Último trabalho de Hawking foi publicado (e desconstrói teoria do Multiverso)

ntnu-trondheim / Flickr

O físico Stephen Hawking

O físico Stephen Hawking nos deixou uma última mensagem antes de morrer: seu trabalho final, que detalha sua última teoria sobre a origem do Universo.

Antes de morrer, Stephen Hawking decidiu contrariar a famosa teoria do Big Bang, a teoria mais aceita para explicar a origem do Universo, que diz: tudo começou depois de um ponto muito quente e denso ter explodido e entrado em uma expansão que já dura há cerca de 14 bilhões de anos.

No entanto, para Hawking o Universo é finito e muito mais simples do que pensamos. No artigo, publicado na quarta-feira (2) no Journal of High Energy Physics, o cientista afirma que o Universo é muito menos complexo do que sugerem as teorias atuais.

A teoria, que Stephen Hawking compartilhou e trabalhou com o físico Thomas Hertog, já tinha sido anunciada no ano passado em uma conferência na Universidade de Cambridge. Caso seja confirmada, a teoria de Hawking fará com que todas as enciclopédias científicas tenham de ser reescritas.

Assim, a teoria é baseada em torno do conceito de inflação eterna, introduzido pela primeira vez em 1979. “A teoria comum de inflação eterna prevê que, globalmente, o Universo é como um fractal infinito, com um mosaico de universos de bolso separados por um oceano inflável”, explicou o físico na conferência.

“As leis locais da física e da química podem diferir de um universo de bolso para outro, que juntos formariam um multiverso. Mas eu nunca fui fã do multiverso. Se a escala de diferentes universos no multiverso é grande ou infinita, a teoria não pode ser testada”, afirmou o cientista.

No fundo, a conclusão é de que a “saída da inflação eterna” não produz um multiverso infinito, mas sim “finito e razoavelmente polido”. Hawking e o físico belga Thomas Hertog defendem que o oceano inflável não está, então, em expansão infinita.

“O problema com a inflação eterna é que ela assume um universo de fundo existente que evolui de acordo com a teoria da relatividade geral de Einstein e que trata os efeitos quânticos como pequenas flutuações. No entanto, a dinâmica da inflação eterna elimina a separação entre a física clássica e a física quântica. Por consequência, a teoria de Einstein deixa de fazer sentido“, explica o físico belga.

Segundo o Observador, a explicação vai de encontro ao que Stephen Hawking disse antes de morrer: “Prevemos que o Universo, nas maiores escalas, é razoavelmente simples e globalmente finito. Portanto, não é uma estrutura fractal“.

Em vez de explicar o Universo à luz da teoria da relatividade geral de Einstein, os físicos procuraram explicá-lo sem depender dessa teoria.

Assim, a teoria de Hawking é baseada na teoria das cordas, um ramo da física teórica que tenta conciliar a física clássica com a física quântica, descrevendo os constituintes fundamentais do Universo como cordas vibrantes.

Assim, conforme essa teoria, o Universo é um holograma gigante no qual a realidade física em três dimensões pode ser reduzida a projeções bidimensionais.

Segundo Hertog, “quando traçamos a evolução do Universo de trás para a frente no tempo, chegamos ao limiar da inflação eterna, onde nossa noção comum de tempo deixa de ter significado”. É nisso que se resume a última ideia que Stephen Hawking assinou antes de morrer.

Agora estamos dizendo que há um limite no nosso passado“, conclui Hertog.

Além de o artigo científico descrever como o Universo vai acabar se transformando em nada à medida que as estrelas forem gastando sua energia, Hawking apresenta ainda os cálculos matemáticos que poderiam levar à construção de uma sonda espacial que poderá descobrir indícios da existência do Multiverso.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …