Imunidade ao coronavírus ‘diminui rapidamente’ em assintomáticos, diz estudo britânico

Um estudo britânico publicado nesta terça-feira mostra que a imunidade adquirida por pessoas curadas do novo coronavírus “diminui muito rapidamente”, especialmente em pacientes assintomáticos e, em certos casos, pode durar apenas alguns meses.

O trabalho foi desenvolvido no período de 20 de junho a 28 de setembro de 2020. Pesquisadores do Imperial College de Londres e do Instituto Ipsos Mori acompanharam 350.000 pessoas, selecionadas aleatoriamente na Inglaterra, e que se submeteram regularmente a testes em casa para ver se tinham anticorpos contra a Covid-19.

“Durante este período, a proporção de pessoas com teste positivo para anticorpos Covid-19 diminuiu 26,5%“, de 6% para 4,4% da população testada, explica uma declaração, “o que sugere uma redução dos anticorpos nas semanas ou meses após a infecção”.

A imunidade diminui rapidamente“, observou Helen Ward, professora de saúde pública do Imperial College. O estudo desenvolvido na instituição britânica também mostra que “as pessoas que não apresentaram sintomas relacionados à Covid-19 têm probabilidade de perder seus anticorpos detectáveis ​​mais rapidamente do que aquelas que apresentaram sintomas”.

Imunidade mais baixa em idosos

Enquanto todas as faixas etárias são afetadas por esse declínio da imunidade, de acordo com o estudo, os idosos são mais afetados: entre junho e setembro, a proporção de pessoas com mais de 75 anos com anticorpos diminuiu 39%, ao mesmo tempo em que foi reduzida em apenas 14,9% para os jovens de 18 a 24 anos.

“Este estudo é uma parte crucial da pesquisa e ajuda a entender como os anticorpos da Covid-19 evoluem ao longo do tempo”, explicou o secretário de Estado da Saúde, James Bethell.

No entanto, “ainda não se sabe se os anticorpos conferem um nível eficaz de imunidade ou mesmo, em caso dessa imunidade existir, quanto tempo ela dura”, disseram os pesquisadores, enfatizando a importância de continuar a cumprir as diretrizes das autoridades de saúde.

A virologista Wendy Barclay, do Imperial College London, explicou que “este novo coronavírus parece se comportar de maneira bastante semelhante aos coronavírus sazonais que existem em humanos há décadas, senão centenas de milhares de anos”. Podemos ser “reinfectados a cada ano ou a cada dois anos” por esses coronavírus sazonais devido ao declínio da imunidade, detalhou ela à Times Radio.

Passaporte de imunidade não funcionaria

Diante de um possível risco de reinfecção pelo novo coronavírus, os pesquisadores não são favoráveis ao conceito de “passaporte de imunidade“, que visaria permitir que pessoas curadas do novo coronavírus levassem uma vida normal, garantindo um desconfinamento em toda segurança.

“No momento, esta não é uma boa ideia porque a qualidade da resposta dos anticorpos pode variar entre os indivíduos”, disse Barclay. A virologista fez um apelo ao “otimismo sobre as vacinas, porque elas funcionam de maneira diferente” e podem conferir imunidade mais longa, concluiu.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …