Estudo revela: fãs de Harry Potter são mais tolerantes e empáticos

(dr) Warner Bros. Pictures

Harry Potter e a Ordem da Fénix, David Yates (2007)

As pessoas que gostam de Harry Potter são mais propensas a serem tolerantes e empáticas, aponta estudo. Está comprovado: somos influenciados por aquilo que lemos.

O estudo The greatest magic of Harry Potter: reducing prejudice, publicado pelo Journal Of Applied Social Psychology, foi o responsável pela conclusão.

A pesquisa em questão foi realizada através de três estudos relacionados com a leitura dos livros do universo de Harry Potter, por parte de estudantes de diferentes idades. No final, os responsáveis concluíram que os estudantes que mais gostavam de Harry Potter demonstravam ser mais tolerantes para com as minorias.

Alvo Dumbledore, Harry Potter e o Cálice de Fogo

Na primeira parte do estudo, foi realizado um curso de seis semanas sobre o universo de Harry Potter. Os participantes foram 34 alunos italianos do 5º ano que, após as seis semanas do curso, receberam questionários.

A conclusão obtida é que os alunos que se demonstravam mais interessados nas aulas eram também os que se mostravam abertos a entender a situação dos imigrantes que chegam à Europa.

Na segunda parte do estudo, foram mais participantes, 117 alunos do ensino médio, sendo focada na questão LGBTI+. A conclusão foi reiterada: os alunos que gostavam mais de Harry Potter eram também aqueles que apresentavam opiniões mais favoráveis em relação à comunidade LGBTI+.

Na última etapa, envolvendo estudantes universitários do Reino Unido, foi possível concluir que os alunos que se identificavam menos com o vilão da saga, Lord Voldemort, eram também aqueles que se preocupavam mais com os refugiados. É certeza que o lorde das trevas ficou bastante desiludido.

O estudo veio demonstrar que o contato prolongado através da leitura de histórias é uma estratégia poderosa para melhorar as atitudes de grupos externos. Seria a leitura, de fato, a melhor ferramenta para a construção de um mundo melhor?

Ciberia // Espalha Factos / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …