Estudo revela: fãs de Harry Potter são mais tolerantes e empáticos

(dr) Warner Bros. Pictures

Harry Potter e a Ordem da Fénix, David Yates (2007)

As pessoas que gostam de Harry Potter são mais propensas a serem tolerantes e empáticas, aponta estudo. Está comprovado: somos influenciados por aquilo que lemos.

O estudo The greatest magic of Harry Potter: reducing prejudice, publicado pelo Journal Of Applied Social Psychology, foi o responsável pela conclusão.

A pesquisa em questão foi realizada através de três estudos relacionados com a leitura dos livros do universo de Harry Potter, por parte de estudantes de diferentes idades. No final, os responsáveis concluíram que os estudantes que mais gostavam de Harry Potter demonstravam ser mais tolerantes para com as minorias.

Alvo Dumbledore, Harry Potter e o Cálice de Fogo

Na primeira parte do estudo, foi realizado um curso de seis semanas sobre o universo de Harry Potter. Os participantes foram 34 alunos italianos do 5º ano que, após as seis semanas do curso, receberam questionários.

A conclusão obtida é que os alunos que se demonstravam mais interessados nas aulas eram também os que se mostravam abertos a entender a situação dos imigrantes que chegam à Europa.

Na segunda parte do estudo, foram mais participantes, 117 alunos do ensino médio, sendo focada na questão LGBTI+. A conclusão foi reiterada: os alunos que gostavam mais de Harry Potter eram também aqueles que apresentavam opiniões mais favoráveis em relação à comunidade LGBTI+.

Na última etapa, envolvendo estudantes universitários do Reino Unido, foi possível concluir que os alunos que se identificavam menos com o vilão da saga, Lord Voldemort, eram também aqueles que se preocupavam mais com os refugiados. É certeza que o lorde das trevas ficou bastante desiludido.

O estudo veio demonstrar que o contato prolongado através da leitura de histórias é uma estratégia poderosa para melhorar as atitudes de grupos externos. Seria a leitura, de fato, a melhor ferramenta para a construção de um mundo melhor?

Ciberia // Espalha Factos / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …

Twitter pode ser multado em US$ 250 milhões por abuso de dados dos usuários

O Twitter confessou que, possivelmente, será multado em até US$ 250 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, no original em inglês) por ter desrespeitado um acordo firmado em 2011 com a agência …

OMS afirma que não há solução milagrosa para lutar contra Covid-19

A Organização Mundial de Saúde avisou na segunda-feira que não há, nem haverá uma solução milagre contra a pandemis de Covid-19, não obstante a corrida que se verifica actualmente de forma a descobrir uma vacina …

Alemanha quer exigir de viajantes teste de covid-19 feito antes de embarque

Ministro da Saúde alemão defende que passageiros vindos de territórios de risco, incluindo o Brasil, apresentem exame negativo realizado em país de origem para entrar na Alemanha. O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, defendeu nesta …

Uma poção medieval provou ser eficaz contra bactérias

Uma fórmula de mil anos de idade para o tratamento infecções nos olhos talvez leve os cientistas a um novo caminho para lutar contra a resistência aos antibióticos. A poção parece mesmo bruxaria: cebola, vinho, alho …

Microsoft confirma intenção de comprar o TikTok

Em um final de semana conturbado para o aplicativo TikTok, o presidente norte-americano Donald Trump deu um prazo de 45 dias para a Microsoft concretizar a aquisição da rede social chinesa. A notícia divulgada pela agência …

Com 200.000 mortes, América Latina é segunda região do mundo mais afetada pela Covid-19

A região da América Latina e do Caribe alcançou a fúnebre marca de 200.212 mortes pelo novo coronavírus e é a segunda no mundo mais afetada pela pandemia, depois da Europa (210.435 óbitos para …

Autoridade de saúde da administração Trump rejeita hidroxicloroquina como tratamento para COVID-19

O responsável por coordenar a aplicação de testes de COVID-19 nos EUA afirmou neste domingo (2) que não há evidências de que a hidroxicloroquina seja um tratamento eficaz contra o novo coronavírus. O secretário assistente do …

Julho foi mês mais fatal da pandemia de covid-19 no Brasil

Com quase 33 mil vítimas, julho foi o pior mês desde as primeiras infecções com o coronavírus no país. Em São Paulo, estado mais atingido, Instituto Butantan oferece testes grátis da doença respiratória na capital. O …