Polícia holandesa captura possíveis criadores do ransomware CoinVault

d.r. Kaspersky Lab

O ransomware CoinVault foi desenhado para atacar computadores Windows e exigir um resgate em bitcoins

O ransomware CoinVault foi desenhado para atacar computadores Windows e exigir um resgate em bitcoins

A polícia holandesa, com o apoio da Kaspersky Lab e da Panda Security, deteve dois jovens suspeitos de terem desenvolvido o ransomware CoinVault. Este programa conseguiu bloquear o acesso a, pelo menos, 1500 computadores Windows em mais de 20 países.

Os dois hackers, de 18 e 22 anos, foram detidos na segunda-feira, no seguimento de uma investigação da Unidade Nacional de Crimes de Alta Tecnologia (NHTCU) da polícia holandesa.

A maior parte das vítimas do CoinVault se concentra na Holanda, Alemanha, Estados Unidos, França e Reino Unido. O malware foi desenhado para atacar computadores que correm sobre sistemas operativos Windows.

Depois de bloquearem o acesso aos ficheiros da máquina-alvo, através de encriptação, os criminosos exigiam um resgate em bitcoins para o usuário recuperar o controlo do sistema.

O código do CoinVault foi alterado várias vezes para alcançar um número cada vez maior de vítimas em todo o mundo, de acordo com informações avançadas pela Kaspersky Lab em comunicado.

Em novembro de 2014, foi publicada a primeira investigação da empresa de cibersegurança sobre esse ransonware, após os produtos da Kaspersky Lab terem detetado, pela primeira vez, esse programa.

A empresa afirma que, desde então até abril deste ano, o CoinVault esteve “adormecido”, mas, nesse mês, voltou a ser ativado e uma nova amostra do programa foi identificada pela Kaspersky Lab.

Ainda em abril, a empresa de cibersegurança e a NHTCU divulgaram uma lista de chaves que permitiam aos usuários descodificar os ficheiros feitos reféns pelo CoinVault.

Mais tarde, a Panda Security revelou à Kaspersky Lab amostras de software malicioso que, após análise, se veio a comprovar que tinham relação com o CoinVault.

Foi, então, entregue à unidade informática da polícia holandesa um relatório que contemplava todos os aspetos conhecidos deste malware.

O porta-voz da polícia holandesa, Thomas Aling, afirma, em nota, que a colaboração entre a NHTCU e a Kaspersky Lab foi crucial para identificar os potenciais criadores do CoinVault.

Membro da equipa de investigação da empresa de cibersegurança, Jornt van der Wiel afirmou que a análise da amostra do malware detetada em abril revelou frases redigidas em holandês.

“O holandês é uma língua relativamente difícil de escrever sem erros, pelo que suspeitámos logo no início da nossa investigação que os autores deste golpe tinham uma ligação com a Holanda, o que acabou por se provar ser verdade”, comentou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sonda descobre 'duendes' e 'elfos' surgindo na atmosfera de Júpiter

Uma equipe de cientistas analisou imagens ultravioletas da sonda Juno, da NASA, no planeta gigante, e por 11 vezes surgiram luzes extremamente curtas e peculiares. A sonda espacial Juno, da agência espacial norte-americana NASA, captou uma …

Astrônomos descobrem atividade em objeto planetário distante do Sistema Solar

Uma equipe de astrônomos anunciou sua descoberta da atividade de Centaur 2014 OG392, um objeto planetário observado pela primeira vez em 2014. Centauros são planetas menores que os astrônomos pensam que se originaram no Cinturão de …

Com Google acusado de monopólio, Apple estaria agilizando seu próprio buscador

No mês de agosto, o Canaltech noticiou que a Apple poderia estar trabalhando em seu próprio motor de busca para não ter mais que utilizar os recursos do Google. Agora, novas informações divulgadas pelo jornal Financial …

Ataque com faca deixa três mortos em Nice, na França

Mulher é decapitada dentro de igreja e mais duas pessoas são mortas com golpes de faca. Segundo prefeito, agressor teria repetido "Allah Akbar". Atentado ocorre em meio a tensões devido a caricaturas do profeta Maomé. Ao …

Trabalhador encontra carta secreta de 1941 escondida em teto de igreja

A igreja de Saint James, na Antuérpia, é um dos locais históricos mais importantes da cidade belga. Há séculos, ela costuma ser uma das paradas para peregrinos que vão até Santiago de Compostela visitar o …

É possível que o Covid-19 esteja envelhecendo o cérebro de pacientes em 10 anos

Além de poder prejudicar o seu coração o Covid-19 pode afetar o seu cérebro. Os efeitos cognitivos do coronavírus podem durar meses em certos casos, de acordo com os pesquisadores. Pessoas se recuperando do COVID-19 podem …

Nokia é a marca de Android mais durável e segura, aponta pesquisa

A Counterpoint Research divulgou um novo relatório sobre o índice de confiabilidade das fabricantes de smartphones e destacou o desempenho da HMD/Nokia, que liderou o ranking pelo segundo ano. Em resumo, a empresa foi a …

Rejeição à França aumenta no mundo islâmico

Após governo Macron sair em defesa do secularismo e iniciar ofensiva contra o islã radical, líderes como o presidente turco Erdogan passam a insuflar suas populações como forma de distração de problemas internos. Na esteira do …

Meteoro explode no céu e causa tremor em cidades da Bahia

Um meteoro brilhou nos céus de algumas cidades da Bahia nesta segunda-feira (26). O bólido (nome que recebem os meteoros que explodem na atmosfera terrestre tornando-se extremamente brilhantes), foi detectado e registrado por câmeras de …

O salmão consumido no Brasil está acabando com a costa chilena

Comer em um rodízio de japonês pode soar como uma ótima ideia para quem gosta das iguarias orientais. O que muita gente não sabe é que o salmão comprado como matéria prima em restaurantes do …