Nova espécie de cobra venenosa é descoberta por acaso na Austrália

(dr) Bryan Fry / Universidade de Queensland

O mais recente membro da família das serpentes “bandy-bandy”, da espécie Vermicella Parscauda

Uma nova espécie de cobra extremamente venenosa foi descoberta em Queensland, na Austrália. Porém, os cientistas estão preocupados que o réptil já esteja em perigo de extinção.

O mais recente membro da família das serpentes “bandy-bandy”, da espécie Vermicella Parscauda, foi encontrado por Bryan Fry, da Universidade de Queensland, na Austrália, e pelo resto da sua equipe, na cidade de Weipa, perto de minas de extração de bauxita, uma mistura natural de óxidos de alumínio que já foi considerada um mineral.

Em declarações ao Daily Mail, o biólogo conta que o réptil foi encontrado em um bloco de cimento. “Essa cobra é escavadora, portanto, ficamos surpreendidos por encontrá-la neste local perto do mar”, acrescentando que a equipe estava à procura de cobras marinhas.

“Depois de analisar essa ‘bandy-bandy’ percebemos que se trata de uma nova espécie, visualmente e geneticamente distinta de todas as já encontradas no litoral leste da Austrália e no interior do país”, explica o pesquisador.

A “bandy-bandy” é uma cobra noturna, subterrânea, de cor negra com anéis brancos e que geralmente se esconde debaixo das rochas e troncos e vive exclusivamente na Austrália. Além disso, é extremamente venenosa.

Um conhecido caçador de cobras de Queensland, Brydie Maro, assegurou ao jornal britânico que o encontro com uma “bandy-bandy” pode ser fatal, comparando a toxicidade do seu veneno com a da cobra negra de barriga vermelha.

Até o momento, só foram encontrados seis espécimes da serpente recentemente descoberta. Fry acredita que o réptil vive na área das minas e é exatamente isso que pode estar colocando a espécie em perigo de extinção, devido à extração excessiva de bauxita.

A espécie encontrada “é muito singular se comparada com todas as outras ‘bandy-bandys’ e reforça o pouco que realmente sabemos sobre a nossa biodiversidade e o muito que podemos estar perdendo devido à atividade econômica de curto prazo”, destacou.

Ciberia // Sputnik / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Experiências de quase-morte: luz no fim do túnel pode ter explicação

Pessoas que estiveram à beira da morte afirmam ter visto uma luz branca brilhante no fim de um túnel e encontrado familiares ou animais de estimação. Apesar do tom sobrenatural, a ciência consegue explicar o …

Setenta anos depois, teste de DNA reúne mãe e filha pela primeira vez

Genevieve achava que sua bebê recém-nascida tinha morrido no parto. Mas não: foi adotada por uma família da Califórnia que mentiu sobre suas origens. Agora, mãe e filha se conheceram graças a um teste de …

“Lobisomem da Sibéria”: maior assassino em série da Rússia era policial e matou 78 mulheres

Um ex-policial russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado nesta segunda-feira (10) na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história …

Pacto Global para Migração da ONU é aprovado por mais de 150 países

O Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular das Nações Unidas (ONU) foi aprovado nesta segunda-feira (10) por mais de 150 países presentes na conferência intergovernamental da organização na cidade marroquina de Marraquexe. A …

Brasileiro é eleito para Associação Internacional de Seguridade Social

O secretário de Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Abi-Ramia Caetano, foi eleito para o cargo de secretário-geral da Associação Internacional de Seguridade Social (2019-2024). Ele será o primeiro brasileiro a ocupar a posição. Em …

Professora diz aos alunos que o Papai Noel não existe (e é demitida)

Uma professora substituta, em uma cidade norte-americana, já não vai voltar a ser chamada para dar aulas – além do Papai Noel, ela também “matou” o Coelhinho da Páscoa e a Fada do Dente. Por todo …

Maior quebra-cabeças do mundo é uma ilha congelada na Rússia

Localizado entre o Oceano Ártico e os mares gelados do norte da Sibéria, o aglomerado de rochas, conhecidas como as Ilhas da Nova Sibéria, é frio e remoto. As ilhas são uma tela quase desabitada coberta …

O melhor amigo do homem é a solução para a depressão

Há muito tempo se ouve pessoas dizerem, mas a Ciência acaba de comprovar: o cão é mesmo o melhor amigo do homem, sobretudo quando este sofre de depressão. De acordo com um novo estudo, realizado por …

O arroz “esconde” um perigo para o corpo humano

O arroz, grão amplamente utilizado por todo o mundo como parte essencial da dieta alimentar humana, pode acumular grandes quantidades de arsênico e outras toxinas, a maioria das quais entra no corpo durante a digestão. A …

Teste experimental detecta câncer em apenas 10 minutos

Cientistas australianos desenvolveram um novo teste capaz de detectar câncer em apenas 10 minutos, utilizando o DNA obtido através de uma amostra de sangue. A detecção precoce tem melhorado significativamente o prognóstico do câncer. Por esse …