Jogadores da Arábia Saudita desrespeitam minuto de silêncio pelas vítimas de Londres

A Federação de Futebol saudita pediu desculpas nesta sexta-feira (9) por sua seleção ter desrespeitado o minuto de silêncio pelas vítimas dos atentados de Londres antes do início do jogo da fase de qualificação para a Copa 2018 contra a Austrália.

Quando o locutor do estádio de Adelaide pediu, na noite de quinta-feira (8), um minuto de silêncio para homenagear as oito vítimas dos atentados de sábado – duas delas australianas –, os onze jogadores australianos se alinharam e se abraçaram no círculo central, enquanto seus opositores desmobilizaram, se separaram e se alinharam em campo, ignorando o gesto.

A atitude desencadeou uma série de reações por parte de espectadores e responsáveis políticos na Austrália, levando o presidente da Federação de Futebol da Arábia Saudita, Adil Ezzat, que raramente se expressa, a apresentar um pedido de desculpas.

“A Federação saudita lamenta profundamente e pede desculpas sem reservas por qualquer ofensa causada. Os jogadores não tiveram qualquer intenção de desrespeitar a memória das vítimas ou de ferir seus familiares, amigos ou qualquer pessoa afetada pela atrocidade”, indicou Ezzat no mesmo comunicado.

A Federação de Futebol da Arábia saudita “condena todo tipo de atos terroristas e de extremismo e endereça suas mais sinceras condolências às famílias das vítimas”, acrescenta a nota.

A Federação de Futebol da Austrália tinha afirmado, depois do jogo, que os sauditas sabiam do plano de cumprir um minuto de silêncio antes da partida de qualificação, recusando-se a participar, com responsáveis sauditas a argumentarem que a tradição “não se enquadra na cultura” saudita.

Esta é a segunda vez em poucas semanas que questões de caráter religioso entram em campo no futebol. No mês passado, um conceituado clérigo muçulmano saudita pressionou a FIFA a banir sinal da cruz no futebol, pretendendo que os atletas cristãos sejam proibidos de se benzer quando entram em campo ou comemoram um gol.

A Austrália venceu a Arábia Saudita por 3-2, compartilhando o primeiro lugar do grupo B com o Japão, mas ambas com mais um jogo do que os nipônicos.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …