Idoso sobrevive com jornal feito à mão no interior de São Paulo

(dr) TV TEM / Rede Globo

Santino França

“Original” é uma palavra que define bem o tabloide do senhor Santino França, de 61 anos. Mas também poderíamos usar a palavra “ousado”. Afinal, produzir um jornal feito à mão, em tempos de internet, é tarefa para as mentes mais ousadas.

O jornal mensal Itapercanjo – o nome é uma homenagem às cidades de Itapetininga e São Miguel Arcanjo, no interior paulista, onde Santino morou – está em sua 513ª edição. As informações são do G1.

Cada edição tem 30 páginas: preenchidas com notícias sobre o trânsito, política, histórias de personalidades, fofocas e desenhos para crianças. Conteúdo diversificado e para todos os públicos.

O que mais chama a atenção é que Santino estudou apenas até a quarta série. Ele saiu de casa na adolescência, trabalhou no circo e – bingo! – ganhou na loteria na década de 1980. A vida parecia melhorar, porém Santino gastou todo o dinheiro que ganhou com os “prazeres da vida”.

Para piorar a situação, em um curto espaço de tempo, ele pegou pneumonia e teve tuberculose, quase levando-o à morte. Isso aconteceu entre 1999 e 2000, ano de fundação do Itapercanjo. Segundo Santino, foi o jornal salvou sua vida.

“Sou grato a ele e nunca vou deixar de fazê-lo”, afirma Santino, que tem a energia e os sonhos de um estudante de jornalismo recém-formado. “Com a doença não conseguia arrumar emprego de jeito nenhum. Foi aí que tive a ideia de fazer o tabloide e, por sorte, todo mundo gostou”, contou ao portal de notícias da Globo.

Santino, que já trabalhou como pedreiro e ajudante de serviços gerais, é leitor voraz: lê de tudo, da Bíblia a revistas, até histórias em quadrinhos. A estética do jornal lembra os cordéis nordestinos, de onde Santino buscou inspiração para o tabloide.

Pai de dois filhos, que ele não vê há 30 anos, o idoso garante que o jornal não vai se curvar à internet. “Eu coloquei o Itapercanjo na internet, mas ninguém quer ler pela internet. Não tem graça. Querem pegar na mão”, afirma.

O jornal é distribuído primeiro nas 30 lojas que o apoiam financeiramente, nas cidades de Itapetininga, Sorocaba, Pilar do Sul e São Miguel Arcanjo. Depois, o jornal feito à mão é disponibilizado para o público em geral. São distribuídas 3 mil cópias – 2 mil coloridas, pagas, e 1000 em preto e branco, gratuitas.

O projeto rende para Santino, em média, um salário mínimo – a única fonte de renda do idoso.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …