Último trabalho de Hawking foi publicado (e desconstrói teoria do Multiverso)

ntnu-trondheim / Flickr

O físico Stephen Hawking

O físico Stephen Hawking nos deixou uma última mensagem antes de morrer: seu trabalho final, que detalha sua última teoria sobre a origem do Universo.

Antes de morrer, Stephen Hawking decidiu contrariar a famosa teoria do Big Bang, a teoria mais aceita para explicar a origem do Universo, que diz: tudo começou depois de um ponto muito quente e denso ter explodido e entrado em uma expansão que já dura há cerca de 14 bilhões de anos.

No entanto, para Hawking o Universo é finito e muito mais simples do que pensamos. No artigo, publicado na quarta-feira (2) no Journal of High Energy Physics, o cientista afirma que o Universo é muito menos complexo do que sugerem as teorias atuais.

A teoria, que Stephen Hawking compartilhou e trabalhou com o físico Thomas Hertog, já tinha sido anunciada no ano passado em uma conferência na Universidade de Cambridge. Caso seja confirmada, a teoria de Hawking fará com que todas as enciclopédias científicas tenham de ser reescritas.

Assim, a teoria é baseada em torno do conceito de inflação eterna, introduzido pela primeira vez em 1979. “A teoria comum de inflação eterna prevê que, globalmente, o Universo é como um fractal infinito, com um mosaico de universos de bolso separados por um oceano inflável”, explicou o físico na conferência.

“As leis locais da física e da química podem diferir de um universo de bolso para outro, que juntos formariam um multiverso. Mas eu nunca fui fã do multiverso. Se a escala de diferentes universos no multiverso é grande ou infinita, a teoria não pode ser testada”, afirmou o cientista.

No fundo, a conclusão é de que a “saída da inflação eterna” não produz um multiverso infinito, mas sim “finito e razoavelmente polido”. Hawking e o físico belga Thomas Hertog defendem que o oceano inflável não está, então, em expansão infinita.

“O problema com a inflação eterna é que ela assume um universo de fundo existente que evolui de acordo com a teoria da relatividade geral de Einstein e que trata os efeitos quânticos como pequenas flutuações. No entanto, a dinâmica da inflação eterna elimina a separação entre a física clássica e a física quântica. Por consequência, a teoria de Einstein deixa de fazer sentido“, explica o físico belga.

Segundo o Observador, a explicação vai de encontro ao que Stephen Hawking disse antes de morrer: “Prevemos que o Universo, nas maiores escalas, é razoavelmente simples e globalmente finito. Portanto, não é uma estrutura fractal“.

Em vez de explicar o Universo à luz da teoria da relatividade geral de Einstein, os físicos procuraram explicá-lo sem depender dessa teoria.

Assim, a teoria de Hawking é baseada na teoria das cordas, um ramo da física teórica que tenta conciliar a física clássica com a física quântica, descrevendo os constituintes fundamentais do Universo como cordas vibrantes.

Assim, conforme essa teoria, o Universo é um holograma gigante no qual a realidade física em três dimensões pode ser reduzida a projeções bidimensionais.

Segundo Hertog, “quando traçamos a evolução do Universo de trás para a frente no tempo, chegamos ao limiar da inflação eterna, onde nossa noção comum de tempo deixa de ter significado”. É nisso que se resume a última ideia que Stephen Hawking assinou antes de morrer.

Agora estamos dizendo que há um limite no nosso passado“, conclui Hertog.

Além de o artigo científico descrever como o Universo vai acabar se transformando em nada à medida que as estrelas forem gastando sua energia, Hawking apresenta ainda os cálculos matemáticos que poderiam levar à construção de uma sonda espacial que poderá descobrir indícios da existência do Multiverso.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …