A foto do juiz Sergio Moro com Aécio Neves foi uma das mais comentadas nas redes sociais nesta quarta-feira (7), chegando aos trending topics do Twitter.
Essa terça-feira (6), diante de uma plateia de políticos tucanos e do presidente Michel Temer, o juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba e responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, recebeu o prêmio “Brasileiro do Ano”, da revista IstoÉ, na categoria Justiça.
Em cerimônia com a presença do presidente Michel Temer (PMDB) e do governador Geraldo Alckmin (PSDB), Moro sentou-se ao lado do presidente do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), com quem cochichou ao longo da solenidade. Os três ministros do PSDB participaram do evento, no qual houve entrega de premiações à atriz Grazi Massafera e à cantora Ludmilla.
Na ocasião, Moro destacou o trabalho do Judiciário e elogiou e dedicou a premiação ao atuação do STF (Supremo Tribunal Federal).
“Recebo este prêmio não como um reconhecimento pessoal, mas como um reconhecimento de um trabalho institucional, que envolve a primeira instância, as cortes de apelação, o superior tribunal de Justiça e o STF. O cidadão pode confiar na Justiça brasileira essa confiança é essencial. Recebo este prêmio muito humildemente”, afirmou.
Moro foi o mais aplaudido e foi lembrado em discursos dos homenageados, como o prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB).
Temer, que fez um breve discurso, não mencionou o juiz. Em discurso de apenas três minutos, Moro cumprimentou o presidente e disse que o ano foi muito cansativo.
Disse dedicar o prêmio a magistrados “de todas as instâncias”, especialmente os do Supremo Tribunal Federal.
“[A Justiça] tem assumido um papel cada vez mais importante na vida brasileira”.
Moro se opõe ao projeto de abuso de autoridade, em tramitação no Congresso, que prevê punições a juízes e a integrantes do Ministério Público e é muito criticado por procuradores da Lava Jato.
// Fala RN / MassapeCeará