Kim Jong-un tem medo de ser assassinado no encontro com Trump

(dr) DPR

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, inspeciona a vila de Panmunjom

Duas fontes próximas das negociações entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte revelaram à Bloomberg que Kim Jong-un tem receio de ser assassinado durante seu encontro com Donald Trump, em Singapura.

Kim Jong-un teme ser “assassinado” durante seu encontro com Donald Trump, marcado para o dia 12 de junho, em Singapura. A revelação foi feita à Bloomberg por duas fontes próximas das negociações que não foram identificadas.

“Kim está extremamente preocupado com sua segurança e teme ser assassinado”, disseram as fontes. A viagem para Singapura levará o líder norte-coreano para o ponto mais longínquo que já esteve do seu país desde que assumiu o poder, em 2011.

Embora a cúpula tenha sido cancelada pelo presidente norte-americano, essa posição se manteve durante poucos dias. O anúncio oficial surgiu na terça-feira (5),  através da porta-voz do governo de Trump. Sarah Sanders afirmou que a Casa Branca se “prepara ativamente” para o encontro entre os dois líderes.

Segundo a revista portuguesa Sábado, o medo de Kim Jong-un não é novo. O líder norte-coreano tem receado ser assassinado, até mesmo no seu próprio país. Aliás, na cúpula com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, Kim levou uma extensa equipe de segurança.

Em 2017, Pyongyang acusou a CIA e os serviços secretos sul-coreanos de terem criado uma arma bioquímica para atacar a liderança da Coreia do Norte, lembra o Business Insider.

As preocupações de Kim Jong-un não são óbvias, mas podem ter sido motivadas pelas declarações do Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos. John Bolton comparou a Coreia do Norte à Líbia em relação ao processo de desnuclearização dos países.

As declarações podem ter assustado Kim Jong-un, já que o líder da Líbia, Muhammar Kadhafi, foi assassinado numa intervenção norte-americana depois de ter aceitado abandonar o programa nuclear do país africano.

Em Singapura, já foram adotadas várias medidas para garantir que o encontro entre Donald Trump e Kim Jong-un decorre em segurança, tendo sido bloqueado o acesso a algumas áreas da cidade onde os líderes vão se encontrar e restringido o espaço aéreo.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Polônia é multada em € 1 milhão por dia por desobedecer decisão judicial da UE

A Polônia foi condenada nesta quarta-feira (27) a pagar para a Comissão Europeia, órgão Executivo do bloco, uma multa diária de € 1 milhão por não ter encerrado as atividades da câmara disciplinar da …

Startup ajuda pequenas empresas a monitorarem vacinação dos funcionários

A startup brasileira White Tents lançou uma versão em formato freemium — isto é, gratuita mas com alguns recursos pagos — de sua plataforma digital para pequenas empresas que queiram monitorar a vacinação de até …

Argentina vacinará brasileiros na região de fronteira e turistas estrangeiros menores de 18 anos

O governo argentino anunciou uma nova flexibilização para a entrada de estrangeiros no país, a vacinação de turistas menores de 18 anos e de cidadãos de países vizinhos que atravessarem a fronteira por via …

CPI da Pandemia conclui trabalhos e pede o indiciamento de Bolsonaro

Senadores aprovam relatório sobre atuação do governo na crise do coronavírus que propõe punição de 78 pessoas e duas empresas, após seis meses de depoimentos, coleta de provas e repercussão na mídia. A CPI da Pandemia …

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …