Khamenei chama Trump de “palhaço” e exalta ataque a bases dos EUA

Sajed.ir / Wikimedia

Ayatollah Ali Khamenei, Líder Supremo iraniano

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi “acidente trágico”. EUA admitem que militares ficaram feridos.

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, acusou nesta sexta-feira (17/01) o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de agir como um “palhaço” que apenas finge apoiar o povo iraniano, enquanto se prepara para “enfiar uma adaga venenosa” nas costas da nação. Ele afirmou que os EUA tentam dividir o país e deflagrar uma guerra civil em solo iraniano, e insistiu que deveriam deixar o Oriente Médio.

Khamenei, que presidiu as preces de sexta-feira pela primeira vez desde 2012, negou que a população tenha se voltado contra seus líderes em meio à onda de protestos contra o governo nas últimas semanas, afirmando que a expressiva comoção popular gerada pela morte do general Qassim Soleimani, morto em um ataque dos EUA no Iraque, demonstra o apoio do povo à República Islâmica.

Durante as preces, o aiatolá condenou ainda o assassinato “covarde” do general que comandava a poderosa Força Quds da Guarda Revolucionária do Irã, a unidade de elite responsável pelo serviço de inteligência e por conduzir operações militares secretas no exterior. Segundo o aiatolá, a morte de Soleimani serve como demonstração da “natureza terrorista” dos EUA.

Ele exaltou a retaliação iraniana à morte do general com um ataque a bases americanas no Iraque, dizendo que “o fato de o Irã poder dar um tapa no rosto de uma potência mundial revela a mão de Deus” e que a investida “feriu a imagem da dos EUA” como uma superpotência. Ele, porém, disse que a “verdadeira punição” aos Estados Unidos seria forçar a retirada de suas tropas do Oriente Médio.

Khamenei pediu que a nação se mantenha unida e convocou a população a participar das próximas eleições marcadas para fevereiro, após as manifestações populares que eclodiram com a admissão tardia do governo sobre o abate não intencional de um Boeing 737-800 da Ukrainian international Airlines, no qual 176 pessoas morreram.

Khamenei ressaltou que medidas devem ser tomadas para evitar acidentes trágicos como o que derrubou o avião ucraniano. O incidente ocorreu durante a investida contra as bases americanas, em um momento em que o país estava em alerta máximo.

“A queda do avião foi um acidente trágico, que queimou nossos corações”, disse o aiatolá. “Mas, alguns tentam retratá-lo de maneira para esquecer o martírio e sacrifício” de Soleimani, observou.

O aiatolá argumentou que as forças antagônicas ao Irã tentam tirar proveito da tragédia. “Nossos inimigos estavam felizes com a queda do avião, enquanto nós estávamos tristes”, disse. “Eles encontraram algo para poder questionar a Guarda Revolucionária, as Forças Armadas e nosso sistema.”

O líder também criticou os países europeus que fazem parte do acordo nuclear assinado em 2015 com o Irã, dizendo que não são dignos de confiança, e que a pressão que tentam exercer sobre seu país não surtirá efeito. Os ocidentais são fracos demais para “deixar os iranianos de joelhos”, afirmou.

Khamenei classificou como “desprezíveis” os governos da Alemanha, França e Reino Unido, dizendo que são “servos” dos EUA. Nesta semana, os três países europeus acionaram um mecanismo de solução de controvérsias previsto no pacto, que, em tese, poderia levar a imposição de novas sanções contra os iranianos. Ele afirmou ainda que seu país estaria disposto a negociar, mas não com os Estados Unidos.

Khamenei, de 80 anos, se tornou o líder supremo do país em 1989, após a morte do aiatolá Khomeini.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …

A menina de 6 anos que foi presa por se comportar mal na escola nos EUA

Imagens gravadas pela câmera corporal de um policial mostram o momento em que uma criança de seis anos foi presa em uma escola de Orlando, na Florida, em setembro de 2019. As mãos da menina foram …

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …