Legumes orgânicos podem se transformar em vacinas

A criação de hortas caseiras ou a participação em hortas urbanas pode ajudar os legumes a “adaptarem-se” à poluição e a funcionarem como “vacinas”, defende o especialista espanhol em agricultura orgânica Mariano Bueno.

“Defendo hortas em casa ou perto de casa, porque a poluição do ambiente é mais saudável, já que uma planta que cresce num determinado sítio se vê submetida ao frio, também a compostos tóxicos ambientais e para sobreviver fabrica polifenóis”, explicou Bueno.

“O aumento da asma e alergias na sociedade atual é por pouco contato com a natureza e com a terra e por não comermos plantas e legumes que cresçam perto de onde vivemos”, acrescentou.

Para o especialista, “os legumes plantados no ambiente poluído em que vivemos podem se tornar vacinas”, já que as plantas vão ter de se proteger desses componentes químicos que andam no ar.

“Se tudo o que comemos vem esterilizado, é produzido em estufa, vem embalado, o corpo não vai ser contaminado e aquele alimento não vai fazer nada. Por outro lado, aqueles que crescem no ambiente em que se vive vão proteger [o corpo]”, destacou Bueno.

Ele explicou ainda que um tomateiro que cresce ao ar livre “tem mais sabor porque tem de se defender, enquanto um tomate de estufa, de temperatura e água controlada, não tem sabor porque não teve que se defender de nada“.

“Estamos a descobrir que os aromas e os sabores das plantas são seus mecanismos de proteção”, acrescenta.

Hortoterapia

Mariano Bueno, que não come nem carne, nem peixe, há 42 anos, por razões de saúde, diz que existem atualmente movimentos médicos e científicos, designados por hortoterapia, que revelam que grande parte dos problemas de saúde “tem a ver com o fato de nos desenraizarmos da terra e de nos desvincularmos das nossas raízes, já que somos seres orgânicos”.

Com várias obras publicadas sobre agricultura orgânica, alimentação ou hortas ecológicas, Mariano Bueno lançou recentemente o livro “A Horta-Jardim Biológica”, juntamente com Jesús Arnau, no qual ensina várias formas de fazer uma horta-jardim e seus benefícios para a saúde.

No livro, os autores explicam também que, apesar de algumas flores comestíveis serem tóxicas, é preciso ingerir uma grande quantidade para que façam mal ao organismo.

“O importante é comer cru, quer seja para as plantas medicinais, flores comestíveis ou hortaliças. Deve-se processá-las o menos possível, quanto muito, escaldar será o suficiente para matar qualquer bicho”, recomenda.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …