NASA descobre mais um enorme buraco na superfície do Sol

(cv) NASA

-

Astrônomos da agência espacial norte-americana NASA detectaram um gigantesco buraco que se estende pela superfície do Sol e lança partículas de vento em direção à Terra a alta velocidade.

O SDO – Observatório de Dinâmica Solar, sonda espacial da NASA que realiza pesquisas da superfície da estrela, fez uma imagem animada do fenômeno, na qual é possível avistar uma grande mancha escura no Sol.

Segundo os cientistas, a tempestade magnética poderá exercer impacto significativo sobre os satélites e a rede elétrica. Esse fenômeno produziu várias auroras boreais em países como Canadá, EUA e Estados da Escandinávia.

Nas imagens da NASA aparece um enorme buraco coronal, enorme formado entre os dias 2 e 5 de janeiro deste ano.

O buraco coronal é uma área da coroa do Sol onde a densidade e a temperatura do plasma são até cem vezes mais baixas do que a das áreas circundantes.

Buracos coronais como este são normais, aparecendo em diferentes locais do Sol – por vezes com mais frequência em alturas diferentes durante o ciclo de actividade de nossa estrela.

A NASA explica que estes buracos espectaculares são apenas áreas magneticamente expostas, que geram ventos solares de alta velocidade.

Estas regiões escuras e de baixa densidade – na camada mais externa do sol – contêm pouco material solar, têm temperaturas mais baixas e, portanto, parecem muito mais escuras do que as regiões circundantes, explica a agência espacial americana.

Segundo especialistas da NASA citados pelo jornal britânico Daily Mail, o gigantesco buraco representa uma zona escura perto do centro e da parte inferior do Sol.

Não é a primeira vez que a NASA detecta buracos na superfície solar. Anteriormente, em maio de 2016 e em outubro de 2015, já tinham sido observados fenômenos semelhantes, que, felizmente, não causaram consequências graves.

Este tipo de tempestade é relativamente inofensiva, apesar de poder perturbar as comunicações entre satélites e transmissões de rádio de alta altitude.

Ciberia // Sputnik News

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O comportamento do buraco no sol com certeza podem ser combustivem de quantidade aviões que solta fumaça pelo espaço. Pois não sabemos se este aviões fazem aferição nos motores e qualidade de conbustivem que e consumido durante o vão de ida e volta no referido viagem.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ataque com faca deixa três mortos em Nice, na França

Mulher é decapitada dentro de igreja e mais duas pessoas são mortas com golpes de faca. Segundo prefeito, agressor teria repetido "Allah Akbar". Atentado ocorre em meio a tensões devido a caricaturas do profeta Maomé. Ao …

Trabalhador encontra carta secreta de 1941 escondida em teto de igreja

A igreja de Saint James, na Antuérpia, é um dos locais históricos mais importantes da cidade belga. Há séculos, ela costuma ser uma das paradas para peregrinos que vão até Santiago de Compostela visitar o …

É possível que o Covid-19 esteja envelhecendo o cérebro de pacientes em 10 anos

Além de poder prejudicar o seu coração o Covid-19 pode afetar o seu cérebro. Os efeitos cognitivos do coronavírus podem durar meses em certos casos, de acordo com os pesquisadores. Pessoas se recuperando do COVID-19 podem …

Nokia é a marca de Android mais durável e segura, aponta pesquisa

A Counterpoint Research divulgou um novo relatório sobre o índice de confiabilidade das fabricantes de smartphones e destacou o desempenho da HMD/Nokia, que liderou o ranking pelo segundo ano. Em resumo, a empresa foi a …

Rejeição à França aumenta no mundo islâmico

Após governo Macron sair em defesa do secularismo e iniciar ofensiva contra o islã radical, líderes como o presidente turco Erdogan passam a insuflar suas populações como forma de distração de problemas internos. Na esteira do …

Meteoro explode no céu e causa tremor em cidades da Bahia

Um meteoro brilhou nos céus de algumas cidades da Bahia nesta segunda-feira (26). O bólido (nome que recebem os meteoros que explodem na atmosfera terrestre tornando-se extremamente brilhantes), foi detectado e registrado por câmeras de …

O salmão consumido no Brasil está acabando com a costa chilena

Comer em um rodízio de japonês pode soar como uma ótima ideia para quem gosta das iguarias orientais. O que muita gente não sabe é que o salmão comprado como matéria prima em restaurantes do …

Motor nuclear projetado para NASA poderá transportar humanos para Marte em apenas 3 meses

A NASA tem como meta enviar a primeira tripulação humana para Marte em 2030, e certa inovação poderá fazer a jornada de mais de 64 milhões de quilômetros em apenas três meses, em vez de …

Imunidade ao coronavírus 'diminui rapidamente' em assintomáticos, diz estudo britânico

Um estudo britânico publicado nesta terça-feira mostra que a imunidade adquirida por pessoas curadas do novo coronavírus "diminui muito rapidamente", especialmente em pacientes assintomáticos e, em certos casos, pode durar apenas alguns meses. O trabalho …

Senado dos EUA aprova indicada de Trump para Suprema Corte

A poucos dias das eleições americanas, Amy Barrett é confirmada para a vaga por 52 votos a 48. Conservadora e católica devota, ela substitui Ruth Bader Ginsburg, uma das mais célebres figuras progressistas do tribunal. O …