Começa julgamento de Harvey Weinstein por agressões sexuais

thomashawk / Flickr

Harvey Weinstein

Dois anos depois de uma série de reportagens que detalharam alegações de assédio sexual e agressão protagonizadas Harvey Weinstein, começa nesta segunda-feira o julgamento do ex-produtor de cinema na cidade de Nova York.

Weinstein foi denunciado por assédio, agressão sexual e estupro por mais de 80 mulheres, por atos que teria praticado ao longo de 40 anos. Ele será julgado por cinco crimes sexuais.

Entre as mulheres que denunciaram o produtor estão as atrizes Ashley Judd, Gwyneth Paltrow, Uma Thurman e Salma Hayek. Para muitos, o veredito contra Weinsten tem um significado que vai muito além dos crimes cometidos por ele. Um julgamento que promete marcar o debate público nas próximas semanas e condenar o ex-produtor a passar o resto de seus dias na cadeia.

Harvey Weinstein, de 67 anos, é co-fundador da Miramax e chegou a ser apelidado de “Deus de Hollywood” por Meryl Streep, tamanha era sua influência na indústria do cinema e da televisão. Ele produziu filmes como “Pulp Fiction”, “O paciente inglês” e ” Shakespeare Apaixonado”, entre tantos outros que receberam mais de 300 indicações ao Oscar e 81 estatuetas.

Sua fortuna pessoal chegou a mais de U$ 200 milhões. As investigações publicadas em 2017 no The New York Times e na revista The New Yorker originaram um escândalo que acabou com sua carreira, seu casamento e sua reputação.

As denúncias contra ele deram origem ao movimento #MeToo, que levou milhares de mulheres a trazerem à tona abusos e agressões sexuais e derrubou dezenas de homens poderosos. Se considerado culpado, Weinstein será a segunda celebridade de peso condenada por crimes sexuais depois do comediante Bill Cosby, em 2018. Por isso, apesar de não ser televisionado, o julgamento é considerado histórico e será acompanhado de perto.

Duas mulheres e cinco crimes

Apesar de ter sido acusado por mais de 80 mulheres, apenas denúncias de agressão sexual de duas mulheres resultaram em processos criminais que serão tratados pela Corte. O primeiro é o estupro de uma mulher, cuja identidade é mantida em anonimato, em um quarto de hotel em Nova York em 2013.

O segundo caso trata de abuso sexual contra a ex-assistente de produção Mimi Haleyi em 2006. Haleyi afirma que Weinstein a obrigou a receber sexo oral enquanto estavam em seu apartamento em Nova York, apesar de ela se negar reiteradamente.

O ex-produtor nega as acusações de sexo não-consensual e está em liberdade após pagar uma fiança de U$ 1 milhão. Desde que as acusações foram feitas, Weinstein foi expulso da Academia de Cinema dos Estados Unidos e da própria empresa, a The Weinstein Company. Sua mulher o deixou e o ex-produtor internou-se em um centro de reabilitação para tratar a dependência ao sexo.

Grandes estrelas de Hollywood ficam de fora

O julgamento acontece na Suprema Corte do estado de Nova York, em Manhattan. O processo começa com a seleção do júri, no qual 12 jurados imparciais são selecionados para o restante do julgamento. Esta etapa deve durar duas semanas. Além das duas acusadoras, serão testemunhas a atriz Annabella Sciorra, que apareceu na série “A Família Soprano”, e três outras mulheres cujas identidades são desconhecidas, mas foram autorizadas a testemunhar no julgamento.

Embora não seja esperada a presença de nenhuma das estrelas que acusaram Weinstein de assediá-las ou abusar delas, como Ashley Judd, Gwyneth Paltrow ou Angelina Jolie, algumas como Rosanna Arquette planejam estar presentes em algumas das audiências. Ao todo, espera-se que o julgamento dure entre seis e oito semanas.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …