Anticorpos da COVID-19 protegem de reinfecção por pelo menos 9 meses, diz estudo sueco

Resultados podem ter implicações para as filas de vacinação, uma vez que aqueles confirmados como portadores do SARS-CoV-2 podem ser os últimos na fila, devido ao alto nível de proteção dos anticorpos.

A maioria das pessoas que tiveram COVID-19 conservam anticorpos protetores que permanecem por pelo menos nove meses após a confirmação da doença, com um risco de reinfecção extremamente baixo, revela um novo estudo sueco.

“Esta é uma notícia muito boa. Os anticorpos parecem funcionar bem, eles protegem você de adoecer, mas também de ficar infectado e espalhar ainda mais [o vírus]”, comemora diz Charlotte Thalin, coautora do estudo, em entrevista à emissora SVT.

A pesquisa começou em abril do ano passado e analisou dados de 2.149 funcionários de um hospital. Os resultados mostram que 96% dos 370 participantes que tinham anticorpos para a proteína spike (espigão), os anticorpos que neutralizam o vírus SARS-CoV-2, em abril de 2020 e nove meses depois ainda apresentavam níveis relevantes desses anticorpos. Dois terços desse grupo também tinham memória de células T específica contra o novo coronavírus.

“Tem havido muita conversa sobre se você pode ser infectado e obter uma memória de células T, mas sem anticorpos, mas não parece ser o caso. Quem não tinha anticorpos também não tinha memória de células T contra o SARS-CoV-2”, explica Thalin.

Para surpresa dos cientistas, os anticorpos parecem funcionar melhor do que se pensava inicialmente. Rastreios semanais indicaram que menos de 1% dos participantes foram infectados novamente. Os pesquisadores esperavam que os anticorpos protegessem apenas até certo ponto e que mais pessoas com anticorpos carregassem o vírus sem sintomas.

Dessa forma, os cientistas acreditam que o novo conhecimento sobre a imunidade de longo prazo deve afetar a ordem em que as pessoas são vacinadas contra a COVID-19.

“Isso sugere fortemente que você não corre o risco de se infectar novamente, pelo menos não dentro de nove meses. Se você sabe que teve COVID-19, acho que pode ser o último da fila e deixar quem precisa da vacina ir primeiro”, argumenta Thalin.

A Suécia está atualmente vacinando a sua população com três vacinas: Pfizer, Moderna e AstraZeneca. Apesar do grande atraso nas entregas, o plano da Suécia de vacinar toda a sua população adulta até agosto continua em vigor. A Suécia já registrou 12.487 óbitos caudados pela COVID-19 e 617.869 casos da doença.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …