Médico de Olinda deixa as mães escolherem uma trilha sonora para o nascimento dos filhos

(dv) Razões para Acreditar

O médico Roberto Santa Cruz deixa as mães escolherem uma trilha sonora para o nascimento dos seus bebês

O médico Roberto Santa Cruz deixa as mães escolherem uma trilha sonora para o nascimento dos seus bebês

O nascimento de uma criança é a experiência mais marcante da vida dos pais e do próprio bebê. É o primeiro contato do bebê com o mundo externo. Agora, imagina se cada mãe escolhesse uma música para a chegada do seu filho ao mundo? Em Olinda, o médico Roberto Santa Cruz, de 29 anos, realiza partos assim, com trilha sonora à escolha da gestante.

A maternidade do hospital Tricentenário nunca mais foi a mesma após a entrada do doutor, formado pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), em agosto de 2016.

Após os estudos, ele ingressou em uma escola de música, onde estuda canto e ukulele, e começou a pensar que a melodia poderia fazer parte de sua jornada de trabalho. Desta maneira surgiu a pergunta que virou rotina: “Com qual música você quer que seu filho chegue ao mundo?”.

As mamães ficam surpresas com a questão, mas todos embarcam no mesmo ritmo e dançam conforme a música, que vai de Frank Sinatra a Wesley Safadão. As pacientes, por vezes, só mexem os dedinhos devido a anestesia, mas definitivamente aprovam a “recomendação médica” e se veem mais relaxadas para dar à luz.

O médico com um quê de artista também passou a levar para o expediente seu ukulele, instrumento tipicamente havaiano, com nome que significa “pulga saltitante”.

O som alegre que sai de suas cordas acompanha a cantoria ao vivo de Beto, como prefere ser chamado, durante os atendimentos do setor de pediatria das UPAs São Lourenço da Mata e do Ibura, periferia da capital pernambucana.

A postura do profissional se difere dos demais da área. Não possui a palavra “doutor” escrita no jaleco, nem no carimbo, pois acredita que o termo o colocaria como superior aos colegas de trabalho e aos pacientes, coisa que, segundo o próprio, diz não ser.

Seu objetivo na pediatria é fazer mais para as crianças, e como elas adoram música, este é o caminho que encontrou para ser um ponto fora da curva e um profissional melhor.

Vicente Carvalho // Razões para Acreditar

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Catarro? Som da tosse? Conheça métodos alternativos para detectar a covid-19

Desde o início da pandemia, a realização de testes para detectar a covid-19 fez-se extremamente necessária. No entanto, com o passar dos meses, instituições e empresas privadas ao redor do mundo deram início ao desenvolvimento …

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …

Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais. O escritório de administração fundiária do estado de Utah …

Parlamento iraniano assina texto que impede inspeção de centrais nucleares

A proposta é uma represália ao assassinato do cientista Mohsen Fakhrizadeh, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do Ministério da Defesa, nesta sexta-feira (27). O governo iraniano responsabilizou Israel pelo crime, dizendo que …

Campanha pede debate da Globo online após Boulos testar positivo para covid-19

De última hora, o candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), testou positivo para covid-19. Nessa sexta-feira (27), haveria o último debate antes das eleições entre ele e o candidato à reeleição Bruno Covas …

MDZhB: a misteriosa rádio soviética que segue emitindo sinais e ruídos há quase 50 anos

Uma misteriosa estação de rádio segue ininterruptamente transmitindo somente ruídos estáticos interrompidos por sons robóticos há mais de quatro décadas. Conhecida como UVB-76 ou MDZhB, os sinais da rádio são transmitidos de dois diferentes pontos da …