Kim Jong-un tem medo de ser assassinado no encontro com Trump

(dr) DPR

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, inspeciona a vila de Panmunjom

Duas fontes próximas das negociações entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte revelaram à Bloomberg que Kim Jong-un tem receio de ser assassinado durante seu encontro com Donald Trump, em Singapura.

Kim Jong-un teme ser “assassinado” durante seu encontro com Donald Trump, marcado para o dia 12 de junho, em Singapura. A revelação foi feita à Bloomberg por duas fontes próximas das negociações que não foram identificadas.

“Kim está extremamente preocupado com sua segurança e teme ser assassinado”, disseram as fontes. A viagem para Singapura levará o líder norte-coreano para o ponto mais longínquo que já esteve do seu país desde que assumiu o poder, em 2011.

Embora a cúpula tenha sido cancelada pelo presidente norte-americano, essa posição se manteve durante poucos dias. O anúncio oficial surgiu na terça-feira (5),  através da porta-voz do governo de Trump. Sarah Sanders afirmou que a Casa Branca se “prepara ativamente” para o encontro entre os dois líderes.

Segundo a revista portuguesa Sábado, o medo de Kim Jong-un não é novo. O líder norte-coreano tem receado ser assassinado, até mesmo no seu próprio país. Aliás, na cúpula com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, Kim levou uma extensa equipe de segurança.

Em 2017, Pyongyang acusou a CIA e os serviços secretos sul-coreanos de terem criado uma arma bioquímica para atacar a liderança da Coreia do Norte, lembra o Business Insider.

As preocupações de Kim Jong-un não são óbvias, mas podem ter sido motivadas pelas declarações do Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos. John Bolton comparou a Coreia do Norte à Líbia em relação ao processo de desnuclearização dos países.

As declarações podem ter assustado Kim Jong-un, já que o líder da Líbia, Muhammar Kadhafi, foi assassinado numa intervenção norte-americana depois de ter aceitado abandonar o programa nuclear do país africano.

Em Singapura, já foram adotadas várias medidas para garantir que o encontro entre Donald Trump e Kim Jong-un decorre em segurança, tendo sido bloqueado o acesso a algumas áreas da cidade onde os líderes vão se encontrar e restringido o espaço aéreo.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mistério de galáxia desprovida de matéria escura é revelado

As observações astronômicas apontam para forças de "maré" e comportamento "canibal" de uma galáxia vizinha, que explicariam a escassez deste componente invisível. Se alguma galáxia é pobre em matéria escura, pode ser devido a uma interação …

Maioria das vacinas da Moderna será reservada no início para os Estados Unidos

A Moderna espera disponibilizar entre 100 e 125 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 no primeiro trimestre de 2021. A empresa anunciou, nesta quinta-feira que, no início, entre 85 e 100 …

Amazonas é 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento

Pela primeira vez, o Amazonas assume a terceira posição nos três principais rankings que indicam o avanço da degradação florestal na Amazônia brasileira, incluindo indicadores de queimadas, emissões de gases de efeito estufa e desmatamento …

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …

Namíbia elege deputado chamado Adolf Hitler

O nome de um recém-eleito político da Namíbia, vem chamando atenção na mídia nacionais e internacionais. "Adolf Hitler teve uma vitória esmagadora nas eleições regionais na Namíbia", relatou o portal de notícias alemão Spiegel Online nesta …

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …

Relatório da ONU aponta que 2020 deve ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou um relatório que aponta que o ano de 2020 deve ser um dos três anos mais quentes desde o início dos registros de temperatura. O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, …

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …