Juíza ordena prisão de médico que deixou criança sem rins

Uma juíza da Bolívia ordenou nesta quarta-feira a prisão preventiva do médico que deixou sem rins uma criança boliviana devido a um suposto erro médico, em um caso de ampla repercussão internacional.

Segundo a estatal Agência Boliviana de Informação (ABI), a juíza Ana Gloria Rojas determinou a detenção preventiva do médico Róger Moreno no presídio de Palmasola, na cidade de Santa Cruz.

O advogado da família do menor, Felipe Hurtado, declarou à agência que “a juíza ordenou a detenção preventiva do médico em função dos antecedentes do médico e pelo fato de poder influenciar no processo estando em liberdade.

O médico operou na semana passada um menor de 3 anos, de nome Sebastián, a quem extirpou por engano o rim saudável e depois teve que retirar o segundo, que tinha um tumor cancerígeno.

A audiência cautelar foi realizada em um hospital de Santa Cruz no qual está internado o médico devido uma patologia cardíaca, sendo que já está sob custódia policial e deverá ingressar na prisão assim que se recuperar, de acordo com a ABI.

Os advogados do médico anunciaram que apelarão da decisão, que foi determinada depois que uma comissão de promotores acusou o médico por lesões graves e gravíssimas.

O menor se encontra no Hospital Infantil desta cidade, onde recebe tratamento de hemodiálise, e seu estado foi classificado como extremamente grave, já que o câncer também afeta seus pulmões, segundo dados do Serviço Departamental de Saúde em Santa Cruz.

O menino requer uma radioterapia para tratar primeiro as metástases que sofre nos pulmões, antes que possa estar em condições de submeter-se a um transplante de rim, de acordo com o serviço de saúde.

O caso de Sebastián teve uma ampla repercussão em meios de comunicação de vários países e comoveu a Bolívia a ponto de presidente do país, Evo Morales, anunciar ajudas para a família após confessar que o caso “doeu muito”.

O médico que operou o menino já foi processado em 2012 pela morte de um menor depois que esqueceu material cirúrgico dentro de seu corpo, mas não foi condenado.

O caso reavivou o debate na Bolívia sobre o endurecimento de penas por má prática médica, depois que o governo retirou no início do ano um projeto de reforma do Código Penal nessa linha, que desencadeou uma greve de médicos que durante um mês e meio pôs em xeque a saúde pública do país.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Criatura “alienígena” é encontrada em praia na Nova Zelândia

Uma família neozelandesa passeava ao longo de uma praia no norte de Auckland quando encontraram uma bizarra criatura vermelha em forma de bolha. A criatura, que foi identificada como uma espécie específica de medusa, tem um …

Veneza quer proibir turistas de sentarem ou deitarem no chão

Veneza, famosa pelos seus canais, testemunhou um dilúvio de turistas nos últimos anos, que ultrapassa em muito a população residente e sobrecarrega a cidade. As autoridades da cidade italiana têm tomado várias medidas para travar …

Teia de aranha gigantesca cobre praia na Grécia

Um enorme teia de aranha com cerca de 300 metros cobriu uma área à beira-mar na cidade de Aitoliko, na região oeste da Grécia. A época de acasalamento das aranhas transformou a praia no pior …

Depois dos morangos, agulhas chegam às maçãs e bananas na Austrália

As autoridades australianas investigam mais de 100 casos por todo o país. Agora, além dos morangos, as agulhas também já chegaram a frutas como maçãs, bananas e mangas. A Austrália investiga uma série de casos misteriosos …

Proibição de doações empresariais não blinda política de interesses privados, afirma cientista político

Apesar da proibição do financiamento empresarial de campanhas, que vigora no país desde 2015 por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a classe empresarial continua engajada em diferentes candidaturas. Se, por um lado, …

Brasileiros são finalistas em Campeonato Mundial de Cubo Mágico

Criado nos anos 80, o cubo mágico é um dos brinquedos mais simples e fascinantes que existem. Quem nunca passou horas, dias, semanas ou até meses tentando acertar as cores de todas as faces ou …

Filhote de lobo da Idade do Gelo é encontrado preservado em mina de ouro

Enquanto procuravam por ouro nos solos gelados do território de Yukon, no Canadá, um grupo de mineiros descobriu um tesouro ainda mais raro: os corpos extremamente preservados de um filhote de lobo e de um …

Menino se despede do pai, e a foto já vale milhões (e muito mais em solidariedade)

A foto publicada no Twitter foi compartilhada milhares de vezes, gerando uma onda de solidariedade que já angariou mais de 7 milhões de rúpias. A maior parte do dinheiro servirá para ajudar a pagar as …

Programadores detectam falha de software que poderia ter destruído a Bitcoin

Programadores da Bitcoin descobriram uma vulnerabilidade de software que poderia permitir a inserção de um bloqueio na rede. O bloqueio seria capaz de derrubar todo o sistema mundial da moeda virtual. Frequentemente considerado como a grande …

Trump aconselha a Espanha a construir um muro no deserto do Saara

Donald Trump sugeriu ao governo espanhol uma medida para controlar os fluxos migratórios do Mediterrâneo. O presidente dos Estados Unidos quer que a Espanha construa um muro no deserto do Saara, na África. Depois de …