EUA aplicaram vacina contra covid-19 em mais da metade dos adultos

Governo americano afirma que quase 130 milhões de pessoas com mais de 18 anos receberam pelo menos uma dose do imunizante contra o coronavírus no país.

Mais da metade de toda a população adulta dos Estados Unidos recebeu ao menos uma dose da vacina contra a covid-19, anunciou o Governo americano neste domingo (18/04).

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), quase 130 milhões de pessoas com 18 anos ou mais foram vacinadas com pelo menos uma dose até o momento, o que representa 50,4% de todos os adultos do país.

Por sua vez, cerca de 84 milhões de pessoas, ou 32,5% da população adulta, já estão completamente imunizadas – seja com as duas doses das vacinas que requerem duas aplicações, seja com uma dose única da vacina da empresa Johnson & Johnson.

Ao todo, os EUA aplicaram 109 milhões de doses da vacina da Pfizer-Biontech, 92 milhões de doses do imunizante da Moderna e 7,9 milhões da vacina de dose única da Johnson & Johnson.

Os Estados Unidos são um dos países cuja campanha de vacinação avança com mais rapidez, com uma taxa de imunização de 61,6 doses administradas por 100 habitantes – levando em conta toda a população do país, e não apenas os adultos.

Entre os países com mais de cinco milhões de habitantes, o número americano fica atrás de Israel, que lidera com 119,15 doses aplicadas por 100 pessoas, Emirados Árabes Unidos (97,08), Chile (67) e Reino Unido (62), segundo o site Our World in Data. Em comparação, o Brasil havia administrado até 15 de abril 15,44 doses por 100 habitantes.

Inclinação política vs. vacinação

Os estados americanos com as maiores taxas de vacinação têm histórico de voto no Partido Democrata e apoiaram o atual Presidente do país, Joe Biden, nas eleições de 2020. São eles: New Hampshire, Novo México, Connecticut, Massachusetts e Maine, segundo o CDC.

Por outro lado, a demanda por vacina não se mostrou tão alta em estados com histórico republicano e que votaram no ex-Presidente Donald Trump no pleito do ano passado. É o caso dos quatro estados com menor taxa de imunização: Tennessee, Louisiana, Alabama e Mississippi.

As taxas de imunização nem sempre se alinham com a forma como os estados votam. Mas pesquisas de opinião recentes mostraram tendências que associam inclinações políticas a atitudes relacionadas à vacinação e a outras questões sobre a pandemia de covid-19.

Um levantamento realizado em março pela agência de notícias Associated Press em parceria com a organização de pesquisa NORC apontou que 36% dos republicanos provavelmente ou definitivamente não irão se vacinar, em comparação com 12% dos democratas.

Em geral, contudo, a disposição para receber o imunizante aumentou nos últimos meses. Em janeiro, 67% dos adultos americanos disseram que se vacinariam ou já haviam recebido doses do imunizante. Em março, essa porcentagem subiu para 75%.

Pausa na Johnson & Johnson

Por outro lado, os esforços da Casa Branca para acelerar a vacinação encontraram um obstáculo quando as autoridades de saúde relataram que seis pessoas desenvolveram um raro distúrbio envolvendo coágulos sanguíneos após tomarem a injeção da Johnson & Johnson.

Um painel de especialistas convocado pelo Governo está avaliando a questão, e uma decisão sobre a continuidade do uso da vacina no país deverá ser tomada até a próxima sexta-feira, disse Anthony Fauci, principal assessor médico do presidente Biden.

Os Estados Unidos são o país mais atingido pela pandemia de covid-19 em números absolutos, somando 31,6 milhões de casos confirmados da doença e mais de 567 mil mortos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo de terapia com MDMA é tão poderoso que 67% dos voluntários foram curados de trauma

Um teste clínico em humanos inovador alcançou resultados extremamente estatisticamente significativos e uma excelente taxa de segurança, demonstrando que a terapia psicodélica assistida por MDMA pode ser um tratamento eficaz para transtorno de estresse pós-traumático …

Bolsonaro diz que pessoas que cumprem isolamento são "idiotas"

Presidente critica apelos para que brasileiros restrinjam os contatos sociais em meio à pandemia, que já provocou 435 mil mortes no país. "Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa", diz. O Presidente Jair Bolsonaro …

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …