Kim Jong-un tem medo de ser assassinado no encontro com Trump

(dr) DPR

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, inspeciona a vila de Panmunjom

Duas fontes próximas das negociações entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte revelaram à Bloomberg que Kim Jong-un tem receio de ser assassinado durante seu encontro com Donald Trump, em Singapura.

Kim Jong-un teme ser “assassinado” durante seu encontro com Donald Trump, marcado para o dia 12 de junho, em Singapura. A revelação foi feita à Bloomberg por duas fontes próximas das negociações que não foram identificadas.

“Kim está extremamente preocupado com sua segurança e teme ser assassinado”, disseram as fontes. A viagem para Singapura levará o líder norte-coreano para o ponto mais longínquo que já esteve do seu país desde que assumiu o poder, em 2011.

Embora a cúpula tenha sido cancelada pelo presidente norte-americano, essa posição se manteve durante poucos dias. O anúncio oficial surgiu na terça-feira (5),  através da porta-voz do governo de Trump. Sarah Sanders afirmou que a Casa Branca se “prepara ativamente” para o encontro entre os dois líderes.

Segundo a revista portuguesa Sábado, o medo de Kim Jong-un não é novo. O líder norte-coreano tem receado ser assassinado, até mesmo no seu próprio país. Aliás, na cúpula com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, Kim levou uma extensa equipe de segurança.

Em 2017, Pyongyang acusou a CIA e os serviços secretos sul-coreanos de terem criado uma arma bioquímica para atacar a liderança da Coreia do Norte, lembra o Business Insider.

As preocupações de Kim Jong-un não são óbvias, mas podem ter sido motivadas pelas declarações do Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos. John Bolton comparou a Coreia do Norte à Líbia em relação ao processo de desnuclearização dos países.

As declarações podem ter assustado Kim Jong-un, já que o líder da Líbia, Muhammar Kadhafi, foi assassinado numa intervenção norte-americana depois de ter aceitado abandonar o programa nuclear do país africano.

Em Singapura, já foram adotadas várias medidas para garantir que o encontro entre Donald Trump e Kim Jong-un decorre em segurança, tendo sido bloqueado o acesso a algumas áreas da cidade onde os líderes vão se encontrar e restringido o espaço aéreo.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O que contribuiu em peso para o 'colapso maia'?

Pesquisas recentes reforçam a teoria de que o colapso de muitas das grandes cidades maias mesoamericanas estava relacionado a períodos prolongados de seca, alguns de até 200 anos. Nayelli Jiménez Cano, pesquisadora do Laboratório de Zooarqueologia …

Com 39% da população abaixo da linha da pobreza, Ruanda patrocina PSG e causa polêmica

O time de futebolParis Saint-Germain (PSG) divulgou nesta quarta-feira (4), uma parceria de três anos com o governo de Ruanda, sem especificar o valor. Em maio de 2018, o país africano já havia assinado um acordo …

Os pássaros estão encolhendo, e você nunca vai adivinhar por quê

De acordo com um novo estudo americano, devido a mudança climática, os pássaros estão encolhendo em tamanho, embora a envergadura de suas asas esteja ficando maior. “Descobrimos que quase todas as espécies estavam ficando menores. As …

Navio de combate alemão da 1ª Guerra Mundial é encontrado nas Malvinas

Um cruzador alemão, afundado pelos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial em 8 de dezembro de 1914, foi achado perto da costa das ilhas Malvinas. Trata-se do SMS Scharnhorst, principal navio da esquadra do almirante Maximilian …

Impeachment de Trump avança nos EUA: entenda o caso em poucas palavras

Você já deve ter ouvido falar que a reação a um polêmico telefonema com um líder estrangeiro ameaça o futuro da Presidência de Donald Trump. O presidente americano enfrenta um inquérito de impeachment sob a acusação …

Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus …

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …

Radar aéreo descobre um navio viking em uma fazenda

Um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriu um navio viking em uma fazenda usando radar aéreo. O achado foi uma surpresa e um golpe de sorte, uma vez que este local …

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltam 61,7% no Brasil

O número de casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo em 2018 aumentou 61,7% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com …

Uber do entulho te ajuda a descartar resíduos corretamente

O lixo é definitivamente um problema contemporâneo de dimensões globais – e não só a qualidade, o material ou o destino desse lixo, mas também a forma de descarta-lo. Dos 387 quilos de resíduos que o …