Muçulmanos pressionam FIFA para banir sinal da cruz no futebol

Lucas Uebel / Grêmio FBPA

-

A FIFA está sendo pressionada para banir o gesto do sinal da cruz dos jogos de futebol. Um clérigo muçulmano, com grande influência no mundo árabe, assume publicamente a discórdia com o gesto, que é associado à religião católica.

Mohammed Alarefe, conceituado líder muçulmano saudita, deixou em seu perfil no Twitter, onde tem milhares de seguidores, uma pergunta – que é na realidade uma forma de alertar a FIFA para a importância de não ferir a sensibilidade dos adeptos árabes.

“Vi videos de atletas, de jogadores de futebol correndo, em disparada, e quando ganham, fazem o símbolo da cruz em seus peitos, e a minha pergunta é se as regras da FIFA não o proíbem”, escreve Alarefe, segunda a tradução do Daily Mail.

A pergunta pode ser vista como uma forma de pressionar a FIFA, em uma época em que o futebol mundial depende fortemente do dinheiro investido por bilionários do Oriente Médio.

Vários grandes clubes europeus são propriedade de xeiques árabes, como são os casos do Manchester City, que foi comprado por Mansour bin Zayed Al Nahyan dos Emirados Árabes e membro da família real de Abu Dhabi, e do Paris-Saint Germain, que é posse de Nasser Al-Khelaifi do Qatar.

Além disso, vários outros emblemas têm patrocinadores do Oriente Médio, como o Real Madrid, que tem como primeiro parceiro comercial a Emirates, companhia aérea de Dubai. Em Portugal, a empresa assinou em 2015 um patrocínio milionário com o Benfica, no qual os encarnados recebem da transportadora 8 a 10 milhões de euros por temporada.

Recentemente, o clube de Cristiano Ronaldo anunciou que vai retirar a tradicional cruz cristã do emblema das camisas vendidas em alguns países do Oriente Médio

(dr) ZAP

O logotipo da camisa do Real Madrid à venda nos países árabes deixou de ter a cruz cristã no topo

O logotipo da camisa do Real Madrid à venda nos países árabes deixou de ter a cruz cristã no topo

A decisão foi tomada no âmbito de um acordo comercial com uma marca dos Emirados Árabes, que vai fabricar, distribuir e vender equipamentos oficiais do clube espanhol no país, na Arábia Saudita, no Qatar, no Kuwait, no Bahrein e em Omã, todas nações maioritariamente muçulmanas.

Mohammed Alarefe, que além de líder religioso também é professor de Religião na Universidade Rei Saud, em Riade, na Arábia Saudita, com sua enorme influência no país e em todo o mundo árabe, acaba de lançar a “semente da pressão” sobre a FIFA, visando banir símbolos religiosos cristãos do futebol.

Só falta saber o que pensa Alarefe dos sinais religiosos muçulmanos que são feitos por alguns jogadores. Por exemplo, quando se ajoelham para agradecer um gol, fazendo os típicos gestos da oração islâmica.

// ZAP

1 COMENTÁRIO

  1. Vai! Se cedermos, quais serão as próximas “sugestões”? Os muçulmanos não se satisfazem nunca? Eu sou evangélico. Não adoto o sinal da cruz, que é um gesto inútil, como também o são os gestos religiosos muçulmanos. Mas daí partir para proibir? Esse é o mundo com que eles sonham: esperar pelas delícias do paraíso machista e, enquanto isso, colocar o pé no pescoço dos “infiéis”.

DEIXE UMA RESPOSTA:

-

Hospital brasileiro adquire seu segundo robô cirurgião

O Hospital 9 de julho, de São Paulo, adquiriu segunda unidade de robô que realiza cirurgias complexas. O robô chamado “Da Vinci” auxilia os profissionais de saúde durante as cirurgias videolaparoscópicas robô-assistida. Entretanto, todo controle do …

-

Cientistas descobrem novo mecanismo para crescimento de cabelos

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Francisco, nos EUA, descobriram que células T regulatórias, um tipo de célula imunológica geralmente associada ao controle da inflamação, desencadeia diretamente células-tronco na pele para promover o crescimento …

O terrorista suicida de Manchester, Salman Abedi

Polícia de Manchester revela fotografia do terrorista na noite do atentado

A polícia britânica revelou imagens das câmeras de vigilância, nas quais aparece o suposto autor do atentado terrorista de Manchester, Salman Abedi, informou o jornal Manchester Evening News. Segundo a polícia, as imagens foram registradas algumas horas …

-

Casa Branca estuda que advogados supervisionem tuítes de Trump

Casa Branca estuda pôr em mãos de advogados a supervisão das polêmicas mensagens que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publica na sua conta do Twitter habitualmente, segundo informou "The Wall Street Journal". Este jornal, …

"Gabriel e a Montanha", Fellipe Gamarano Barbosa (2017)

Filme brasileiro “Gabriel e a montanha” recebe dois prêmios em Cannes

Produção conquistou o Prêmio Revelação France 4, por criatividade e inovação, além da premiação oferecida pela Fundação Gan, de apoio à distribuição. O longa-metragem “Gabriel e a montanha”, de Fellipe Barbosa, recebeu, nesta quinta-feira (25), dois …

Nova camada de placas tectônicas foi descoberta abaixo de Tonga, no Pacífico

Placas tectônicas recém-descobertas podem explicar terremotos misteriosos no Pacífico

Dentro do manto terrestre, uma imensa camada rochosa que fica entre a crosta e o núcleo da Terra, há uma nova camada de placas tectônicas, diz um novo estudo da Universidade de Houston, no Texas. E …

Airlander 10, o “bumbum voador gigante”

Maior aeronave do mundo registra terceiro voo bem sucedido

O Airlander 10, maior aeronave do mundo, conseguiu completar seu terceiro voo bem sucedido. Apelidado de "bumbum gigante", o híbrido de avião e dirigível ficou no ar por cerca de 180 minutos nesta sexta-feira (26). De …

-

Cérebro começa a devorar literalmente a si mesmo se não dormimos o suficiente

De acordo com um estudo da Universidade Politécnica de Marche, na Itália, nossos cérebros literalmente começam a devorar a si mesmos quando não dormimos o suficiente. A razão pela qual dormimos vai além de repor nossos …

Mulher gorda talvez obesa a ler na feira do livro do metro em São Paulo

Cientistas produzem anticorpo que pode impedir aumento de peso na menopausa

Um grupo internacional de cientistas dos EUA, Holanda, China e Reino Unido, conseguiu selecionar um anticorpo que aumenta a massa óssea e reduz a gordura corporal de cobaias na menopausa. Segundo os especialistas, após a menopausa …

-

China deixa de ser nação mais populosa do mundo

A Índia pode já ter superado a China como o país mais populoso do mundo. Entretanto, estas conclusões provocam dúvidas entre os demógrafos. O acadêmico Yi Fuxian, pesquisador da Universidade de Wisconsin-Madison, nos EUA, disse na …