Os pais de Melania Trump já são cidadãos norte-americanos, depois de um processo em que contaram com o patrocínio da filha, uma das normas de atribuição de vistos nos EUA que Donald Trump pretende proibir.
O anúncio de que os pais de Melania, Viktor Knavs e Amalija Knavs, de 73 e 71 anos, respectivamente, já são cidadãos norte-americanos foi feito pelo seu advogado de imigração, Michael Wildes, em coletiva de imprensa.
Os moldes do processo para a obtenção da cidadania não foram revelados, mas a CNN nota que os pais de Melania recorreram ao patrocínio da filha, uma norma de atribuição de vistos que Donald Trump pretende proibir.
Naturais da Eslovênia e já reformados, os pais de Melania viviam nos EUA com os chamados “Green Cards“, vistos de residência sem termo definido, que lhes foram atribuídos graças às ligações familiares com Melania, aponta a CNN.
A norma que permite a atribuição de vistos através das ligações familiares é uma das categorias de vistos que Trump pretende mudar. O presidente dos EUA e seus aliados criticam o fato de este requisito, através do qual são atribuídos a maioria dos vistos de residência no país, segundo a CNN, não incluir qualquer fator de “mérito”.
Trump quer reduzir a possibilidade de recorrer à norma apenas às esposas e crianças menores, baixando também a qualificação de menoridade dos atuais 21 anos para os 18 anos.
O advogado de imigração dos pais de Melania, Michael Wildes, não fala especificamente do caso dos seus clientes, mas assume que “pessoalmente” é contra a postura de Trump que defende que o patrocínio familiar motiva a “migração em cadeia”.
“Acredito fortemente nos princípios da reunificação da família que são uma base da política de imigração e da lei e que trouxeram milhões de pessoas felizes para as nossas costas”, acrescenta Wildes em declarações à CNN.
Ciberia // ZAP