Israel mata comandante da Jihad Islâmica em ataque aéreo

Forças israelense bombardeiam casa de líder extremista na Faixa de Gaza. Militantes palestinos reagem disparando dezenas de mísseis contra Israel. Autoridades pedem que população fique em casa.

Um importante comandante militar do grupo extremista palestino Jihad Islâmica foi morto na madrugada desta terça-feira (12/11) num ataque aéreo israelita na faixa de Gaza, anunciaram as autoridades israelenses.

“Um edifício na faixa de Gaza onde residia o comandante da Jihad Islâmica Baha Abu al-Ata, foi atacado”, informaram as Forças Armadas de Israel através de comunicado, acrescentando que a operação foi realizada em conjunto com o serviço de segurança interna israelense Shin Bet.

Abu al-Ata era líder das Brigadas Al-Quds, braço militar da Jihad Islâmica financiado em grande parte pelo Irã. Segundo as autoridades israelenses, ele preparava, nos últimos dias, atentados terroristas “iminentes” contra civis e militares israelenses.

No ataque contra a moradia, também foi morta a mulher do militante, e ao menos duas pessoas ficaram feridas. O grupo extremista advertiu que Israel cruzou “uma linha vermelha”, mobilizou os militantes e declarou o estado de emergência.

O governo israelense informou que a operação foi autorizada pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o ministro da Defesa, Naftali Bennet, que está no cargo desde domingo.

O porta-voz militar israelense Jonathan Conricus garantiu que Israel não retornará à política de assassinatos direcionados e que a medida foi uma ação única, para impedir “uma ameaça direta”. Assassinatos direcionados são controversos, críticos acusam a prática de violar o direito internacional.

Na mesma manhã, um ataque aéreo semelhante em Damasco teria alvejado outro comandante da Jihad Islâmica, conhecido como Akram al Ajouri. O grupo extremista acusou Israel, que não confirmou o ataque. A agência de notícias estatal síria Sana afirmou que duas pessoas foram mortas no ataque aéreo israelense. A agência também noticiou outros dois ataques por foguetes israelenses em Damasco, que teriam matado seis pessoas.

Militantes palestinos reagiram ao assassinato de Baha Abu al-Ata com maciços ataques de foguetes contra numerosas aldeias do sul ao centro de Israel. Militares israelenses registraram o disparo de cerca de 50 mísseis contra Israel.

Alarmes antiaéreos tocaram em Tel Aviv pela manhã. Segundo os paramédicos, uma menina israelense de oito anos foi internada em estado crítico após um ataque de foguete.

A mídia israelense informou que o sistema de defesa Iron Dome (cúpula de ferro) conseguiu neutralizar cerca de 20 foguetes. Os militares de Israel haviam anteriormente transferido um contingente adicional de tropas para as áreas de fronteira.

As Forças Armadas de Israel pediram à população que fique em casa ou em ambientes fechados pelo menos até quarta-feira. Escolas permaneceram fechadas no sul e centro do país. Os militares preveem que os ataques e disparos de Gaza em direção a Israel continuarão “por algum tempo”.

O serviço de trem próximo à Faixa de Gaza foi parcialmente interrompido. As autoridades israelenses fecharam estradas ao trânsito em diferentes partes do país, principalmente nas proximidades de Gaza, e bloquearam o acesso ao enclave.

Enquanto isso, foi registrado outro ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza, que matou pelo menos um palestino militante. Segundo fontes militares, dois ativistas da Jihad Islâmica foram alvejados quando se deslocavam de motocicleta no norte da Faixa de Gaza. Eles estariam preparando um ataque com foguete contra Israel quando foram atingidos por um caça israelense. O Ministério da Saúde palestino em Gaza disse que um homem foi morto e vários outros ficaram feridos.

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …