Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

(cv) YouTube

Macron nomeia conservador Édouard Philippe como primeiro-ministro da França

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da presidência francesa.

O premiê continuará à frente do cargo até a nomeação do novo primeiro-ministro, que pode acontecer nas próximas horas.

Os preparativos para a posse do novo premiê começaram de manhã no palácio de Matignon, onde fica o gabinete do primeiro-ministro. Um tapete vermelho e microfones foram instalados.

Segundo o Eliseu, durante uma conversa nesta quinta-feira (2), o presidente da República e o primeiro-ministro chegaram à conclusão “de que havia necessidade de formar um novo governo para entrar em uma nova etapa do quinquenato“, anunciou a presidência, em referência aos cinco anos de mandato de Macron. O chefe de Estado francês, segundo a Constituição do país, teria liberdade para pedir que Philippe continuasse no cargo ou substitui-lo.

A saída de Édouard Philippe não é uma surpresa. O presidente francês já havia declarado que faria um remanejamento ministerial para a última fase do seu mandato, que começou em 2017 e termina em 2022. A eleição de Philippe como prefeito de Havre, na Normandia, no último domingo (28) já evidenciava seus novos projetos. Ele obteve 59% dos votos contra seu rival do PCF (Partido Comunista francês), Jean-Paul Lecoq.

Novo gabinete deve ser anunciado até quarta-feira

Por conta da demissão do premiê Édouard Phillippe, o Conselho de Ministros, previsto para esta sexta de manhã, foi cancelado. O novo governo deve ser anunciado antes de quarta-feira (8). Por enquanto, a atividade ministerial foi interrompida. Na Assembleia, onde deve ser examinado o terceiro projeto de orçamento do país, a sessão foi suspensa.

O regime francês é semipresidencialista, chamado pelos cientistas poltícos do país de “presidencialismo à francesa” e teorizado pelo jurista e cientista político francês Maurice Duverger nos anos 1970. Neste sistema de governo, o presidente divide o poder com o primeiro-ministro. Existe uma diferença crucial entre semipresidencialismo e parlamentarismo.

No parlamentarismo, o parlamento pode derrubar o primeiro-ministro. No semipresidencialismo, isso também pode acontecer, mas em contrapartida, o presidente tem o poder de dissolver o parlamento, poder inexistente nos sistemas presidencialistas ou parlamentaristas.

Primeiro-ministro ganhou popularidade

O presidente francês reafirmou em abril que queria “se reinventar”, mas dando continuidade às reformas desde o início do mandato, que priorizam as políticas de saúde, principalmente depois da epidemia do coronavírus, projetos para a terceira idade e jovens. Desde o início do governo Macron, 17 ministros já deixaram o cargo.

O premiê francês é bem mais popular do que o presidente. Ele ganhou pontos com os franceses depois dos protestos dos coletes amarelos e os debates nacionais que o fizeram viajar por todo o país para discutir com a população medidas para melhorar o poder aquisitivo.

Essa confiança cresceu com a epidemia do coronavírus – a atuação de Philippe foi bastante elogiada, lembra a imprensa francesa. Segundo uma pesquisa divulgada no último dia 21 de junho, ele tem uma taxa de 50% de aprovação entre a população, contra cerca de 38% para Macron.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …