Bélgica é o primeiro país a nomear uma embaixadora para a Arábia Saudita

DHA_Dubai / Twitter

A investigadora Manal Taryam, à esquerda, e a embaixadora da Bélgica, Dominique Mineur

A Bélgica é o primeiro país do mundo a nomear uma mulher como embaixadora para a Arábia Saudita, depois de designar para o cargo Dominique Mineur, atualmente à frente da representação diplomática dos Emirados Árabes Unidos.

O anúncio da nomeação de Dominique Mineur surge após ter sido divulgado que a Bélgica também nomeou recentemente uma mulher para a sua embaixada no Irã, Véronique Petit, que era responsável pelo Comércio da direção-geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bélgica.

“O interesse que suscitou a designação de embaixadoras para postos como Teerã e Riad é testemunho do problema que representa os direitos das mulheres nestes países”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros belga, Didier Reynders, na abertura das jornadas diplomáticas em Bruxelas, onde anunciou a nomeação da diplomata para a Arábia Saudita.

Reynders observou que as nomeações mostram a vontade da Bélgica “de enviar pessoas competentes para postos que contam cada vez mais na cena internacional”.

As futuras embaixadoras em Riad e Teerã serão confirmadas pelo Rei Filipe, “em março ou abril” e ambas ocuparão os respectivos postos em meados do próximo ano.

No que toca aos direitos das mulheres, a Arábia Saudita e o Irã são países com grandes limitações. No caso da Arábia Saudita, o país ocupa o lugar 138º e o Irã o 140º em um ranking de 144 países analisados num relatório do Fórum Econômico Mundial, que mede a desigualdade entre homens e mulheres.

As mulheres sauditas necessitam de permissão de um homem da sua família para viajar ou para realizar outras atividades. Apenas neste ano foi anunciado que, a partir de 2018, será permitido que elas obtenham a carteira de habilitação.

Já no Irã, a situação é considerada menos opressiva. No entanto, persiste a obrigatoriedade de cobrir a cabeça com um véu.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …