Ministro do STF derruba afastamento, permite que Aécio volte ao Senado e nega pedido de prisão

Lula Marques / Agência PT

O senador afastado Aécio Neves

O senador Aécio Neves

Nesta sexta-feira (30), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello derrubou o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG), permitindo que ele volte às suas funções parlamentares. Além disso, Mello negou o pedido de prisão contra o senador da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Segundo o portal de notícias da Globo, Aécio Neves tinha sido afastado em maio após determinação do ministro Edson Fachin, que é relator da Lava Jato no STF. A decisão de Fachin foi tomada no âmbito da Operação Patmos, fase baseada nas delações da JBS – que também envolvem o presidente Michel Temer.

A justificativa para o afastamento do senador era de que havia o risco de Aécio usar seu poder para atrapalhar as investigações que decorrem contra ele.

O caso de Aécio foi passado ao ministro Marco Aurélio após Fachin redistribuir as investigações da delação da JBS. A defesa de Aécio tinha entrado com um recurso no tribunal e desde então ele aguardava uma decisão para saber se poderia retomar as atividades de senador.

Marco Aurélio também derrubou outras restrições aplicadas ao senador. Por exemplo, ele estava proibido de falar com outras pessoas investigadas no caso – como sua irmã, Andrea Neves – e também não podia deixar o país. Agora, ele pode.

Ciberia //

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Quem é mais bandido? o que comete o crime, ou o que liberta o criminoso?
    Por que precisamos de um STF nomeado por aqueles que eles devem julgar?
    Fazemos de conta que temos justiça e colocamos a raposa para cuidar do galinheiro.
    È tempo nós acordarmos para dar um basta nisso.

  2. Parabéns Ministro Marco Aurélio Mello….cumprir o que determina a Lei não é o entendimento da maioria dos Brasileiros.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …

Companhia aérea adota copos comestíveis para substituir descartáveis

A redução do uso de plástico como medida de combate à poluição é necessidade urgente e, ainda que cada um de nós seja parte desse destrutivo consumo, é sabido que a diferença se dá de …

Senado votará pacote anticrime nesta quarta-feira, diz Alcolumbre

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que vai pautar para esta quarta-feira (11) a votação do pacote anticrime. O projeto foi aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados e passou nesta terça-feira (10) …

Vacina contra gastroenterite pode ser eficaz contra câncer, mostra pesquisa

O estudo, realizado por um grupo de cientistas franceses do Centro de Pesquisa em Cancerologia de Lyon, mostrou que a vacina usada para prevenir a gastroenterite em crianças pode provocar a morte de células cancerígenas …