Já há provas de que estamos conseguindo reduzir o buraco na camada de ozônio

De acordo com a NASA, os cientistas comprovaram, através de imagens de satélite, que o buraco na camada de ozônio regrediu. E o mérito? É nosso!

Segundo os cientistas da NASA, a interdição do uso de químicos que contêm cloro, como os clorofluorcarbonetos (CFCs), foi o principal motivo da regressão do buraco na camada de ozônio.

Os dados, que constam em um estudo recentemente publicado na Geophysical Research Letters, foram obtidos com o Aura, um satélite em órbita da Terra que permite analisar a camada de ozônio assim como a qualidade do ar e o clima.

Assim, usando o Microwave Limb Sounder (MLS) – a bordo do satélite Aura – os cientistas conseguiram medir o ácido clorídrico, que é criado quando o cloro, depois de destruir quase todo o ozônio disponível, reage com o metano.

Segundo o ScienceAlert, a equipe chegou à conclusão que os níveis de cloro diminuíram aproximadamente 0,8% ao ano e observaram também uma reversão de aproximadamente 20% na diminuição da camada de ozônio no continente gelado da Antártida.

Estas alterações na espessura da camada de ozônio no inverno antártico – que acontece entre julho e setembro – foram registradas diariamente entre 2005 e 2016.

“Neste período, as temperaturas na Antártida são sempre muito baixas, pelo que a taxa de destruição da camada de ozônio depende principalmente da quantidade de cloro existente”, explicou Susan Strahan, cientista da NASA.

Os cientistas analisaram a composição química da camada de ozônio durante 11 anos para concluírem que houve, de fato, uma regressão na diminuição da sua espessura.

Esta diminuição deveu-se à proibição de CFCs. Os clorofluorcarbonetos são compostos químicos de longa duração que se elevam para a estratosfera (onde existe a camada de ozônio), e são quebrados pela radiação ultravioleta do Sol, liberando átomos de cloro que destroem as moléculas de ozônio.

Esta proibição resulta do Protocolo de Montreal, que tinha como objetivo reduzir, de forma significativa, o uso de clorofluorcarboneto. Em 1987, os países signatários deste tratado se comprometeram a substituir estas substâncias.

Devido à enorme adesão mundial, Kofi Annan disse que este seria, talvez, “o mais bem sucedido acordo internacional de todos os tempos”. Os resultados começam a emergir e, ao que parece, o ex-secretário-geral da ONU não se enganou.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …