Holanda vai ter vacaria flutuante (porque as vacas não enjoam)

Um novo relatório científico que confirma que as vacas não enjoam com as oscilações de estarem a flutuar deverá dar finalmente luz verde a uma obra que estava desde o ano passado em banho-maria: a Holanda vai ter a primeira vacaria flutuante do mundo.

Uma plataforma de 1.200 metros quadrados sobre a água, num dos inúmeros canais de Roterdã, com 40 vacas e capaz de produzir 1.500 litros de leite, vai ser assim a primeira vacaria flutuante do mundo.

O projeto inovador e amigo do ambiente Floating Farm ainda não saiu do papel, mas depois de um grupo de pesquisadores da Universidade de Utrecht, na Holanda, ter garantido que as vacas não enjoam em águas oscilantes, a Prefeitura de Roterdã deverá finalmente dar seu aval à construção.

A decisão do município deve ser tomada ainda em novembro, de acordo com o canal de televisão holandês RTV Rijnmond, que noticia a pesquisa feita pelos acadêmicos depois de uma solicitação do Partido dos Animais de Roterdã, que temia pela saúde dos animais.

A RTV Rijnmond realça que, entre os argumentos científicos apresentados, se salienta o fato de, todos os anos, milhões de vacas serem enviadas por mar para a Austrália e para os EUA.

Piso suave para as vacas e robôs que limpam esterco

Esta vacaria flutuante é uma ideia da Beladon, empresa que se dedica a projetos flutuantes sustentáveis, em parceria com a plataforma de inovação patrocinada pela indústria de produção de leite da Holanda e com o projeto Uit Je Eigen Stad (algo como “da sua própria cidade”, na tradução para português), que visa aproximar os moradores de Roterdã da comida que consomem.

A construir no complexo portuário de Merwedehaven, numa zona industrial repleta de canais, a obra inovadora surge como resposta à escassez de terrenos agrícolas, algo particularmente marcante num pequeno território como é o da Holanda, mas também como uma alternativa de futuro.

O projeto está orçado em 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 8,5 milhões) e prevê uma infra-estrutura totalmente auto-suficiente, que vai permitir a produção diária de cerca de 1.500 litros de leite por dia que será pasteurizado e processado em iogurte na fábrica de laticínios que ficará situada por baixo do andar onde as vacas comem e dormem.

Apetrechada com um piso suave, para conforto das vacas, esta vacaria inovadora flutuante também terá árvores artificiais, adornadas com heras verdadeiras, e vai utilizar energia solar e armazenar água da chuva para reciclagem.

O esterco dos animais será recolhido por robôs e será transferido para unidades fertilizantes e a limpeza das vacas será feita por uma máquina.

Com estruturas de aço galvanizado, a obra inclui um piso especial apetrechado com uma membrana que absorve completamente a urina do gado. A água da urina será purificada e usada para fazer crescer erva para alimentar os animais.

Também terá um sistema de luzes LED para motivar um crescimento mais rápido da erva.

No andar da fábrica de laticínios ficará ainda um laboratório de alta tecnologia para fazer investigação no âmbito da produção de alimentos e da gestão de resíduos.

(dr) Floating Farm

Floating Farm

Floating Farm

Os animais vão poder caminhar livremente pelo espaço, dentro da plataforma flutuante, e até vão poder sair para um pasto verdadeiro, em terra, localizado mesmo ao lado da vacaria flutuante.

A Beladon destaca como grande particularidade deste projeto o fato de reduzir as infra-estruturas de transporte e de logística e de, assim, ajudar a salvar o ambiente, ao reduzir a emissão de gases com efeitos de estufa.

A empresa, especializada em projetos flutuantes e que já criou, neste modelo, um terminal de cruzeiros, um hotel e um clube noturno, pretende, depois da sua vacaria flutuante, lançar um aviário flutuante.

Desafio esse que parece muito menos complexo do que colocar vacas de 800 quilos numa plataforma na água.

SV, ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Quem é Amy Barrett, a indicada de Trump para Suprema Corte?

Se aprovada pelo Senado, atual juíza federal e católica devota poderá influenciar a vida pública dos EUA por décadas e mover de vez a composição da Corte para uma orientação conservadora. Se no Brasil o presidente …

Uber ganha 18 meses de licença para atuar em Londres

Após uma longa batalha jurídica, a Uber ganhou uma licença para restabelecer suas operações em Londres pelos próximos 18 meses. Em novembro de 2019, a empresa havia sido impedida de atuar na capital inglesa, depois que …

Testes de DNA da moda não identificam indígenas brasileiros

Testes de DNA estão na moda. Se você pensou em exames para comprovar paternidade ou algo nesse sentido: não é disso que estamos falando (embora pudéssemos). A nova tendência — entre aqueles que têm condições para …

EUA e Brasil querem barrar governo Maduro na Organização Pan-Americana da Saúde

Os Estados Unidos, o Brasil e outros 11 países rejeitaram nesta segunda-feira (28) a legitimidade do governo de Nicolás Maduro na Venezuela para participar do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A …

Água líquida em Marte: descobertas mais reservas no polo sul do Planeta Vermelho

Em 2018, pesquisadores italianos anunciaram que haviam encontrado evidências da existência de água líquida em Marte, abaixo da calota polar sul. Agora, a equipe voltou em mais uma série de informações que não apenas sustentam essa …

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …