assumir que danificando os objetos materiais iria se “desativar” o poder da sua essência.

Parece que mais um mistério relacionado ao Antigo Egito poderá finalmente ser desvendado, pois Edward Bleiberg, arqueólogo americano e curador do Museu de Brooklyn, apresentou uma sugestão sobre o porquê de tantas estátuas egípcias terem os narizes partidos.

Não seria um exagero assumir que muitas estátuas foram desfiguradas pelo simples desgaste do tempo. Porém, Bleiberg alegou que isso poderia ser resultado de “iconoclasmo em grande escala essencialmente por motivos políticos“, sendo citado pelo Daily Express.

Ele explicou que os antigos egípcios atribuíam muita importância às imagens do corpo humano, acreditando essencialmente que a essência de uma divindade poderia habitar os objetos que a representam, ou que parte do espírito de uma pessoa falecida poderia habitar uma escultura que lhe era atribuída.

Danificar a estátua não era um simples ato de vandalismo, provavelmente se acreditava que assim se poderia ‘’desativar a força de uma imagem”, disse Bleiberg.

“A parte danificada do corpo já não conseguia cumprir as suas funções”, opinou ele. Por exemplo, partindo o nariz você “mata” a estátua porque ela já não poderá respirar, assim como a estátua de um deus que tiver as orelhas destruídas já não poderá ouvir as preces.

Ele também assinalou que estes atos de iconoclasmo não foram praticados por quaisquer vândalos que “destruíam aleatoriamente obras de arte”, pelo contrário, foram realizados por trabalhadores que eram contratados para esse trabalho.

No início deste mês, o historiador Matt Sibson também fez uma descoberta surpreendente relacionada com o Antigo Egito, afirmando que as duas estelas antigas que estiveram instaladas em frente da Esfinge poderiam ajudar a resolver o mistério da existência de uma entrada enigmática que, segundo os rumores, estaria localizada por baixo do monumento.

Ele também disse que o livro sagrado, que alegadamente teria sido escrito pelo próprio faraó Quéops, pode finalmente ajudar a desvendar os segredos das próprias pirâmides do Egito.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

‘Grande ameaça à saúde pública’: cientistas descobrem mutação resistente a remédio contra a malária

Pesquisadores em Ruanda identificaram uma cepa do parasita causador da malária que é resistente a medicamentos. O estudo, publicado na revista Nature, revelou que os parasitas eram capazes de resistir ao tratamento com a artemisinina, um …

Brasil, um ano no foco da crítica ambiental mundial

Em agosto de 2019, país virou pária ambiental devido a incêndios e aumento do desmatamento. Bolsonaro reagiu com agressividade e insultos. Agora, aumenta a pressão de investidores estrangeiros por uma mudança de rumo. Foi uma catástrofe …

Com medo da Covid-19, Venezuela discrimina venezuelanos que voltam ao país

Várias medidas vêm sendo aplicadas na Venezuela para conter a Covid-19. Um estádio foi transformado em hospital de campanha, blocos de concreto foram colocados nas vias, festas estão proibidas e há um canal de …

Centro Gamalei, desenvolvedor de vacina russa, explica como funciona e se há riscos para o paciente

O diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamalei falou sobre os testes da vacina, que será registrada oficialmente na quarta-feira (12). As partículas do coronavírus na vacina da COVID-19 não podem prejudicar …

Mistura inusitada de amônia e água cria raios superficiais e granizos em Júpiter

Júpiter, o maior gigante gasoso do Sistema Solar, é um lugar coberto por tempestades estranhas. O que os cientistas ainda não sabiam é que no meio dessas tormentas, existem raios de natureza bem diferente dos …

Emocionante avanço da teoria para a realidade: bizarro efeito quântico é observado

No núcleo toda estrela anã branca — o denso resto de uma estrela que queimou todo seu combustível — existe um fenômeno quântico enigmático: enquanto ganha massa ela reduz de tamanho chegando a um ponto …

Estudo prevê 300 mil mortes por covid até fim do ano nos EUA

Pesquisadores da Universidade de Washington pintam cenário sombrio caso restrições não sejam respeitadas. Enquanto primeiros epicentros registram queda, outros estados americanos divulgam taxas de infecções recordes. A epidemia de covid-19 deve matar aproximadamente 300 mil americanos …

Coronavírus: Exportações devem cair mais de 20% na América Latina, diz ONU

As exportações da América Latina e do Caribe podem cair mais de 20% em 2020 devido às consequências da pandemia do coronavírus, que também terá um impacto negativo nas importações, disse uma agência da …

O que é nitrato de amônio, que pode provocar explosões como a de Beirute?

A recente tragédia no país árabe trouxe de novo à tona preocupações sobre o armazenamento do perigoso material, tornando necessário saber como esses incidentes ocorrem para os prevenir. A explosão de nitrato de amônio em Beirute, …

Astrônomos descobrem nuvens gigantes "escondidas" em Vênus há 35 anos

Uma equipe de astrônomos encontrou nuvens venenosas, com gotas de ácido sulfúrico em sua formação, em meio à densa atmosfera de Vênus. Curiosamente, essas nuvens já estavam presente na atmosfera venusiana há pelo menos 35 anos, …