Le Pen se recusa a usar véu e não se reúne com líder islâmico no Líbano

A líder da extrema-direita da França e candidata presidencial, Marine le Pen, não pôde se reunir nesta terça-feira com a mais alta autoridade sunita do Líbano, o mufti da República, xeque Abdul Latif Derian, depois que a política se negou a cobrir sua cabeça com o véu islâmico, informou a instituição religiosa.

A instituição dirigida pelo xeque Abdul Latif Derian expressou seu pesar pelo “comportamento inadequado” de Marine le Penn, que “se recusou a colocar o véu islâmico, um requisito para ver o mufti”, segundo um comunicado.

A candidata de extrema-direita parte como favorita no primeiro turno das eleições presidenciais francesas, cuja votação acontece em 23 de abril, mas não para ganhar o pleito.

“Le Pen foi notificada sobre a necessidade de cobrir a cabeça ao se reunir com o mufti, mas quando ela chegou (ao encontro), se negou a fazê-lo, apesar dos pedidos nesse sentido”, detalhou a instituição.

A candidata, por sua vez, afirmou que o ocorrido “não é grave”, segundo declarações divulgadas pela Agência Nacional de Notícias libanesa (“ANN”).

A mais alta autoridade sunita do mundo não teve essa exigência e, portanto, não tenho motivos para vesti-lo (agora)”, afirmou Le Pen, em referência a seu encontro no Cairo em 2015 com Ahmed al Tayyip, xeque de Al Azhar, a instituição de referência do islã sunita em todo Oriente Médio.

Em entrevista publicada hoje pelo jornal libanês “L’Orient-Le Jour”, Le Pen afirmou que “cada país tem sua história” e que ela não tenta “impor o modelo francês, já que a laicidade é um conceito que vários países interpretam mal”.

A candidata presidencial francesa chegou no domingo pela noite ao Líbano para uma visita oficial de dois dias, durante a qual já se encontrou com o presidente do país, Michel Aoun; com o primeiro-ministro, Saad Hariri; com o ministro das Relações Exteriores, Yebrán Basil, e com o patriarca maronita (católico de Oriente), Monsenhor Bechara Rai.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Homem é preso por tossir em policial que perguntou se ele tinha covid-19

O britânico Casey Saint foi condenado a 11 meses de prisão após tossir no rosto de um policial durante a pandemia do novo coronavírus. O morador de Bury St Edmunds, na Inglaterra, estava fazendo uma festa …

Astrônomos encontram "embrião" de planeta em formação a 330 anos-luz da Terra

Uma equipe de astrônomos encontrou algo que parece ser um planeta embrionário, girando em torno de sua estrela, bem pertinho dela, completando uma volta a cada mês. A estrela em questão é a HD 163296, que …

Físico propõe mega-satélite povoado por humanos orbitando Ceres

O físico Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico Finlandês, desenvolveu uma nova ideia para colonizar um lugar diferente da Terra, e não é a lua ou Marte. Em vez disso, Janhunen está sugerindo em um artigo publicado …

Biden promete "esforço de guerra" contra covid-19

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou nesta quinta-feira (21/01) o plano de resposta de seu governo à pandemia de covid-19, que inclui dez decretos. A estratégia amplia iniciativas que já haviam sido antecipadas …

'Não teremos escolha': Google adverte que pode bloquear seu mecanismo de busca na Austrália

Governo australiano trabalha em uma nova lei que deve governar as relações entre os meios de comunicação e as gigantes que dominam a Internet, entre as quais se destacam Google e Facebook. O Google anunciou nesta …

UE restringe viagens não essenciais, mas mantêm fronteiras internas abertas

Diante da inquietante propagação das variantes do coronavírus e a explosão de novos casos de contaminação no continente, líderes europeus, reunidos por videoconferência nesta quinta-feira, decidiram restringir as viagens não essenciais para os países …

‘Bridgerton’ abre debate sobre avó negra de rainha Elizabeth que Windsor prefere esconder

Disponível desde dezembro de 2020, a série Bridgerton, da Netflix, apresentou uma intérprete negra para viver a rainha Charlotte (1744 – 1818), a avó da rainha Elizabeth (1900 – 2002). Apesar da falta de consenso geral …

"Raios" azuis misteriosos podem ser mais comuns do que os cientistas pensavam

Entre os vários fenômenos climáticos que existem, os raios continuam enigmáticos para nós: embora tempestades não sejam tão raras, ainda não entendemos completamente as descargas elétricas geradas no céu — muito menos aquelas apelidadas de …

Dono de cachorro machucado gasta R$ 2.200 para descobrir que o bicho estava imitando o dono por solidariedade

De vez em quando, nossos amados animais de estimação provam ser ainda mais doces e solidários do que muitas pessoas. Conheça Bill — um lurcher de Londres que está imitando a mancada de seu dono …

Minas Gerais é uma das 10 regiões mais acolhedoras do mundo: ranking

Minas Gerais está entre as 10 regiões mais acolhedoras do mundo. É que diz a eleição do Traveller Review Awards 2021, que incluiu pela primeira vez uma localidade brasileira no ranking internacional divulgado todo ano. Minas …