Família de Pablo Neruda acusa serviço médico-legal de atrasar investigações sobre morte do poeta

Biblioteca del Congreso Nacional de Chile / wikimedia

Salvador Allende com Pablo Neruda

Teria sido o poeta chileno Pablo Neruda envenenado alguns dias após o golpe militar de 11 de setembro de 1973? É o que acredita a família do Prêmio Nobel de Literatura de 1971. Ela acusa o serviço médico-legal do Chile de atrasar os andamentos das análises.

A família acredita que Pablo Neruda, poeta comunista e simpatizante notório do presidente deposto Salvador Allende, tenha sido envenenado. Em 2013, o corpo de Neruda foi exumado para que fosse verificado se tinha morrido ou não em decorrência de um câncer.

Mas falta ainda um aval final para confirmar com exatidão os resultados dos exames. A família do poeta acusa o Instituto Médico Legal de Santiago de fazer obstrução à justiça.

Três pequenos frascos de laboratório, cheios de terra, é o que falta para fechar as investigações científicas do caso Neruda. Há dois anos, um grupo de especialistas internacionais detectaram uma grande presença de uma substância paralisante no corpo do poeta. Mas era preciso analisar o solo em torno da tumba do militante comunista, para se ter certeza absoluta de que a contaminação não era posterior à morte.

Uma nova análise de amostras

Mas segundo o advogado da família, Rodolfo Reyes, que também é sobrinho do poeta, o serviço médico-legal vem se recusando à colocar as amostras à disposição da justiça. Ele declarou à RFI:

“O instituto médico-legal afirmava que não tinha mais as amostras, que teriam sido usadas em outras análises. Mas em uma busca oficial no dia 25 de julho, ordenada pelo juiz Mario Carroza ao serviço médico-legal, as amostras foram encontradas. É inexplicável que o serviço tenha mentido ao juiz. Isso teve consequências muito negativas”.

Uma delas foi o atraso de vários meses nas investigações. A partir de agora, a família de Neruda tem esperanças que as amostras sejam enviadas rapidamente a um laboratório canadense, que deverá efetuar os últimos exames relativos ao caso.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …

250 mil mortos por covid no Brasil: o que significa esse número

O Brasil acumula um quarto de milhão de mortes por covid-19, às vésperas de se completar um ano desde o primeiro caso de coronavírus ter sido identificado no país. Segundo as contas do consórcio de imprensa …

Na diplomacia das vacinas, Israel troca imunizante por reconhecimento de Jerusalém como capital

No combate à Covid-19, Israel é exemplo mundial. A metade da população do Estado hebreu já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus e um terço está completamente imunizada, com as …

"Subestimar Rússia de Putin é sempre um erro", diz indicado de Biden para chefiar CIA

Nesta quarta-feira (24), William Burns, o indicado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o cargo de diretor da CIA, disse que subestimar a Rússia é sempre um erro e acusou a China de …

Chinês é condenado a pagar indemnização à ex-mulher por trabalho doméstico

Um tribunal na China ordenou um homem a pagar compensações a sua ex-esposa pelo trabalho doméstico realizados por ela durante os cinco anos em que estiveram casados, segundo divulgou a imprensa chinesa nesta quarta-feira (24/02). O …

Oceano Atlântico cresce e Pacífico encolhe. Ciência tem nova resposta para fenômeno

Durante a era paleozoica, entre 200 a 540 milhões de anos atrás, o planeta Terra possuía somente um único e imenso continente – a Pangeia, rodeada por um único oceano, intitulado Pantalassa. Depois de uma série …

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …