Holandesa que sofreu acidente grave na Rio 2016 segue pedalando

avvleuten / Facebook

A ciclista holandesa Annemiek van Vleuten

A ciclista holandesa Annemiek van Vleuten

Quem não se lembrar do nome Annemiek van Vleuten talvez tenha na memória o aterrorizante acidente que ela sofreu durante a prova de Ciclismo de Estrada das Olimpíadas do Rio, em agosto: em especial a imagem da holandesa sendo projetada da bicicleta como uma boneca de pano e se estatelando no asfalto.

A ciclista holandesa Annemiek van Vleuten não se recorda de muito mais. Mas é algo positivo, pois naquela curva, próxima à Vista Chinesa, seu sonho olímpico foi destruído. A apenas 10km do final de uma prova que ela liderava com alguma tranquilidade.

“Quando estava começando a descer a ladeira, pensei que não precisava descer como um louca. Até porque tinha começado a chover um pouco. Mas errei a tomada da curva. Minha lembrança seguinte é a de estar em uma cama de hospital e minha mãe ao telefone”, contou a holandesa, de 33 anos, à BBC Sport.

A mãe da ciclista assistia à prova pela TV na Holanda, no dia de seu aniversário, e acompanhou o drama da filha.

E não foi apenas agonia materna: Anna van der Breggen, a colega de equipe de Annemiek,  que acabaria vencendo a prova, achou que a compatriota tinha morrido quando passou – e não parou – pelo local do acidente.

Annemiek sofreu três fraturas na coluna e uma concussão cerebral severa. Mas duas semanas depois do acidente já estava treinando novamente. Apesar da preocupação que casou na mãe. E da frustração.

“Na primeira semana, sofri muito com a ideia de que cometi um erro estúpido quando estava para ganhar a medalha de ouro. Mas depois me dei conta de que pensar assim não iria me ajudar em coisa alguma. E aí comecei a traçar novos objetivos”.

“Felizmente, as vertebras que lesionei não estavam em um local perigoso das minhas costas, e eu nunca tive complicações mais sérias por causa da concussão. Ciclistas estão acostumados a cair pelo menos duas vezes por ano. São ossos do ofício”, explicou.

Determinação

Um mês depois do acidente, Annemiek venceu o Tour da Bélgica, garantindo o título apenas na última corrida. “Foi uma espécie de milagre. Mas Annemiek é muito forte”, elogiou Anna Van der Breggen.

Neste domingo, Annemiek iniciou sua participação no Mundial de Ciclismo, no Catar. Nas provas de estrada, a temperatura poderá chegar aos 40 graus. Para ela, vai ser menos sofrido do que falar sobre o acidente.

avvleuten / Facebook

Annemiek van Vleuten

“Ciclistas estão acostumados a cair pelo menos duas vezes por ano. São ossos do ofício”

“Sempre querem falar comigo sobre o acidente em entrevistas, mas não quero mais ficar pensando nisso. Prefiro me concentrar no fato de que estava pedalando bem antes daquilo acontecer, melhor do que tinha feito antes”, diz a ciclista.

“Estou orgulhosa de minha participação na Olimpíada, apesar de tudo”, confessa.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …