Ivanka se prepara para ser presidente; cargo que o pai nunca quis ocupar

nasahqphoto / Flickr

Donald Trump ao lado da filha, Ivanka

No livro “Fogo e Fúria: Por dentro da Casa Branca de Trump”, Michael Wolff relata confrontos entre Trump e seu círculo mais próximo.

Na próxima terça-feira (9), o livro do jornalista Michael Wolff seria lançado, mas a circulação da obra começa já nesta sexta (5). Nas páginas, o autor faz uma série de revelações e relatos explosivos, que contaram com a ajuda de Steve Bannon, ex-assessor do presidente dos EUA.

O livro, baseado em mais de 200 entrevistas com o presidente, seu círculo mais íntimo e outras pessoas da administração, tem prometido informações que deixam cidadãos de todo o mundo intrigados. Por isso, alguns jornais fizeram compilações de algumas das maiores revelações que a obra contém.

O The Guardian, por exemplo, assegura que Ivanka Trump se prepara para ser presidente dos EUA. A filha e o genro de Donald Trump teriam feito um acordo, segundo o livro, sobre quem concorrerá um dia à presidência dos EUA. “A primeira mulher presidente dos Estados Unidos não poderia ser Hillary Clinton. Tem que ser Ivanka“, assegura o autor.

Depois de deixar a Casa Branca, quem teria também decidido concorrer à presidência dos EUA é Steve Bannon, assegura o livro. “A frase ‘se eu fosse presidente…’, começou a ser trocada por frases começadas por ‘quando eu for presidente…‘”. O autor do livro conta também que Bannon teria cortejado os principais doadores republicanos, “fazendo o que podia para ‘engraxá-los’”.

O livro fala na primeira proibição de entrada de muçulmanos nos EUA, emitida para o caos e protestos nos aeroportos dos EUA, e que causou consternação entre os funcionários da Casa Branca. Bannon afirmou que a proibição foi publicada no final de uma sexta-feira precisamente para irritar e provocar os liberais, “então os flocos de neve apareceriam nos aeroportos e na revolta”.

No livro, o autor conta ainda que o presidente dos EUA conversou com o empresário norte-americano Rupert Murdoch sobre a política de imigração que, supostamente, teria levado o magnata da mídia a rotular Trump de “um grande idiota”.

Filho de Trump se reuniu com os russos

Entre outras coisas, o livro revela que o ex-assessor de Trump, Steve Bannon, considera uma reunião em junho de 2016, entre Donald Trump Jr., Jared Kushner, Paul Manafort e a advogada russa Natalia Veselnitskaya que ofereceram informações incriminadoras sobre Hillary Clinton na Trump Tower, foi “um ato de traição”, antipatia”, e uma “merda“.

Bannon também afirma que Trump sabia da reunião e que chegou a conhecer os russos envolvidos: “A probabilidade de Donald Trump Jr. não ter levado os russos até o escritório do pai no 26º andar é de 0%”.

Perguntado pelo presidente-executivo da Fox News, Roger Ailes, o que Trump tinha “conseguido com os russos”, Bannon respondeu: “Basicamente, ele foi à Rússia pensando que iria encontrar Putin, mas Putin não queria saber dele. Então ele continuou tentando”.

Em conversa com o autor do livro, Bannon avisou que a investigação da suposta interferência russa nas eleições iria culminar com lavagem de dinheiro e previu: “Eles vão esmagar Trump Jr. como um ovo na televisão nacional”.

Trump nunca quis ganhar as eleições

No polêmico livro do jornalista Michael Wolff, o autor conta que nunca ninguém na campanha de Trump esperou ganhar as eleições presidenciais, nem mesmo o próprio Trump.

Na realidade, o agora presidente dos Estados Unidos da América, que sucedeu Barack Obama, via eleições e a campanha pré-eleitoral como uma alavanca para uma carreira política ou na televisão.

Segundo o autor, Melania Trump teria ficado “horrorizada” com a perspectiva da vitória.

Na noite das eleições, quando se tornou claro que Trump podia, de fato, ganhar de Hillary Clinton e se mudar para a Casa Branca, de acordo com o livro, “Melania ficou em lágrimas – e não foi de alegria”. O diretor de comunicação da primeira-dama rejeitou a afirmação e disse que o livro só poderia ser “vendido na seção de ficção científica”.

Apesar disso, ao saber que tinha ganhado, Donald Trump ignorou os medos de toda a sua equipe – e da própria esposa – e ficou radiante. “Isto é maior do que alguma vez sonhei” e “ganhamos completamente” foram as frases mais ouvidas durante aquela noite.

Depois disso, Trump não teria gostado da própria tomada de posse, que tanta polêmica causou. “Estava com raiva”, lê-se no livro.

Trump tenta travar publicação do livro

O presidente dos EUA tentou travar a publicação do livro, que estava prevista para a próxima terça-feira, e acabou por fazer com que a publicação fosse antecipada para esta sexta-feira (5).

Podem comprá-lo (e lê-lo) amanhã. Obrigado, senhor presidente“, foi assim que a equipe por trás do livro de Michael Wolff respondeu a uma intimação da equipe de advogados de Donald Trump para que o livro não fosse posto à venda.

Depois disso, o presidente dos EUA recorreu ao Twitter para dizer que a obra está repleta de mentiras, uma vez que Trump nunca teria autorizado que o jornalista tivesse acesso à Casa Branca.

A ira de Trump dirigida contra Wolff surgiu depois de o presidente ter emitido um comunicado raro condenando seu ex-confidente Bannon, um homem ligado à extrema-direita norte-americana que se juntou à campanha republicana em agosto de 2016 e que integrou o atual governo dos EUA até agosto seguinte.

“Steve Bannon não tem nada a ver comigo ou com a minha presidência”, garantiu Trump. “Quando foi despedido, perdeu não só o emprego como a cabeça“.

Logo a seguir, a porta-voz da Casa Branca disse aos jornalistas que o presidente está “furioso e enojado” com os ataques de Bannon à família Trump, entre eles acusar o filho mais velho do presidente, Donald Trump Jr., de ter participado de um encontro “não-patriótico” que representa um crime de “traição” à pátria, e dizer que Ivanka Trump é “burra que nem uma porta” e que seu desejo é se tornar “a primeira mulher presidente” da América.

Esta tarde é esperado que o autor dê sua primeira entrevista sobre o livro ao canal NBC, depois de especialistas terem garantido que Trump não tem chance de impedir que a obra seja posta em circulação.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …