Holandesa que sofreu acidente grave na Rio 2016 segue pedalando

avvleuten / Facebook

A ciclista holandesa Annemiek van Vleuten

A ciclista holandesa Annemiek van Vleuten

Quem não se lembrar do nome Annemiek van Vleuten talvez tenha na memória o aterrorizante acidente que ela sofreu durante a prova de Ciclismo de Estrada das Olimpíadas do Rio, em agosto: em especial a imagem da holandesa sendo projetada da bicicleta como uma boneca de pano e se estatelando no asfalto.

A ciclista holandesa Annemiek van Vleuten não se recorda de muito mais. Mas é algo positivo, pois naquela curva, próxima à Vista Chinesa, seu sonho olímpico foi destruído. A apenas 10km do final de uma prova que ela liderava com alguma tranquilidade.

“Quando estava começando a descer a ladeira, pensei que não precisava descer como um louca. Até porque tinha começado a chover um pouco. Mas errei a tomada da curva. Minha lembrança seguinte é a de estar em uma cama de hospital e minha mãe ao telefone”, contou a holandesa, de 33 anos, à BBC Sport.

A mãe da ciclista assistia à prova pela TV na Holanda, no dia de seu aniversário, e acompanhou o drama da filha.

E não foi apenas agonia materna: Anna van der Breggen, a colega de equipe de Annemiek,  que acabaria vencendo a prova, achou que a compatriota tinha morrido quando passou – e não parou – pelo local do acidente.

Annemiek sofreu três fraturas na coluna e uma concussão cerebral severa. Mas duas semanas depois do acidente já estava treinando novamente. Apesar da preocupação que casou na mãe. E da frustração.

“Na primeira semana, sofri muito com a ideia de que cometi um erro estúpido quando estava para ganhar a medalha de ouro. Mas depois me dei conta de que pensar assim não iria me ajudar em coisa alguma. E aí comecei a traçar novos objetivos”.

“Felizmente, as vertebras que lesionei não estavam em um local perigoso das minhas costas, e eu nunca tive complicações mais sérias por causa da concussão. Ciclistas estão acostumados a cair pelo menos duas vezes por ano. São ossos do ofício”, explicou.

Determinação

Um mês depois do acidente, Annemiek venceu o Tour da Bélgica, garantindo o título apenas na última corrida. “Foi uma espécie de milagre. Mas Annemiek é muito forte”, elogiou Anna Van der Breggen.

Neste domingo, Annemiek iniciou sua participação no Mundial de Ciclismo, no Catar. Nas provas de estrada, a temperatura poderá chegar aos 40 graus. Para ela, vai ser menos sofrido do que falar sobre o acidente.

avvleuten / Facebook

Annemiek van Vleuten

“Ciclistas estão acostumados a cair pelo menos duas vezes por ano. São ossos do ofício”

“Sempre querem falar comigo sobre o acidente em entrevistas, mas não quero mais ficar pensando nisso. Prefiro me concentrar no fato de que estava pedalando bem antes daquilo acontecer, melhor do que tinha feito antes”, diz a ciclista.

“Estou orgulhosa de minha participação na Olimpíada, apesar de tudo”, confessa.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …