Histórica visita de Trump a Israel tem polêmicas e “tapa” de Melania

State of Israel / Flickr

Donald Trump e a primeira-dama dos EUA, Melania, na chegada a Israel

Donald Trump e a primeira-dama dos EUA, Melania, na chegada a Israel

A visita de Donald Trump a Israel está fazendo história e causando polêmica por causa da ida ao Muro das Lamentações. E em um âmbito menos político, Trump dá o que falar por causa de uma “palmada” de Melania.

Ainda antes de entrar nos temas mais sensíveis da visita a Israel, logo na chegada ao aeroporto de Tel Aviv, Donald Trump e Melania, a primeira dama dos EUA, protagonizaram um momento caricato, quando caminhavam ao lado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e sua mulher, Sara, que iam de mãos dadas.

O presidente dos EUA esticou a mão na direção de Melania, como se quisesse imitar Netanyahu e sua esposa. Melania respondeu com uma “tapa” na mão do governante, como que afastando-a de perto dela – momento que ficou registrado em vídeo e que tem feito movimentado as redes sociais.

Visita histórica e polêmica ao Muro das Lamentações

Mas a visita de Trump a Israel está dando o que falar também por motivos políticos e históricos – antes de mais pelo fato de Trump ter chegado a Israel em um voo que partiu da Arábia Saudita, onde esteve em visita oficial nos últimos dias.

Este foi “o primeiro voo direto da história entre a Arábia Saudita e Israel”, diz a imprensa israelense.

Outro ponto polêmico da visita de Trump a Israel é a ida ao Muro das Lamentações, na cidade velha de Jerusalém, na parte oriental ocupada, onde esteve com Melania e sem a presença de representantes do Estado israelense, em visita a título privado.

Trump foi o primeiro inquilino da Casa Branca a visitar o Muro das Lamentações, o lugar mais sagrado do judaísmo. Até agora, os presidentes norte-americanos em exercício tinham evitado a visita, em alinhamento com o restante da comunidade internacional, que não legitima a soberania de Israel sobre esta parte da cidade.

“Ligações indestrutíveis” com Israel

Na chegada a Tel Aviv, o presidente norte-americano saudou as relações dos EUA e de Israel como “ligações indestrutíveis”, depois de ter sido recebido na pista do aeroporto internacional da capital israelense pelo presidente Reuven Rivlin e sua mulher, Nechama, e pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e pela sua mulher, Sara.

Trump reiterou também sua convicção de que existe “uma rara oportunidade” para o alcance da paz na região.

“Temos à nossa frente uma rara oportunidade para conseguir a segurança, a estabilidade e a paz nesta região”, declarou, citado pela agência France Press, nas suas primeiras declarações públicas sobre a visita.

Novo ataque ao Irã

Em um tom mais de “guerrilha” política, Trump repetiu fortes críticas ao Irã, afirmando que Teerã nunca poderia vir a ter armas nucleares.

“Os EUA e Israel podem afirmar em simultâneo que o Irã nunca deve possuir uma arma nuclear e que deve cessar o financiamento, treino e equipamento mortífero para terroristas e milícias, imediatamente”, declarou o presidente norte-americano acusando Teerã de apoiar “terroristas”.

Ao reafirmar a “duradoura amizade entre os EUA e o Estado de Israel” e o fato de serem “grandes aliados e parceiros”, Trump destacou que os dois países precisam fortalecer a cooperação por enfrentarem “ameaças comuns”. Ele citou o Estado Islâmico e também “o Irã, que impulsiona o terrorismo, financia e fomenta uma violência terrível”.

Trump também agradeceu a Benjamin Netanyahu o que definiu como “compromisso em avançar com a paz entre palestinos e israelenses” e disse ter desejo “em debater o processo de paz com o presidente palestino Mahmud Abbas”, com quem também se reúne na visita de 28 horas pela região.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …

250 mil mortos por covid no Brasil: o que significa esse número

O Brasil acumula um quarto de milhão de mortes por covid-19, às vésperas de se completar um ano desde o primeiro caso de coronavírus ter sido identificado no país. Segundo as contas do consórcio de imprensa …

Na diplomacia das vacinas, Israel troca imunizante por reconhecimento de Jerusalém como capital

No combate à Covid-19, Israel é exemplo mundial. A metade da população do Estado hebreu já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus e um terço está completamente imunizada, com as …

"Subestimar Rússia de Putin é sempre um erro", diz indicado de Biden para chefiar CIA

Nesta quarta-feira (24), William Burns, o indicado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o cargo de diretor da CIA, disse que subestimar a Rússia é sempre um erro e acusou a China de …

Chinês é condenado a pagar indemnização à ex-mulher por trabalho doméstico

Um tribunal na China ordenou um homem a pagar compensações a sua ex-esposa pelo trabalho doméstico realizados por ela durante os cinco anos em que estiveram casados, segundo divulgou a imprensa chinesa nesta quarta-feira (24/02). O …

Oceano Atlântico cresce e Pacífico encolhe. Ciência tem nova resposta para fenômeno

Durante a era paleozoica, entre 200 a 540 milhões de anos atrás, o planeta Terra possuía somente um único e imenso continente – a Pangeia, rodeada por um único oceano, intitulado Pantalassa. Depois de uma série …

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …