Holanda nega permissão de aterrissagem a chanceler da Turquia

eu2016nl / Flickr

O ministro turco da Defesa, Mevlüt Çavusoglu

O ministro turco da Defesa, Mevlüt Çavusoglu

O governo da Holanda negou neste sábado a permissão de aterrissagem em seu território para o avião em que estava o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, ao alegar que sua presença “poderia trazer riscos para a ordem pública e a segurança”, informou o gabinete do Executivo.

Em comunicado, o governo holandês explicou que tentou buscar uma alternativa em conversas com as autoridades turcas, mas que finalmente não teve outra opção além de proibir a aterrissagem do avião no qual viajava Mevlüt Çavusoglu.

Uma fonte do Ministério das Relações Exteriores da Holanda confirmou para a Agência Efe a medida, que impede que o ministro compareça ao ato de campanha previsto para hoje em Roterdã para pedir o voto em favor do “sim” no referendo constitucional convocado pelo governo turco.

O ministro das Relações Exteriores holandês, Bert Koenders, disse na quinta-feira que o seu país “de nenhuma maneira” facilitaria a visita de Cavusoglu para “conduzir uma campanha política para um referendo”.

O presidente da Câmara de Roterdão, Ahmed Aboutaleb, anunciou na quarta-feira que o comício tinha sido cancelado por iniciativa do proprietário do local onde se deveria realizar.

Erdogan fala em fascismo

Este é um novo capítulo na tensão diplomática entre os dois países sobre o referendo promovido pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, para reformar a Constituição e transformar a Turquia em uma república presidencialista.

O presidente turco já reagiu de forma muito veemente e crítica, acusando os responsáveis do governo holandês de serem “nazistas remanescentes e fascistas”, conforme anuncia a agência Reuters.

A Turquia convocou entretanto, o encarregado de negócios holandês em Ancara para fazer um protesto formal contra a decisão da Holanda, segundo confirmação de um responsável do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) da Turquia, que aceitou falar à agência France-Presse sob condição de não ser identificado.

“Vamos impor sanções pesadas à Holanda” se a visita for bloqueada, tinha alertado o governante turco numa entrevista à CNN-Turk.

Antes de partir de Istambul, Çavusoglu disse que a Holanda tinha ameaçado retirar sua permissão para voar a Roterdã, onde deveria discursar em um comício político sobre o referendo constitucional e previu “duras sanções” se essa proibição realmente acontecesse.

// EFE / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Motor nuclear projetado para NASA poderá transportar humanos para Marte em apenas 3 meses

A NASA tem como meta enviar a primeira tripulação humana para Marte em 2030, e certa inovação poderá fazer a jornada de mais de 64 milhões de quilômetros em apenas três meses, em vez de …

Imunidade ao coronavírus 'diminui rapidamente' em assintomáticos, diz estudo britânico

Um estudo britânico publicado nesta terça-feira mostra que a imunidade adquirida por pessoas curadas do novo coronavírus "diminui muito rapidamente", especialmente em pacientes assintomáticos e, em certos casos, pode durar apenas alguns meses. O trabalho …

Senado dos EUA aprova indicada de Trump para Suprema Corte

A poucos dias das eleições americanas, Amy Barrett é confirmada para a vaga por 52 votos a 48. Conservadora e católica devota, ela substitui Ruth Bader Ginsburg, uma das mais célebres figuras progressistas do tribunal. O …

NASA descobre grandes quantidades de água em cratera iluminada na Lua

Nesta segunda-feira (26), a NASA revelou os resultados de dois estudos que trouxeram novas descobertas sobre a Lua: dados obtidos pelo observatório aéreo Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA) confirmam, pela primeira vez, que existe …

Ciclone no litoral brasileiro pode causar tempestades em 9 estados

Um ciclone no litoral brasileiro já está causando graves chuvas em diversas regiões do Brasil e seus impactos podem causar tempestades em 9 estados. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu sinal de alerta para diversas …

Processo contra o Google nos EUA pode afetar o modo como você usa seu celular

Na última terça-feira (23), o Departamento de Justiça dos EUA entregou um "presente de Halloween" pouco agradável ao Google: um gigantesco processo antitruste, acusando a empresa de práticas que eliminam a competição nos mercados de …

Chilenos decidem a favor de nova Constituição por ampla maioria

Em plebiscito, quase 80% dos eleitores votam a favor de uma nova Carta Magna, em substituição à herdada da era Pinochet, e de que ela seja escrita por uma Assembleia Constituinte com igualdade entre mulheres …

'Vai comprar lá na Venezuela', rebate presidente a apoiador que reclamou de preço do arroz

O presidente Jair Bolsonaro rebateu neste domingo (25), durante passeio de moto por Brasília, crítica de apoiador sobre a alta do preço do arroz. No momento em que saia da Feira Permanente do Cruzeiro, região administrativa …

Espanha, Itália e França ampliam restrições em fim de semana com recorde de casos da Covid-19

Os líderes europeus intensificam as medidas de combate à pandemia do coronavírus, depois da alta de 42% de novos casos da Covid-19 em uma semana. A Itália reforçou neste domingo as medidas de restrição …

Pistachio, o cãozinho filhote que nasceu com pelo verde na Itália

O fazendeiro italiano Cristian Mallocci esperava uma ninhada normal de cachorros de sua cadelinha labradora. Entretanto, ao ver os filhotinhos que nasceram, ele percebeu que um era um pouquinho diferente. ‘Pistachio’, como foi nomeado posteriormente, …