Infecções por coronavírus ultrapassam mais de 50 vezes os números oficiais: estudo

Simone Venezia / EPA

Um estudo que realizou teste de anticorpos em massa no condado de Santa Clara, nos EUA, relevou uma prevalência muito maior de infecções por coronavírus do que os números oficiais sugerem.

O achado também estima que o Covid-19 é menos mortal do que foi relatado até agora.

A pesquisa é uma entre várias sendo realizadas no mundo todo para descobrir a seroprevalência do SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19. A seroprevalência é a proporção de infecções numa determinada população medida através de exames de soro sanguíneo.

A ideia é estimar a verdadeira taxa de infecção da população mundial na ausência de testes diagnósticos em massa. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) está conduzindo um estudo de seroprevalência, chamado de “Solidarity II”.

“Uma pesquisa de seroprevalência fornece um panorama de quem está infectado em uma população. Isso é especialmente importante para uma infecção como a causada por SARS-CoV-2, para a qual algumas pessoas não apresentam sintomas, ou apenas sintomas leves”, explicou Kanta Subbarao, virologista do Instituto de Infecção e Imunidade Peter Doherty, em Melbourne (Austrália).

A presença de anticorpos específicos para o SARS-CoV-2 revela se uma pessoa foi infectada pelo menos uma semana antes de ser testada. Essa informação, quando combinada com idade, gênero, presença de sintomas, comorbidades e status socioeconômico, pode ajudar a responder questões sobre fatores de risco e sobre o papel de crianças no espalhamento da doença, por exemplo.

Estudos de seroprevalência também podem oferecer melhores estimativas de quão mortal um vírus realmente é, através de uma medida chamada de “taxa de mortalidade por infecção”, que representa a proporção de todas as infecções, não apenas as confirmadas por testes clínicos, que resultam em morte.

Os pesquisadores analisaram o sangue de 3.300 pessoas de Santa Clara no começo de abril, concluindo que uma a cada 66 tinha sido infectada com SARS-CoV-2.

Com base nessa informação, a equipe estimou que entre 48 e 82 mil pessoas de todos os 2 milhões de moradores do condado estiveram infectadas com o vírus naquele período. Os números oficiais para a região eram de apenas 1.000 casos.

Os cientistas também estimaram uma taxa de mortalidade por infecção para todo o país (no caso, os Estados Unidos) de 0,1 a 0,2%, ou cerca de 100 mortes a cada 48 a 82 mil infectados. Até 10 de abril, a contagem oficial de mortes em Santa Clara era de 50.

Essa taxa é menor do que a calculada por pesquisadores do Imperial College London para o Reino Unido, de 0,9%. Outro estudo do mesmo grupo estimou uma taxa mortalidade por infecção de 0,66% para a China. Por fim, uma pesquisa com dados do navio de cruzeiro Diamond Princess estimou uma taxa de mortalidade de 0,5%.

De acordo com os pesquisadores, os números variam em diferentes locais por diversas razões, incluindo idade da população e extensão da realização de testes.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Tesla supera expectativas e apresenta quinto trimestre consecutivo de lucros

A Tesla divulgou nesta quarta-feira (21) seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2020. E as notícias foram boas: além de apresentar lucros pelo quinto trimestre consecutivo, a montadora elétrica apresentou os três meses …

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …

Cientistas acabam de descobrir um órgão misterioso escondido no centro da cabeça humana

Cientistas fizeram uma descoberta anatômica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana que de alguma forma passaram despercebidas até agora. Essa “entidade misteriosa” foi identificada acidentalmente …

Estudo revela por que formigas são excepcionalmente fortes

Neste trabalho, os pesquisadores conseguiram obter imagens detalhadas do que ocorre no tórax de uma formiga, tirando raios-X e criando modelos 3D para analisar os músculos e o esqueleto interno. Pesquisadores de universidades do Japão e …

Hackers russos são acusados de planejarem ataques contra as Olímpiadas do Japão

Hackers russos estariam planejando uma nova onda de ataques contra a organização das Olímpiadas de 2020, que aconteceriam neste ano, no Japão, e foram transferidas para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus. Mais uma …

Pais de 545 crianças separadas na fronteira dos EUA não foram localizados

Famílias foram separadas como parte da política anti-imigração de Trump a partir de 2017. Muitos dos pais podem ter sido deportados sem os filhos. Os pais de 545 crianças migrantes que foram separadas deles nos Estados …

ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia deterioração da liberdade de imprensa no Brasil

Um novo relatório publicado nesta terça-feira (20) pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) denuncia o aumento de ameaças a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil em 2020. Para a organização civil, sediada em …

Empreendedor mineiro cria vassoura mágica que também é meio de transporte

A sensação de voar em uma vassoura mágica se tornou possível em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelas mãos do empreendedor Alexandre Russo, de 28 anos. Fundador da empresa Nuvem Vassouras, o mineiro criou a “Real Flying …