Juíza ordena prisão de médico que deixou criança sem rins

Uma juíza da Bolívia ordenou nesta quarta-feira a prisão preventiva do médico que deixou sem rins uma criança boliviana devido a um suposto erro médico, em um caso de ampla repercussão internacional.

Segundo a estatal Agência Boliviana de Informação (ABI), a juíza Ana Gloria Rojas determinou a detenção preventiva do médico Róger Moreno no presídio de Palmasola, na cidade de Santa Cruz.

O advogado da família do menor, Felipe Hurtado, declarou à agência que “a juíza ordenou a detenção preventiva do médico em função dos antecedentes do médico e pelo fato de poder influenciar no processo estando em liberdade.

O médico operou na semana passada um menor de 3 anos, de nome Sebastián, a quem extirpou por engano o rim saudável e depois teve que retirar o segundo, que tinha um tumor cancerígeno.

A audiência cautelar foi realizada em um hospital de Santa Cruz no qual está internado o médico devido uma patologia cardíaca, sendo que já está sob custódia policial e deverá ingressar na prisão assim que se recuperar, de acordo com a ABI.

Os advogados do médico anunciaram que apelarão da decisão, que foi determinada depois que uma comissão de promotores acusou o médico por lesões graves e gravíssimas.

O menor se encontra no Hospital Infantil desta cidade, onde recebe tratamento de hemodiálise, e seu estado foi classificado como extremamente grave, já que o câncer também afeta seus pulmões, segundo dados do Serviço Departamental de Saúde em Santa Cruz.

O menino requer uma radioterapia para tratar primeiro as metástases que sofre nos pulmões, antes que possa estar em condições de submeter-se a um transplante de rim, de acordo com o serviço de saúde.

O caso de Sebastián teve uma ampla repercussão em meios de comunicação de vários países e comoveu a Bolívia a ponto de presidente do país, Evo Morales, anunciar ajudas para a família após confessar que o caso “doeu muito”.

O médico que operou o menino já foi processado em 2012 pela morte de um menor depois que esqueceu material cirúrgico dentro de seu corpo, mas não foi condenado.

O caso reavivou o debate na Bolívia sobre o endurecimento de penas por má prática médica, depois que o governo retirou no início do ano um projeto de reforma do Código Penal nessa linha, que desencadeou uma greve de médicos que durante um mês e meio pôs em xeque a saúde pública do país.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Metade da chuva anual da Terra cai em apenas 12 dias

São necessárias menos de duas semanas para que metade de toda a precipitação anual da Terra caia. Uma nova análise, que contou com dados de várias estações meteorológicas de todo o mundo, revelou que metade …

Comprar móveis mata relacionamentos

Os números não mentem e está comprovado: comprar móveis com a sua cara-metade é uma arma fatal para o seu relacionamento. A marca online de móveis Article conduziu recentemente uma pesquisa com cerca de 2 mil …

Alemanha vai proibir carros a diesel nas autoestradas

Depois de as maiores cidades alemãs terem banido os motores diesel dos seus centros, a proibição estende-se agora às autoestradas. As cidades de Gelsenkirchen e Essen foram autorizadas por um tribunal alemão a proibir os modelos …

Companhia aérea pede a passageiros que paguem conserto de avião para decolar

A companhia aérea polaca LOT pediu aos passageiros, que esperavam no aeroporto de Pequim para embarcar em um voo para Varsóvia, que pagassem trabalhos de reparo no avião, informo o jornal Caixin. Segundo o portal de …

Dilma promete “aliança até com o diabo” para combater Bolsonaro

A ex-presidente Dilma Rousseff prometeu, em Buenos Aires, uma “aliança até com o diabo” para combater o governo de Jair Bolsonaro, que considera ser um “neofascista”. No Fórum do Pensamento Crítico, em Buenos Aires, Dilma Rousseff …

Descoberta uma nova estrela cercada por “megaestrutura alienígena”

Um grupo internacional de cientistas descobriu uma nova estrela cuja luminosidade varia de forma misteriosa. Uma das teorias é que possa estar rodeada de uma possível megaestrutura extraterrestre que ofusca a luz de tempos e …

Pela primeira vez, NASA detecta explosão magnética no lado escuro da Terra

A Missão Multiescala Magnetosférica (MMS), projeto espacial composto por quatro satélites lançados pela NASA em 2015, detectou uma explosão magnética no lado noturno da Terra nunca vista antes. De acordo com o artigo publicado este mês …

Ferimentos diurnos cicatrizam mais rápido que os noturnos

Segundo uma pesquisa recente, ferimentos causados durante o dia cicatrizam mais rápido do que aqueles que foram causados durante a noite. Essa conclusão é explicada pela influência do nosso relógio biológico sobre as células humanas. Tendemos …

Promoção Black Friday Goodoffer24: Windows 10 Pro por R$ 51,20; Office 2016 Pro por R$ 115,95. Tudo com 20% de desconto!

A Black Friday está chegando e se você está à procura de novos softwares, veja algumas ótimas ofertas que a Goodoffer24.com preparou para você! A GoodOffer24.com já está vendendo com preços de Black Friday. E se …

Brasileira cria esmalte em dose única para variar cores sem desperdício

Uma empreendedora mineira de Juiz de Fora criou o esmalte em dose única, o sonho de mulheres que gostam de variar as cores, com higiene, sem desperdício e sem acumular vários vidrinhos em casa. Gláucia Mangia, …