“É terrível ser velho na Suécia”: 88% dos idosos com Covid-19 morreram sem cuidados hospitalares

Beirit, 75 anos, tem uma longa carreira como professora de música. Como muitos idosos na Suécia, ela segue as recomendações do governo para limitar seus passeios e contatos. Mas isso não a impede de ser muito crítica às decisões do país para administrar a crise da Covid-19.

É terrível ser velho na Suécia. Nos dizem que a comunidade cuida dos idosos, mas isso é uma grande mentira. Nas creches, você precisa de um diploma para trabalhar com crianças, mas para cuidar de idosos, pode ser qualquer pessoa da rua. E eles não mandam os idosos para o hospital, porque haveria muitos, então os deixam morrer em suas camas, sem nenhuma ajuda,” lamenta.

A decisão de ampliar a proibição de visitas em casas de repouso mostrou mais uma vez o impacto do coronavírus sobre os idosos na Suécia. Mais da metade das vítimas da Covid-19 no país viviam em asilos, como em muitos países europeus. O governo fez da proteção deles uma prioridade. Mas isso não impediu o massacre: 88% das mortes de coronavírus entre os suecos eram de pessoas com mais de 70 anos.

Muitas famílias dizem que centenas de mortes poderiam ter sido evitadas se esses pacientes idosos tivessem sido hospitalizados, em vez de serem tratados com morfina. É também o que pensa Yngve Gustafson, professor de geriatria de Umeå, conhecido pelos suecos por ter participado de vários programas de televisão.

“Em Estocolmo, 88% dos pacientes em casas de repouso morreram nas casas de repouso, apenas 12% foram hospitalizados. O problema remonta à década de 1990, quando começamos a analisar a relação custo-benefício de certos tratamentos para certos grupos de pacientes. Mais idosos teriam sobrevivido se lhes fossem oferecidos cuidados hospitalares”, diz Gustafson.

Modelo de isolamento vertical

Único país nórdico a não adotar o isolamento horizontal, a Suécia também lidera o número de mortos pelo coronavírus na região. Restaurantes, lojas, shoppings, creches e escolas do ensino fundamental continuaram abertos durante a pandemia, embora fosse notável a redução do movimento nas ruas.

A estratégia dissonante adotada pelo país tem sido citada por partidários do isolamento vertical, inclusive no Brasil, como um modelo a ser seguido. Porém, a maior parte da população segue as orientações do governo de manter distanciamento social, e o isolamento dos idosos é particularmente recomendado.

Europeus devem evitar a Suécia no verão

Relatório recente do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) aponta que, enquanto quase todos os países europeus parecem “ter controlado” a circulação do coronavírus, uma destinação é claramente desaconselhada pela entidade nessas férias: a Suécia.

A ECDC atribui uma “nota corona” a cada país, de acordo com a evolução do vírus. Para marcar mais pontos, o país deve contar menos de 20 contaminações por 100.000 habitantes nas últimas duas semanas. Porém, algumas regiões da Suécia têm mais de 120 casos/100.000 habitantes.

Lucro X idosos

Após a crise do coronavírus, a Suécia terá de enfrentar outra discussão sanitária que apareceu na epidemia: as condições de trabalho em lares de idosos, grande parte dos quais são administrados por grupos privados – mais do que em outros países escandinavos.

“O que significa buscar o lucro ao cuidar de um lar de idosos?” Eu acho que vai ser um debate importante na Suécia depois da crise”, reconheceu a ministra das Finanças, Magdalena Andersson.

Uma investigação foi aberta pela Inspetoria de Saúde da Suécia sobre o trabalho em lares de idosos, bem como para apurar a seleção de pacientes em hospitais suecos.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

As vovós que lutam pela democracia na Polônia

Idosas polonesas organizam protestos regulares contra erosão da democracia no país, governado por partido ultraconservador. "Não sou capaz de ficar tranquila em casa, cada violação dos direitos me dói", diz aposentada. Clima de fim de expediente …

Coruja super rara dá o ar da graça depois de 125 anos

A coruja rajá de Bornéu (Otus brookii brookii) é uma espécie tão pequena que apenas seu tamanho já tornaria sua identificação mais complexa. Nativa do Sudeste da Ásia e com peso médio de apenas 100 gramas, …

Nintendo bate todos os recordes de lucros com videogames durante a pandemia

A Nintendo apresentou resultados recordes para o ano fiscal de 2020/21 encerrado em 31 de março, impulsionada pela mania global dos videogames em tempos de pandemia, mas o grupo japonês não espera repetir essa …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

Médicos no Canadá têm deparado com pacientes que apresentam sintomas semelhantes aos da doença de Creutzfeldt-Jakob, um mal raro e fatal que ataca o cérebro. Mas quando resolveram investigar o mal em mais detalhe, o …

Governador do Rio diz que operação que terminou com 25 mortos foi ação de 'inteligência'

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que a operação da Polícia Civil realizada no Jacarezinho foi "ação pautada e orientada por longo e detalhado trabalho de inteligência e investigação".  A operação terminou com …

Butantan diz que ataques de Bolsonaro à China afetam vacinas

Presidente insinuou que chineses, principais fornecedores de matéria-prima para imunizantes ao Brasil, criaram vírus como parte de "guerra química". "Essas declarações têm impacto", diz diretor do Instituto Butantan. A direção do Instituto Butantan e o governador …

Fotos da última sessão de Kurt Cobain são vendidas como NFT

As imagens da última sessão de fotos da vida do compositor e cantor Kurt Cobain irão a leilão em formato de token não-fungível, os célebres NFTs. O anúncio foi feito por Jesse Frohman, fotógrafo por trás …

EUA, França e Rússia apoiam quebra de patentes contra a Covid-19, mas laboratórios resistem

A ideia de suspender as patentes da fabricação de vacinas contra a Covid-19 continuou a ganhar apoio em todo o mundo nesta quinta-feira, após o impulso inicial dado Estados Unidos. Porém, os laboratórios resistem, …

Descoberta a evidência mais antiga de atividade humana

Uma das atividades mais antigas de humanos foi identificada em uma caverna na África do Sul. Uma equipe de geólogos e arqueólogos encontrou evidências de que nossos ancestrais estavam fazendo fogo e ferramentas na Caverna …

Jeff Bezos: os planos do homem mais rico do mundo para voo espacial turístico

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, afirma que está pronto para levar pessoas ao espaço. A empresa Blue Origin, do empresário americano detentor de uma fortuna estimada em R$ 1 trilhão, diz que lançará uma tripulação …