Kim Jong-un utilizou passaportes brasileiros para visitar países ocidentais

A Reuters obteve cópias de dois passaportes brasileiros – que pertencem a Kim Jong-un e a seu pai – que eram utilizados para a poderosa família norte-coreana visitar países ocidentais nos anos 90. O Itamaraty não confirmou nem negou a autenticidade dos documentos, apenas afirmou que já investiga o caso.

Nas imagens, os inconfundíveis rostos de Kim Jong-un, o líder norte-coreano, e de Kim Jong-il, seu falecido pai. Mas os nomes não correspondem às fotografias: Josef Pwag e Ijong Tchoi, pode-se ler nos documentos divulgados pela Reuters e citado pelo Diário de Notícias.

“Eles usavam passaportes brasileiros para tentar conseguir vistos de embaixadas estrangeiras”, explicou uma fonte de segurança ocidental. “Isso mostra o desejo de viajar e aponta para a tentativa da família de desenhar uma possível rota de fuga”, afirmou ainda.

Em resposta às revelações, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) já disse  investigar o caso, mas a embaixada norte-coreana no Brasil se recusou a comentar.

Outras fontes de segurança ocidentais adiantaram que os documentos tinham sido utilizados para pedir vistos a pelo menos dois países ocidentais, mas não confirmaram se esses vistos foram ou não emitidos. As fontes apontam o Brasil, Japão e China como possíveis destinos.

O jornal japonês Yomiuri Shimbun noticiou, em 2011, que Kim Jong-un visitou Tóquio quando era criança, usando um passaporte brasileiro em 1991, ou seja, antes da data de emissão impressa (1996) nos dois passaportes aos quais a Reuters teve acesso.

Os dois passaportes brasileiros, com 10 anos de validade, estão carimbados com a inscrição “Embaixada do Brasil em Praga“, com data de expedição de 26 de fevereiro de 1996.

Tecnologia de reconhecimento facial utilizada no caso confirmou que as fotos são de Kim Jong-un e Kim Jong-il, asseguraram as fontes.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Centro Gamalei, desenvolvedor de vacina russa, explica como funciona e se há riscos para o paciente

O diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamalei falou sobre os testes da vacina, que será registrada oficialmente na quarta-feira (12). As partículas do coronavírus na vacina da COVID-19 não podem prejudicar …

Mistura inusitada de amônia e água cria raios superficiais e granizos em Júpiter

Júpiter, o maior gigante gasoso do Sistema Solar, é um lugar coberto por tempestades estranhas. O que os cientistas ainda não sabiam é que no meio dessas tormentas, existem raios de natureza bem diferente dos …

Emocionante avanço da teoria para a realidade: bizarro efeito quântico é observado

No núcleo toda estrela anã branca — o denso resto de uma estrela que queimou todo seu combustível — existe um fenômeno quântico enigmático: enquanto ganha massa ela reduz de tamanho chegando a um ponto …

Estudo prevê 300 mil mortes por covid até fim do ano nos EUA

Pesquisadores da Universidade de Washington pintam cenário sombrio caso restrições não sejam respeitadas. Enquanto primeiros epicentros registram queda, outros estados americanos divulgam taxas de infecções recordes. A epidemia de covid-19 deve matar aproximadamente 300 mil americanos …

Coronavírus: Exportações devem cair mais de 20% na América Latina, diz ONU

As exportações da América Latina e do Caribe podem cair mais de 20% em 2020 devido às consequências da pandemia do coronavírus, que também terá um impacto negativo nas importações, disse uma agência da …

O que é nitrato de amônio, que pode provocar explosões como a de Beirute?

A recente tragédia no país árabe trouxe de novo à tona preocupações sobre o armazenamento do perigoso material, tornando necessário saber como esses incidentes ocorrem para os prevenir. A explosão de nitrato de amônio em Beirute, …

Astrônomos descobrem nuvens gigantes "escondidas" em Vênus há 35 anos

Uma equipe de astrônomos encontrou nuvens venenosas, com gotas de ácido sulfúrico em sua formação, em meio à densa atmosfera de Vênus. Curiosamente, essas nuvens já estavam presente na atmosfera venusiana há pelo menos 35 anos, …

Japão lembra 75 anos de bomba de Hiroshima e pede união contra armas nucleares

Esta quinta-feira (6) marca o 75º aniversário do primeiro ataque com bomba atômica do mundo. Cerca de 140 mil pessoas morreram no bombardeio à cidade japonesa, realizado pelo Estados Unidos no fim da Segunda Guerra …

Donald Trump determina bloqueio do TikTok e WeChat nos EUA em 45 dias

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou na noite de ontem (6) uma ordem executiva determinando o fim de relações com as empresas responsáveis pelos apps TikTok e WeChat no país norte-americano. Em comunicado emitido …

Brasil caminha para ter 200 mil mortes pelo coronavírus até outubro, diz especialista

Na semana em que o Brasil deverá registrar 100 mil mortes pelo novo coronavírus, um especialista brasileiro indica que o país caminha para dobrar esse número em dois meses, atingindo 200 mil óbitos pela pandemia …