Holanda vai ter vacaria flutuante (porque as vacas não enjoam)

Um novo relatório científico que confirma que as vacas não enjoam com as oscilações de estarem a flutuar deverá dar finalmente luz verde a uma obra que estava desde o ano passado em banho-maria: a Holanda vai ter a primeira vacaria flutuante do mundo.

Uma plataforma de 1.200 metros quadrados sobre a água, num dos inúmeros canais de Roterdã, com 40 vacas e capaz de produzir 1.500 litros de leite, vai ser assim a primeira vacaria flutuante do mundo.

O projeto inovador e amigo do ambiente Floating Farm ainda não saiu do papel, mas depois de um grupo de pesquisadores da Universidade de Utrecht, na Holanda, ter garantido que as vacas não enjoam em águas oscilantes, a Prefeitura de Roterdã deverá finalmente dar seu aval à construção.

A decisão do município deve ser tomada ainda em novembro, de acordo com o canal de televisão holandês RTV Rijnmond, que noticia a pesquisa feita pelos acadêmicos depois de uma solicitação do Partido dos Animais de Roterdã, que temia pela saúde dos animais.

A RTV Rijnmond realça que, entre os argumentos científicos apresentados, se salienta o fato de, todos os anos, milhões de vacas serem enviadas por mar para a Austrália e para os EUA.

Piso suave para as vacas e robôs que limpam esterco

Esta vacaria flutuante é uma ideia da Beladon, empresa que se dedica a projetos flutuantes sustentáveis, em parceria com a plataforma de inovação patrocinada pela indústria de produção de leite da Holanda e com o projeto Uit Je Eigen Stad (algo como “da sua própria cidade”, na tradução para português), que visa aproximar os moradores de Roterdã da comida que consomem.

A construir no complexo portuário de Merwedehaven, numa zona industrial repleta de canais, a obra inovadora surge como resposta à escassez de terrenos agrícolas, algo particularmente marcante num pequeno território como é o da Holanda, mas também como uma alternativa de futuro.

O projeto está orçado em 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 8,5 milhões) e prevê uma infra-estrutura totalmente auto-suficiente, que vai permitir a produção diária de cerca de 1.500 litros de leite por dia que será pasteurizado e processado em iogurte na fábrica de laticínios que ficará situada por baixo do andar onde as vacas comem e dormem.

Apetrechada com um piso suave, para conforto das vacas, esta vacaria inovadora flutuante também terá árvores artificiais, adornadas com heras verdadeiras, e vai utilizar energia solar e armazenar água da chuva para reciclagem.

O esterco dos animais será recolhido por robôs e será transferido para unidades fertilizantes e a limpeza das vacas será feita por uma máquina.

Com estruturas de aço galvanizado, a obra inclui um piso especial apetrechado com uma membrana que absorve completamente a urina do gado. A água da urina será purificada e usada para fazer crescer erva para alimentar os animais.

Também terá um sistema de luzes LED para motivar um crescimento mais rápido da erva.

No andar da fábrica de laticínios ficará ainda um laboratório de alta tecnologia para fazer investigação no âmbito da produção de alimentos e da gestão de resíduos.

(dr) Floating Farm

Floating Farm

Floating Farm

Os animais vão poder caminhar livremente pelo espaço, dentro da plataforma flutuante, e até vão poder sair para um pasto verdadeiro, em terra, localizado mesmo ao lado da vacaria flutuante.

A Beladon destaca como grande particularidade deste projeto o fato de reduzir as infra-estruturas de transporte e de logística e de, assim, ajudar a salvar o ambiente, ao reduzir a emissão de gases com efeitos de estufa.

A empresa, especializada em projetos flutuantes e que já criou, neste modelo, um terminal de cruzeiros, um hotel e um clube noturno, pretende, depois da sua vacaria flutuante, lançar um aviário flutuante.

Desafio esse que parece muito menos complexo do que colocar vacas de 800 quilos numa plataforma na água.

SV, ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …