EUA aplicaram vacina contra covid-19 em mais da metade dos adultos

Governo americano afirma que quase 130 milhões de pessoas com mais de 18 anos receberam pelo menos uma dose do imunizante contra o coronavírus no país.

Mais da metade de toda a população adulta dos Estados Unidos recebeu ao menos uma dose da vacina contra a covid-19, anunciou o Governo americano neste domingo (18/04).

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), quase 130 milhões de pessoas com 18 anos ou mais foram vacinadas com pelo menos uma dose até o momento, o que representa 50,4% de todos os adultos do país.

Por sua vez, cerca de 84 milhões de pessoas, ou 32,5% da população adulta, já estão completamente imunizadas – seja com as duas doses das vacinas que requerem duas aplicações, seja com uma dose única da vacina da empresa Johnson & Johnson.

Ao todo, os EUA aplicaram 109 milhões de doses da vacina da Pfizer-Biontech, 92 milhões de doses do imunizante da Moderna e 7,9 milhões da vacina de dose única da Johnson & Johnson.

Os Estados Unidos são um dos países cuja campanha de vacinação avança com mais rapidez, com uma taxa de imunização de 61,6 doses administradas por 100 habitantes – levando em conta toda a população do país, e não apenas os adultos.

Entre os países com mais de cinco milhões de habitantes, o número americano fica atrás de Israel, que lidera com 119,15 doses aplicadas por 100 pessoas, Emirados Árabes Unidos (97,08), Chile (67) e Reino Unido (62), segundo o site Our World in Data. Em comparação, o Brasil havia administrado até 15 de abril 15,44 doses por 100 habitantes.

Inclinação política vs. vacinação

Os estados americanos com as maiores taxas de vacinação têm histórico de voto no Partido Democrata e apoiaram o atual Presidente do país, Joe Biden, nas eleições de 2020. São eles: New Hampshire, Novo México, Connecticut, Massachusetts e Maine, segundo o CDC.

Por outro lado, a demanda por vacina não se mostrou tão alta em estados com histórico republicano e que votaram no ex-Presidente Donald Trump no pleito do ano passado. É o caso dos quatro estados com menor taxa de imunização: Tennessee, Louisiana, Alabama e Mississippi.

As taxas de imunização nem sempre se alinham com a forma como os estados votam. Mas pesquisas de opinião recentes mostraram tendências que associam inclinações políticas a atitudes relacionadas à vacinação e a outras questões sobre a pandemia de covid-19.

Um levantamento realizado em março pela agência de notícias Associated Press em parceria com a organização de pesquisa NORC apontou que 36% dos republicanos provavelmente ou definitivamente não irão se vacinar, em comparação com 12% dos democratas.

Em geral, contudo, a disposição para receber o imunizante aumentou nos últimos meses. Em janeiro, 67% dos adultos americanos disseram que se vacinariam ou já haviam recebido doses do imunizante. Em março, essa porcentagem subiu para 75%.

Pausa na Johnson & Johnson

Por outro lado, os esforços da Casa Branca para acelerar a vacinação encontraram um obstáculo quando as autoridades de saúde relataram que seis pessoas desenvolveram um raro distúrbio envolvendo coágulos sanguíneos após tomarem a injeção da Johnson & Johnson.

Um painel de especialistas convocado pelo Governo está avaliando a questão, e uma decisão sobre a continuidade do uso da vacina no país deverá ser tomada até a próxima sexta-feira, disse Anthony Fauci, principal assessor médico do presidente Biden.

Os Estados Unidos são o país mais atingido pela pandemia de covid-19 em números absolutos, somando 31,6 milhões de casos confirmados da doença e mais de 567 mil mortos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sangue humano é encontrado em máscara funerária de civilização antiga do Peru

Um grupo de pesquisadores do Projeto Arqueológico Sicán, no Peru, descobriu vestígios de sangue humano e proteína de ovo de ave em uma máscara funerária de ouro de mil anos. O objeto pertence à civilização Lambayeque, …

Ebrahim Raisi

Irã anuncia retomada de negociações sobre acordo nuclear

Conversas sobre salvação do pacto assinado em 2015 estão paralisadas desde a eleição do novo presidente iraniano, o ultraconservador Ebrahim Raisi, gerando preocupação internacional. O Irã anunciou nesta quarta-feira (27/10) que vai retomar até o final …

Polônia é multada em € 1 milhão por dia por desobedecer decisão judicial da UE

A Polônia foi condenada nesta quarta-feira (27) a pagar para a Comissão Europeia, órgão Executivo do bloco, uma multa diária de € 1 milhão por não ter encerrado as atividades da câmara disciplinar da …

Startup ajuda pequenas empresas a monitorarem vacinação dos funcionários

A startup brasileira White Tents lançou uma versão em formato freemium — isto é, gratuita mas com alguns recursos pagos — de sua plataforma digital para pequenas empresas que queiram monitorar a vacinação de até …

Argentina vacinará brasileiros na região de fronteira e turistas estrangeiros menores de 18 anos

O governo argentino anunciou uma nova flexibilização para a entrada de estrangeiros no país, a vacinação de turistas menores de 18 anos e de cidadãos de países vizinhos que atravessarem a fronteira por via …

CPI da Pandemia conclui trabalhos e pede o indiciamento de Bolsonaro

Senadores aprovam relatório sobre atuação do governo na crise do coronavírus que propõe punição de 78 pessoas e duas empresas, após seis meses de depoimentos, coleta de provas e repercussão na mídia. A CPI da Pandemia …

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …