Muçulmanos pressionam FIFA para banir sinal da cruz no futebol

Lucas Uebel / Grêmio FBPA

-

A FIFA está sendo pressionada para banir o gesto do sinal da cruz dos jogos de futebol. Um clérigo muçulmano, com grande influência no mundo árabe, assume publicamente a discórdia com o gesto, que é associado à religião católica.

Mohammed Alarefe, conceituado líder muçulmano saudita, deixou em seu perfil no Twitter, onde tem milhares de seguidores, uma pergunta – que é na realidade uma forma de alertar a FIFA para a importância de não ferir a sensibilidade dos adeptos árabes.

“Vi videos de atletas, de jogadores de futebol correndo, em disparada, e quando ganham, fazem o símbolo da cruz em seus peitos, e a minha pergunta é se as regras da FIFA não o proíbem”, escreve Alarefe, segunda a tradução do Daily Mail.

A pergunta pode ser vista como uma forma de pressionar a FIFA, em uma época em que o futebol mundial depende fortemente do dinheiro investido por bilionários do Oriente Médio.

Vários grandes clubes europeus são propriedade de xeiques árabes, como são os casos do Manchester City, que foi comprado por Mansour bin Zayed Al Nahyan dos Emirados Árabes e membro da família real de Abu Dhabi, e do Paris-Saint Germain, que é posse de Nasser Al-Khelaifi do Qatar.

Além disso, vários outros emblemas têm patrocinadores do Oriente Médio, como o Real Madrid, que tem como primeiro parceiro comercial a Emirates, companhia aérea de Dubai. Em Portugal, a empresa assinou em 2015 um patrocínio milionário com o Benfica, no qual os encarnados recebem da transportadora 8 a 10 milhões de euros por temporada.

Recentemente, o clube de Cristiano Ronaldo anunciou que vai retirar a tradicional cruz cristã do emblema das camisas vendidas em alguns países do Oriente Médio

(dr) ZAP

O logotipo da camisa do Real Madrid à venda nos países árabes deixou de ter a cruz cristã no topo

O logotipo da camisa do Real Madrid à venda nos países árabes deixou de ter a cruz cristã no topo

A decisão foi tomada no âmbito de um acordo comercial com uma marca dos Emirados Árabes, que vai fabricar, distribuir e vender equipamentos oficiais do clube espanhol no país, na Arábia Saudita, no Qatar, no Kuwait, no Bahrein e em Omã, todas nações maioritariamente muçulmanas.

Mohammed Alarefe, que além de líder religioso também é professor de Religião na Universidade Rei Saud, em Riade, na Arábia Saudita, com sua enorme influência no país e em todo o mundo árabe, acaba de lançar a “semente da pressão” sobre a FIFA, visando banir símbolos religiosos cristãos do futebol.

Só falta saber o que pensa Alarefe dos sinais religiosos muçulmanos que são feitos por alguns jogadores. Por exemplo, quando se ajoelham para agradecer um gol, fazendo os típicos gestos da oração islâmica.

// ZAP

1 COMENTÁRIO

  1. Vai! Se cedermos, quais serão as próximas “sugestões”? Os muçulmanos não se satisfazem nunca? Eu sou evangélico. Não adoto o sinal da cruz, que é um gesto inútil, como também o são os gestos religiosos muçulmanos. Mas daí partir para proibir? Esse é o mundo com que eles sonham: esperar pelas delícias do paraíso machista e, enquanto isso, colocar o pé no pescoço dos “infiéis”.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Ben Affleck afasta dúvidas: “Eu sou o Batman!”

Os últimos dias têm sido de rumores sobre a saída de Ben Affleck do papel de Batman nos vários filmes da DC. O ator esteve neste sábado (22) na Comic Con e negou querer abandonar …

Museu chinês oferece recompensa a quem conseguir decifrar caracteres antigos

Um museu da China pediu a peritos de todo o mundo que ajudem a decifrar caracteres com 3 mil anos de antiguidade e ofereceu milhões de dólares a quem o conseguir, informou neste domingo (23) …

Mistério da carta de Abraham Lincoln teria sido finalmente resolvido

Linguistas forenses acreditam ter resolvido o mistério da famosa “Carta Bixby”, datada da época da Guerra Civil norte-americana, que historiadores atribuem ao presidente Abraham Lincoln. Mas, afinal, a carta não teria sido escrita por ele. Conhecida …

Cientistas descobrem partícula "angelical" que é sua própria antipartícula

Toda partícula fundamental no universo possui uma antipartícula, que tem a mesma massa, mas carga oposta. Se uma partícula encontra sua antipartícula, as duas se aniquilam em um flash de energia. Desde 1937, no entanto, os …

Ações das Forças Armadas serão feitas de surpresa no Rio

As ações das Forças Armadas no Rio de Janeiro, anunciadas nesta semana pelo governo federal, serão feitas de surpresa, sem aviso prévio. A informação é do ministro da Defesa, Raul Jungmann. “Vamos atuar com efeito …

Carta de 1995 com previsões para 2060 é encontrada na Austrália

O texto foi escrito há 22 anos e foi agora encontrado em uma parede como uma espécie de “cápsula do tempo”. A ideia era que só fosse descoberta em 2060. Greg Wilkison é o autor da …

Novo método de reprodução assistida pode aumentar taxa de sucesso de gestação

Uma equipe de pesquisadores da Espanha desenvolveu uma estratégia para melhorar a seleção de espermatozoides para as técnicas de reprodução assistida que “poderia aumentar em 20% a taxa de gestação obtida atualmente através da injeção …

Um em cada três casos de demência pode ser evitado - sem recorrer a medicamentos

Um em cada três casos de demência pode ser evitado se as pessoas cuidarem da saúde do cérebro ao longo da vida. Estima-se que 47 milhões de pessoas sofram da doença no mundo e a …

Efeito gravitacional do Big Bang é observado em cristal

Um efeito exótico na física de partículas, que, conforme a teoria, ocorre em imensos campos gravitacionais – próximo a um buraco negro, ou em condições como a que decorreram logo após o Big Bang – …

Maços de cigarro de maconha serão vendidos em supermercado na Suíça

Aquilo que era um cômico sonho costumeiro entre os usuários de maconha acaba de se tornar realidade: a rede de supermercados Coop acaba de anunciar o primeiro maço de cigarros de maconha industrializado do mundo. O …