Nesta sexta-feira (30), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello derrubou o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG), permitindo que ele volte às suas funções parlamentares. Além disso, Mello negou o pedido de prisão contra o senador da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Segundo o portal de notícias da Globo, Aécio Neves tinha sido afastado em maio após determinação do ministro Edson Fachin, que é relator da Lava Jato no STF. A decisão de Fachin foi tomada no âmbito da Operação Patmos, fase baseada nas delações da JBS – que também envolvem o presidente Michel Temer.
A justificativa para o afastamento do senador era de que havia o risco de Aécio usar seu poder para atrapalhar as investigações que decorrem contra ele.
O caso de Aécio foi passado ao ministro Marco Aurélio após Fachin redistribuir as investigações da delação da JBS. A defesa de Aécio tinha entrado com um recurso no tribunal e desde então ele aguardava uma decisão para saber se poderia retomar as atividades de senador.
Marco Aurélio também derrubou outras restrições aplicadas ao senador. Por exemplo, ele estava proibido de falar com outras pessoas investigadas no caso – como sua irmã, Andrea Neves – e também não podia deixar o país. Agora, ele pode.
Quem sou eu primo para julgar decisão do STF. (Roma locuta causa finita) .
merda
Quem é mais bandido? o que comete o crime, ou o que liberta o criminoso?
Por que precisamos de um STF nomeado por aqueles que eles devem julgar?
Fazemos de conta que temos justiça e colocamos a raposa para cuidar do galinheiro.
È tempo nós acordarmos para dar um basta nisso.
Esse STF é uma piada de mau gosto.
Parabéns Ministro Marco Aurélio Mello….cumprir o que determina a Lei não é o entendimento da maioria dos Brasileiros.