Holanda vai ter vacaria flutuante (porque as vacas não enjoam)

Um novo relatório científico que confirma que as vacas não enjoam com as oscilações de estarem a flutuar deverá dar finalmente luz verde a uma obra que estava desde o ano passado em banho-maria: a Holanda vai ter a primeira vacaria flutuante do mundo.

Uma plataforma de 1.200 metros quadrados sobre a água, num dos inúmeros canais de Roterdã, com 40 vacas e capaz de produzir 1.500 litros de leite, vai ser assim a primeira vacaria flutuante do mundo.

O projeto inovador e amigo do ambiente Floating Farm ainda não saiu do papel, mas depois de um grupo de pesquisadores da Universidade de Utrecht, na Holanda, ter garantido que as vacas não enjoam em águas oscilantes, a Prefeitura de Roterdã deverá finalmente dar seu aval à construção.

A decisão do município deve ser tomada ainda em novembro, de acordo com o canal de televisão holandês RTV Rijnmond, que noticia a pesquisa feita pelos acadêmicos depois de uma solicitação do Partido dos Animais de Roterdã, que temia pela saúde dos animais.

A RTV Rijnmond realça que, entre os argumentos científicos apresentados, se salienta o fato de, todos os anos, milhões de vacas serem enviadas por mar para a Austrália e para os EUA.

Piso suave para as vacas e robôs que limpam esterco

Esta vacaria flutuante é uma ideia da Beladon, empresa que se dedica a projetos flutuantes sustentáveis, em parceria com a plataforma de inovação patrocinada pela indústria de produção de leite da Holanda e com o projeto Uit Je Eigen Stad (algo como “da sua própria cidade”, na tradução para português), que visa aproximar os moradores de Roterdã da comida que consomem.

A construir no complexo portuário de Merwedehaven, numa zona industrial repleta de canais, a obra inovadora surge como resposta à escassez de terrenos agrícolas, algo particularmente marcante num pequeno território como é o da Holanda, mas também como uma alternativa de futuro.

O projeto está orçado em 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 8,5 milhões) e prevê uma infra-estrutura totalmente auto-suficiente, que vai permitir a produção diária de cerca de 1.500 litros de leite por dia que será pasteurizado e processado em iogurte na fábrica de laticínios que ficará situada por baixo do andar onde as vacas comem e dormem.

Apetrechada com um piso suave, para conforto das vacas, esta vacaria inovadora flutuante também terá árvores artificiais, adornadas com heras verdadeiras, e vai utilizar energia solar e armazenar água da chuva para reciclagem.

O esterco dos animais será recolhido por robôs e será transferido para unidades fertilizantes e a limpeza das vacas será feita por uma máquina.

Com estruturas de aço galvanizado, a obra inclui um piso especial apetrechado com uma membrana que absorve completamente a urina do gado. A água da urina será purificada e usada para fazer crescer erva para alimentar os animais.

Também terá um sistema de luzes LED para motivar um crescimento mais rápido da erva.

No andar da fábrica de laticínios ficará ainda um laboratório de alta tecnologia para fazer investigação no âmbito da produção de alimentos e da gestão de resíduos.

(dr) Floating Farm

Floating Farm

Floating Farm

Os animais vão poder caminhar livremente pelo espaço, dentro da plataforma flutuante, e até vão poder sair para um pasto verdadeiro, em terra, localizado mesmo ao lado da vacaria flutuante.

A Beladon destaca como grande particularidade deste projeto o fato de reduzir as infra-estruturas de transporte e de logística e de, assim, ajudar a salvar o ambiente, ao reduzir a emissão de gases com efeitos de estufa.

A empresa, especializada em projetos flutuantes e que já criou, neste modelo, um terminal de cruzeiros, um hotel e um clube noturno, pretende, depois da sua vacaria flutuante, lançar um aviário flutuante.

Desafio esse que parece muito menos complexo do que colocar vacas de 800 quilos numa plataforma na água.

SV, ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mudanças climáticas: cientistas treinam vacas para usar banheiro contra aquecimento global

Vacas podem ser treinadas para usar um banheiro para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, segundo uma experiência realizada na Alemanha por pesquisadores alemães e da Nova Zelândia. No estudo, os cientistas treinaram os …

Reprovação a Bolsonaro volta a subir, afirma Datafolha

O Instituto Datafolha apurou que a reprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro aumentou ainda mais, passando para 53% entre as pessoas consultadas, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17/02) pelo jornal Folha de S. …

Empresa norueguesa assegura que pode 'eliminar' furacões antes que se tornem destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de cortina de bolhas proposto pela empresa poderia ela própria provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, startup norueguesa, assegura que sua tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem poderosos …

Limitar aquecimento global a 1,5ºC exige redução drástica de gases poluentes, mostra relatório

Manter a temperatura da Terra a 1,5°C será impossível sem uma redução massiva das emissões de gases poluentes. É o que mostra um novo relatório divulgado pela ONU nesta quinta-feira (16). O documento "United …

Alemanha libera entrada para brasileiros que apresentem teste negativo

A Alemanha vai deixar de considerar o Brasil como área de alto risco na pandemia do novo coronavírus a partir deste domingo, anunciou nesta sexta-feira (17/09) o Instituto Robert Koch (RKI), a agência governamental alemã …

Assembleia-Geral da ONU: exigência de vacina ainda não está decidida, mas é improvável que Bolsonaro seja barrado

Perdeu força a possibilidade de que líderes de países tenham que comprovar que se vacinaram contra a covid-19 para participar da 76ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece na semana que vem …

Submarinos: França perde o "contrato do século" para a Austrália, que opta por EUA e Reino Unido

O jornal econômico Les Echos estampa em sua primeira página desta quinta-feira (16) uma notícia, ainda no condicional, que se concretizaria durante a madrugada: "A Austrália desiste de uma encomenda de 12 submarinos franceses …

VSR: o pouco conhecido vírus que se espalha entre crianças no mundo e também no Brasil

No início de 2021, a equipe do Hospital Infantil de Maimonides, no Brooklyn, em Nova York (EUA), começou a experimentar uma cautelosa sensação de alívio. Os casos de covid-19 na cidade estavam em queda. Como …

Com popularidade em queda, premiê britânico Boris Johnson reforma equipe de governo

Após semanas de boatos, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, decidiu modificar o governo nesta quarta-feira para formar uma "equipe unida" e enfrentar os desafios depois de um ano e meio de pandemia e em …

Relatório lista mais de uma dezena de crimes atribuídos a Bolsonaro

Um grupo de juristas liderados pelo ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior entregou nesta terça-feira (14/09) à CPI da Pandemia um relatório de 226 páginas com possíveis crimes cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro durante a …