Muçulmanos pressionam FIFA para banir sinal da cruz no futebol

Lucas Uebel / Grêmio FBPA

-

A FIFA está sendo pressionada para banir o gesto do sinal da cruz dos jogos de futebol. Um clérigo muçulmano, com grande influência no mundo árabe, assume publicamente a discórdia com o gesto, que é associado à religião católica.

Mohammed Alarefe, conceituado líder muçulmano saudita, deixou em seu perfil no Twitter, onde tem milhares de seguidores, uma pergunta – que é na realidade uma forma de alertar a FIFA para a importância de não ferir a sensibilidade dos adeptos árabes.

“Vi videos de atletas, de jogadores de futebol correndo, em disparada, e quando ganham, fazem o símbolo da cruz em seus peitos, e a minha pergunta é se as regras da FIFA não o proíbem”, escreve Alarefe, segunda a tradução do Daily Mail.

A pergunta pode ser vista como uma forma de pressionar a FIFA, em uma época em que o futebol mundial depende fortemente do dinheiro investido por bilionários do Oriente Médio.

Vários grandes clubes europeus são propriedade de xeiques árabes, como são os casos do Manchester City, que foi comprado por Mansour bin Zayed Al Nahyan dos Emirados Árabes e membro da família real de Abu Dhabi, e do Paris-Saint Germain, que é posse de Nasser Al-Khelaifi do Qatar.

Além disso, vários outros emblemas têm patrocinadores do Oriente Médio, como o Real Madrid, que tem como primeiro parceiro comercial a Emirates, companhia aérea de Dubai. Em Portugal, a empresa assinou em 2015 um patrocínio milionário com o Benfica, no qual os encarnados recebem da transportadora 8 a 10 milhões de euros por temporada.

Recentemente, o clube de Cristiano Ronaldo anunciou que vai retirar a tradicional cruz cristã do emblema das camisas vendidas em alguns países do Oriente Médio

(dr) ZAP

O logotipo da camisa do Real Madrid à venda nos países árabes deixou de ter a cruz cristã no topo

O logotipo da camisa do Real Madrid à venda nos países árabes deixou de ter a cruz cristã no topo

A decisão foi tomada no âmbito de um acordo comercial com uma marca dos Emirados Árabes, que vai fabricar, distribuir e vender equipamentos oficiais do clube espanhol no país, na Arábia Saudita, no Qatar, no Kuwait, no Bahrein e em Omã, todas nações maioritariamente muçulmanas.

Mohammed Alarefe, que além de líder religioso também é professor de Religião na Universidade Rei Saud, em Riade, na Arábia Saudita, com sua enorme influência no país e em todo o mundo árabe, acaba de lançar a “semente da pressão” sobre a FIFA, visando banir símbolos religiosos cristãos do futebol.

Só falta saber o que pensa Alarefe dos sinais religiosos muçulmanos que são feitos por alguns jogadores. Por exemplo, quando se ajoelham para agradecer um gol, fazendo os típicos gestos da oração islâmica.

// ZAP

1 COMENTÁRIO

  1. Vai! Se cedermos, quais serão as próximas “sugestões”? Os muçulmanos não se satisfazem nunca? Eu sou evangélico. Não adoto o sinal da cruz, que é um gesto inútil, como também o são os gestos religiosos muçulmanos. Mas daí partir para proibir? Esse é o mundo com que eles sonham: esperar pelas delícias do paraíso machista e, enquanto isso, colocar o pé no pescoço dos “infiéis”.

DEIXE UMA RESPOSTA:

"Zona Sombria" com água estagnada há 2 mil anos é descoberta no Oceano Pacífico

No fundo do oceano Pacífico Norte há uma camada de água com 2 mil anos de idade. Embora os cientistas já soubessem da existência da chamada “zona sombria”, não sabiam que a água estava estagnada …

Primeiro asteroide interestelar tem 4 km e parece um charuto

O primeiro asteroide interstelar a visitar o Sistema Solar não para de fascinar os astrônomos de todo o mundo. Detectado no Havaí, a rocha espacial tem cerca de quatro quilômetros de comprimento e foi batizada …

Cientistas boicotam proposta de criação de inteligência artificial para imigração nos EUA

Um grupo de cientistas de algumas das mais prestigiadas universidades norte-americanas está se opondo a uma proposta do governo Trump de criar um sistema de inteligência artificial (IA) que automatize o trabalho de verificação de …

Vendas por consórcio batem recorde em setembro e somam mais de R$ 73 bilhões no ano

As vendas de bens e serviços por meio de consórcios foram recorde em setembro, com o escoamento de 230 mil cotas. O resultado ficou 9% acima do registrado no mesmo mês do ano passado e …

TRF4 nega recurso a Dirceu em decisão condenatória de processo da Lava Jato

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) julgou, no início da manhã desta terça-feira (21), os embargos de declaração interpostos pelos réus da Operação Lava Jato do núcleo da Engevix, entre eles, o ex-ministro …

NASA já consegue prever quais cidades costeiras serão submersas pelo gelo dos glaciares

Um estudo recente revela que o movimento de rotação da Terra e o efeito da gravidade afetam a redistribuição global da água proveniente da fusão dos glaciares. Agora, uma nova ferramenta desenvolvida pela NASA permite …

Lula dispara contra Globo e pede mais mobilização para evitar reformas de Temer

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou neste domingo (19) o monopólio dos meios de comunicação no país, e voltou a defender sua regulamentação como proposta para o programa de governo a ser apresentado …

Ex-gerente da Transpetro é preso pela Lava Jato por propina que seria paga mensalmente ao PT

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta terça-feira (21) oito mandados de busca e apreensão, cinco de condução coercitiva e um de prisão temporária na 47ª fase da Lava Jato, chamada de Operação Sothis. Um dos …

Reino Unido está disposto a pagar mais à União Europeia pela fatura do Brexit

O governo da primeira-ministra britânica, Theresa May, acordou nesta terça-feira (21) em aumentar a oferta financeira à União Europeia para impulsionar as negociações sobre o Brexit, saída do Reino Unido do bloco econômico, segundo informou …

Maior dispensário de maconha do mundo inova ao inaugurar drive-thru

Da mesma forma que os restaurantes de fast-food, o maior dispensário de maconha do mundo oferece em Las Vegas um drive-thru no qual as batatas fritas, os refrigerantes e os hambúrgueres podem ser trocados por …