Juíza ordena prisão de médico que deixou criança sem rins

Uma juíza da Bolívia ordenou nesta quarta-feira a prisão preventiva do médico que deixou sem rins uma criança boliviana devido a um suposto erro médico, em um caso de ampla repercussão internacional.

Segundo a estatal Agência Boliviana de Informação (ABI), a juíza Ana Gloria Rojas determinou a detenção preventiva do médico Róger Moreno no presídio de Palmasola, na cidade de Santa Cruz.

O advogado da família do menor, Felipe Hurtado, declarou à agência que “a juíza ordenou a detenção preventiva do médico em função dos antecedentes do médico e pelo fato de poder influenciar no processo estando em liberdade.

O médico operou na semana passada um menor de 3 anos, de nome Sebastián, a quem extirpou por engano o rim saudável e depois teve que retirar o segundo, que tinha um tumor cancerígeno.

A audiência cautelar foi realizada em um hospital de Santa Cruz no qual está internado o médico devido uma patologia cardíaca, sendo que já está sob custódia policial e deverá ingressar na prisão assim que se recuperar, de acordo com a ABI.

Os advogados do médico anunciaram que apelarão da decisão, que foi determinada depois que uma comissão de promotores acusou o médico por lesões graves e gravíssimas.

O menor se encontra no Hospital Infantil desta cidade, onde recebe tratamento de hemodiálise, e seu estado foi classificado como extremamente grave, já que o câncer também afeta seus pulmões, segundo dados do Serviço Departamental de Saúde em Santa Cruz.

O menino requer uma radioterapia para tratar primeiro as metástases que sofre nos pulmões, antes que possa estar em condições de submeter-se a um transplante de rim, de acordo com o serviço de saúde.

O caso de Sebastián teve uma ampla repercussão em meios de comunicação de vários países e comoveu a Bolívia a ponto de presidente do país, Evo Morales, anunciar ajudas para a família após confessar que o caso “doeu muito”.

O médico que operou o menino já foi processado em 2012 pela morte de um menor depois que esqueceu material cirúrgico dentro de seu corpo, mas não foi condenado.

O caso reavivou o debate na Bolívia sobre o endurecimento de penas por má prática médica, depois que o governo retirou no início do ano um projeto de reforma do Código Penal nessa linha, que desencadeou uma greve de médicos que durante um mês e meio pôs em xeque a saúde pública do país.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Mafalda" perde seu criador, Quino, aos 88 anos

O criador de Mafalda, o cartunista argentino Quino, morreu aos 88 anos. O icônico ilustrador e humorista marcou a vida argentina e do mundo todo com a criação da pequena menina com grandes ideias que …

Muito além de Netuno: objeto binário choca cientistas por ter partes orbitando muito perto

Um objeto transnetuniano (TNO, na sigla em inglês) binário foi detectado por uma rede de observação nos EUA. Objetos transnetunianos consistem em pequenos corpos gelados que orbitam o Sol a uma distância longínqua, para além …

Acusados de financiar terrorismo na Síria com bitcoins são detidos na França

A Procuradoria Nacional Antiterrorista (PNAT) da França anunciou a detenção nesta terça-feira (29) de 29 pessoas acusadas de transferir recursos a jihadistas na Síria graças a um circuito sofisticado no qual foram utilizadas criptomoedas. A …

Donald Trump e Joe Biden travam debate caótico

Xingamentos e interrupções marcam primeiro duelo direto. Trump se recusa a condenar racistas, e Biden chama presidente de palhaço e mentiroso. Democrata sinaliza que pretende retaliar Brasil por devastação ambiental. Faltando pouco mais de um mês …

Flight Simulator tem um bug com buraco bizarro no mapa do Brasil

Vejam só: encontraram um bug respeitável na edição 2020 de Flight Simulator, o respeitado simulador de voo da Microsoft. E, para o nosso orgulho, a falha se localiza especificamente no Brasil. Se você sobrevoar as coordenadas …

Médica fez viagem institucional para impedir aborto de criança vítima de estupro e Damares teria atuado nos bastidores

Uma reportagem da Folha de São Paulo afirmou que uma das médicas que trabalhou para impedir o aborto legal de uma criança de 10 anos que foi estuprada em São Mateus, ES, confessou, em entrevista, …

COVID-19: produção de vacina pode causar morte de meio milhão de tubarões, alertam especialistas

Óleo natural feito a partir do fígado dos tubarões é um componente-chave entre os ingredientes utilizados por vários candidatos a vacina contra a COVID-19. A Shark Allies, uma organização de defesa aos tubarões, da Califórnia, EUA, …

Quem é Amy Barrett, a indicada de Trump para Suprema Corte?

Se aprovada pelo Senado, atual juíza federal e católica devota poderá influenciar a vida pública dos EUA por décadas e mover de vez a composição da Corte para uma orientação conservadora. Se no Brasil o presidente …

Uber ganha 18 meses de licença para atuar em Londres

Após uma longa batalha jurídica, a Uber ganhou uma licença para restabelecer suas operações em Londres pelos próximos 18 meses. Em novembro de 2019, a empresa havia sido impedida de atuar na capital inglesa, depois que …

Testes de DNA da moda não identificam indígenas brasileiros

Testes de DNA estão na moda. Se você pensou em exames para comprovar paternidade ou algo nesse sentido: não é disso que estamos falando (embora pudéssemos). A nova tendência — entre aqueles que têm condições para …