O Mar da Galileia, onde segundo a Bíblia Jesus teria andado sobre a água, será reabastecido com água do mar dessalinizada. A decisão foi tomada recentemente pelas autoridades locais.
O resgate do Mar da Galileia acontece depois de ter atingido o seu nível mais baixo do último século, resultado de longos períodos de seca consecutivos. De acordo com o projeto, o governo irá encher o lago com 100 milhões de metros cúbicos de água todos os anos até 2022.
A informação foi confirmada ao The Guardian pelo representante do Ministério de Energia e Água do país, Yechezkel Lifshitz.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, teria dito anteriormente que o país tinha mostrado “uma incrível capacidade para lidar com o problema da água ao longo dos anos”. Mas parece que não é bem assim.
Atualmente, estão em construção duas unidades dessalinizadoras de água do mar na Galileia Ocidental, no norte de Israel, e em Nahal Sorek, no sul do país, que devem produzir 300 milhões de metros cúbicos de água dessalinizada todos os anos, que irá garantir também o abastecimento de água à população.
“Vamos transformar o lago em uma reserva de água dessalinizada, algo que ainda não foi feito até agora”, comemorou Netanyahu.
O Mar da Galileia é um local sagrado para os cristãos e aparece em inúmeras passagens bíblicas, sobretudo relacionado com os milagres de Jesus. O local é um extenso lago com cerca de 19 quilômetros de comprimento e uma largura aproximada de 13 quilômetros, tendo o rio Jordão como principal afluente.
Ciberia // ZAP