Líbano: Saad Hariri volta ao posto de primeiro-ministro para formar novo governo

Dalati Nohra / EPA

O primeiro-ministro do Líbano, Saad Hariri

Saad Hariri foi nomeado novamente primeiro-ministro do Líbano, com o desafio de chegar a um acordo com as várias forças políticas do país e formar um governo capaz de realizar as reformas necessárias para sair da crise.

Ele foi escolhido por uma maioria de 65 deputados, de acordo com um comunicado lido em uma coletiva de imprensa por um oficial da presidência.

Da corrente sunita, esta é a terceira vez que Hariri assume o posto de primeiro-ministro. Sua última experiência terminou com uma renúncia, em 29 de outubro de 2019, sob a pressão de um movimento de protesto sem precedentes na história recente do Líbano.

Ele volta numa fase em que a população clama por novos rostos e pede uma mudança total de sistema, há meses. O antecessor de Saad Hariri, Moustapha Adib, nomeado em 31 de agosto, jogou a toalha um mês depois, sem ter conseguido superar as rivalidades entre os partidos políticos.

O Líbano vive uma grave crise política e econômica e ainda se recupera do trauma da explosão do dia 4 de agosto, em Beirute, que revelou o descuido da classe política do país. Desde esta tragédia, os líderes libaneses estão sob pressão da comunidade internacional, em particular da França, para encontrar uma solução para acabar com a crise.

Não há certeza, portanto, que esse retorno irá satisfazer a população. Saad Hariri promete, de sua parte, um “governo de especialistas” de acordo com “a proposta francesa” e se compromete “a formar um governo rapidamente, porque o tempo está se esgotando e o país se depara com sua única e última chance”.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …

'Síndrome de Havana': lesão cerebral atinge ao menos 130 diplomatas e oficiais americanos, dizem EUA

Diplomatas, agentes da CIA e oficiais de defesa dos EUA relataram sintomas graves da perturbação conhecida como "síndrome de Havana" nas últimas semanas. O elevado número de casos causa espanto. Nas últimas semanas, foram relatados mais …

RJ comunica 1º caso de raiva em cachorro em quase três décadas

Pela primeira vez desde 1995, o Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp) do Rio de Janeiro diagnosticou um caso de raiva animal. A descoberta parte do resultado de perícia no corpo de um cão morto …

O que dizem cientistas sobre isenção de máscaras para vacinados nos EUA

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (13/05) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção na maioria das situações para pessoas que já foram completamente vacinadas contra a covid-19. Segundo a nova orientação do …

Putin: Rússia reagirá de maneira devida às ameaças perto de suas fronteiras

Durante reunião com membros do Conselho de Segurança da Rússia nesta sexta-feira (14), o presidente da Rússia pediu que lhe fosse reportado sobre o agravamento do conflito israelo-palestino, que toca diretamente os interesses de segurança …

Covid: 16 mil pessoas foram imunizadas com doses de vacina trocadas no Brasil

Um levantamento de dados da Folha de São Paulo com informações do DataSUS, base de dados do Ministério da Saúde, mostrou que pelo menos 16 mil pessoas receberam doses de vacinas diferentes em seu processo …

Covid-19: diretor do Butantan prevê vacinação lenta até setembro no Brasil

Como diretor do Instituto Butantan desde 2017, Dimas Covas sempre precisou aliar o conhecimento técnico e científico com as particularidades do mundo político que, na visão dele, não parecem seguir uma lógica. E essa necessidade se …

Escalada de violência entre israelitas e palestinianos já fez mais de 100 mortos

O conflito entre israelitas e palestinianos subiu de tom na madrugada de hoje, com o Exército israelita a bombardear a faixa de Gaza. Desde segunda-feira já morreram 119 palestinianos nestes ataques, entre eles 31 …

Maduro diz estar disposto a negociar com oposição

Declaração é feita após líder oposicionista Juan Guaidó propor diálogo mediado por comunidade internacional. Noruega já estaria em contato com regime e oposição. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta quarta-feira (12/05) que está disposto …