Polícia holandesa captura possíveis criadores do ransomware CoinVault

d.r. Kaspersky Lab

O ransomware CoinVault foi desenhado para atacar computadores Windows e exigir um resgate em bitcoins

O ransomware CoinVault foi desenhado para atacar computadores Windows e exigir um resgate em bitcoins

A polícia holandesa, com o apoio da Kaspersky Lab e da Panda Security, deteve dois jovens suspeitos de terem desenvolvido o ransomware CoinVault. Este programa conseguiu bloquear o acesso a, pelo menos, 1500 computadores Windows em mais de 20 países.

Os dois hackers, de 18 e 22 anos, foram detidos na segunda-feira, no seguimento de uma investigação da Unidade Nacional de Crimes de Alta Tecnologia (NHTCU) da polícia holandesa.

A maior parte das vítimas do CoinVault se concentra na Holanda, Alemanha, Estados Unidos, França e Reino Unido. O malware foi desenhado para atacar computadores que correm sobre sistemas operativos Windows.

Depois de bloquearem o acesso aos ficheiros da máquina-alvo, através de encriptação, os criminosos exigiam um resgate em bitcoins para o usuário recuperar o controlo do sistema.

O código do CoinVault foi alterado várias vezes para alcançar um número cada vez maior de vítimas em todo o mundo, de acordo com informações avançadas pela Kaspersky Lab em comunicado.

Em novembro de 2014, foi publicada a primeira investigação da empresa de cibersegurança sobre esse ransonware, após os produtos da Kaspersky Lab terem detetado, pela primeira vez, esse programa.

A empresa afirma que, desde então até abril deste ano, o CoinVault esteve “adormecido”, mas, nesse mês, voltou a ser ativado e uma nova amostra do programa foi identificada pela Kaspersky Lab.

Ainda em abril, a empresa de cibersegurança e a NHTCU divulgaram uma lista de chaves que permitiam aos usuários descodificar os ficheiros feitos reféns pelo CoinVault.

Mais tarde, a Panda Security revelou à Kaspersky Lab amostras de software malicioso que, após análise, se veio a comprovar que tinham relação com o CoinVault.

Foi, então, entregue à unidade informática da polícia holandesa um relatório que contemplava todos os aspetos conhecidos deste malware.

O porta-voz da polícia holandesa, Thomas Aling, afirma, em nota, que a colaboração entre a NHTCU e a Kaspersky Lab foi crucial para identificar os potenciais criadores do CoinVault.

Membro da equipa de investigação da empresa de cibersegurança, Jornt van der Wiel afirmou que a análise da amostra do malware detetada em abril revelou frases redigidas em holandês.

“O holandês é uma língua relativamente difícil de escrever sem erros, pelo que suspeitámos logo no início da nossa investigação que os autores deste golpe tinham uma ligação com a Holanda, o que acabou por se provar ser verdade”, comentou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …

Papa Francisco nomeia primeira mulher para cargo de alto escalão no Vaticano

Pela primeira vez, uma mulher ocupará um cargo de alto nível no Vaticano. O Papa Francisco nomeou Francesca Di Giovanni para a função de vice-ministra da Secretaria de Estado da Santa Sé, órgão equivalente ao …

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …

Uma desconhecida explosão de ondas gravitacionais foi detectada na Terra

Os detectores de ondas gravitacionais da Terra, os observatórios LIGO e Virgo, identificaram uma misteriosa “explosão” de ondas gravitacionais não prevista na última terça-feira, 14 de janeiro. As ondas gravitacionais detectadas até hoje foram resultado de …

Twitter pede desculpas por permitir anúncios direcionados a neonazistas

O Twitter emitiu hoje (16), um pedido de desculpas público, logo após a BBC fazer uma denúncia de que a plataforma de anúncios da empresa estava permitindo o direcionamento de conteúdo para neonazistas e outros …

SP quer lei para incentivar uso de veículos híbridos e elétricos

Um novo projeto de lei apresentado em São Paulo pretende combater os problemas ambientais provocados pelos carros à combustão, que utilizam os tão poluentes combustíveis fósseis, através do incentivo ao uso de veículos elétricos ou …