“É terrível ser velho na Suécia”: 88% dos idosos com Covid-19 morreram sem cuidados hospitalares

Beirit, 75 anos, tem uma longa carreira como professora de música. Como muitos idosos na Suécia, ela segue as recomendações do governo para limitar seus passeios e contatos. Mas isso não a impede de ser muito crítica às decisões do país para administrar a crise da Covid-19.

É terrível ser velho na Suécia. Nos dizem que a comunidade cuida dos idosos, mas isso é uma grande mentira. Nas creches, você precisa de um diploma para trabalhar com crianças, mas para cuidar de idosos, pode ser qualquer pessoa da rua. E eles não mandam os idosos para o hospital, porque haveria muitos, então os deixam morrer em suas camas, sem nenhuma ajuda,” lamenta.

A decisão de ampliar a proibição de visitas em casas de repouso mostrou mais uma vez o impacto do coronavírus sobre os idosos na Suécia. Mais da metade das vítimas da Covid-19 no país viviam em asilos, como em muitos países europeus. O governo fez da proteção deles uma prioridade. Mas isso não impediu o massacre: 88% das mortes de coronavírus entre os suecos eram de pessoas com mais de 70 anos.

Muitas famílias dizem que centenas de mortes poderiam ter sido evitadas se esses pacientes idosos tivessem sido hospitalizados, em vez de serem tratados com morfina. É também o que pensa Yngve Gustafson, professor de geriatria de Umeå, conhecido pelos suecos por ter participado de vários programas de televisão.

“Em Estocolmo, 88% dos pacientes em casas de repouso morreram nas casas de repouso, apenas 12% foram hospitalizados. O problema remonta à década de 1990, quando começamos a analisar a relação custo-benefício de certos tratamentos para certos grupos de pacientes. Mais idosos teriam sobrevivido se lhes fossem oferecidos cuidados hospitalares”, diz Gustafson.

Modelo de isolamento vertical

Único país nórdico a não adotar o isolamento horizontal, a Suécia também lidera o número de mortos pelo coronavírus na região. Restaurantes, lojas, shoppings, creches e escolas do ensino fundamental continuaram abertos durante a pandemia, embora fosse notável a redução do movimento nas ruas.

A estratégia dissonante adotada pelo país tem sido citada por partidários do isolamento vertical, inclusive no Brasil, como um modelo a ser seguido. Porém, a maior parte da população segue as orientações do governo de manter distanciamento social, e o isolamento dos idosos é particularmente recomendado.

Europeus devem evitar a Suécia no verão

Relatório recente do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) aponta que, enquanto quase todos os países europeus parecem “ter controlado” a circulação do coronavírus, uma destinação é claramente desaconselhada pela entidade nessas férias: a Suécia.

A ECDC atribui uma “nota corona” a cada país, de acordo com a evolução do vírus. Para marcar mais pontos, o país deve contar menos de 20 contaminações por 100.000 habitantes nas últimas duas semanas. Porém, algumas regiões da Suécia têm mais de 120 casos/100.000 habitantes.

Lucro X idosos

Após a crise do coronavírus, a Suécia terá de enfrentar outra discussão sanitária que apareceu na epidemia: as condições de trabalho em lares de idosos, grande parte dos quais são administrados por grupos privados – mais do que em outros países escandinavos.

“O que significa buscar o lucro ao cuidar de um lar de idosos?” Eu acho que vai ser um debate importante na Suécia depois da crise”, reconheceu a ministra das Finanças, Magdalena Andersson.

Uma investigação foi aberta pela Inspetoria de Saúde da Suécia sobre o trabalho em lares de idosos, bem como para apurar a seleção de pacientes em hospitais suecos.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …