Nova espécie de cobra venenosa é descoberta por acaso na Austrália

(dr) Bryan Fry / Universidade de Queensland

O mais recente membro da família das serpentes “bandy-bandy”, da espécie Vermicella Parscauda

Uma nova espécie de cobra extremamente venenosa foi descoberta em Queensland, na Austrália. Porém, os cientistas estão preocupados que o réptil já esteja em perigo de extinção.

O mais recente membro da família das serpentes “bandy-bandy”, da espécie Vermicella Parscauda, foi encontrado por Bryan Fry, da Universidade de Queensland, na Austrália, e pelo resto da sua equipe, na cidade de Weipa, perto de minas de extração de bauxita, uma mistura natural de óxidos de alumínio que já foi considerada um mineral.

Em declarações ao Daily Mail, o biólogo conta que o réptil foi encontrado em um bloco de cimento. “Essa cobra é escavadora, portanto, ficamos surpreendidos por encontrá-la neste local perto do mar”, acrescentando que a equipe estava à procura de cobras marinhas.

“Depois de analisar essa ‘bandy-bandy’ percebemos que se trata de uma nova espécie, visualmente e geneticamente distinta de todas as já encontradas no litoral leste da Austrália e no interior do país”, explica o pesquisador.

A “bandy-bandy” é uma cobra noturna, subterrânea, de cor negra com anéis brancos e que geralmente se esconde debaixo das rochas e troncos e vive exclusivamente na Austrália. Além disso, é extremamente venenosa.

Um conhecido caçador de cobras de Queensland, Brydie Maro, assegurou ao jornal britânico que o encontro com uma “bandy-bandy” pode ser fatal, comparando a toxicidade do seu veneno com a da cobra negra de barriga vermelha.

Até o momento, só foram encontrados seis espécimes da serpente recentemente descoberta. Fry acredita que o réptil vive na área das minas e é exatamente isso que pode estar colocando a espécie em perigo de extinção, devido à extração excessiva de bauxita.

A espécie encontrada “é muito singular se comparada com todas as outras ‘bandy-bandys’ e reforça o pouco que realmente sabemos sobre a nossa biodiversidade e o muito que podemos estar perdendo devido à atividade econômica de curto prazo”, destacou.

Ciberia // Sputnik / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Operação Maleta Verde", o escândalo que atinge governo e oposição na Venezuela

Com semblante mais sério que de costume, Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela pelos Estados Unidos, pelo parlamento da União Europeia e por vários países da América Latina, dirigiu-se a jornalistas reunidos em …

Sarampo causou mais de 140 mil mortes em 2018

De acordo com OMS, maioria das vítimas tinha menos de cinco anos de idade e não havia sido vacinada. No ano passado, foram registrados quase 10 milhões de casos da doença no mundo. O sarampo causou …

O que contribuiu em peso para o 'colapso maia'?

Pesquisas recentes reforçam a teoria de que o colapso de muitas das grandes cidades maias mesoamericanas estava relacionado a períodos prolongados de seca, alguns de até 200 anos. Nayelli Jiménez Cano, pesquisadora do Laboratório de Zooarqueologia …

Com 39% da população abaixo da linha da pobreza, Ruanda patrocina PSG e causa polêmica

O time de futebolParis Saint-Germain (PSG) divulgou nesta quarta-feira (4), uma parceria de três anos com o governo de Ruanda, sem especificar o valor. Em maio de 2018, o país africano já havia assinado um acordo …

Os pássaros estão encolhendo, e você nunca vai adivinhar por quê

De acordo com um novo estudo americano, devido a mudança climática, os pássaros estão encolhendo em tamanho, embora a envergadura de suas asas esteja ficando maior. “Descobrimos que quase todas as espécies estavam ficando menores. As …

Navio de combate alemão da 1ª Guerra Mundial é encontrado nas Malvinas

Um cruzador alemão, afundado pelos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial em 8 de dezembro de 1914, foi achado perto da costa das ilhas Malvinas. Trata-se do SMS Scharnhorst, principal navio da esquadra do almirante Maximilian …

Impeachment de Trump avança nos EUA: entenda o caso em poucas palavras

Você já deve ter ouvido falar que a reação a um polêmico telefonema com um líder estrangeiro ameaça o futuro da Presidência de Donald Trump. O presidente americano enfrenta um inquérito de impeachment sob a acusação …

Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus …

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …

Radar aéreo descobre um navio viking em uma fazenda

Um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriu um navio viking em uma fazenda usando radar aéreo. O achado foi uma surpresa e um golpe de sorte, uma vez que este local …