Em meio a protestos, premiê do Líbano renuncia ao cargo

Dalati Nohra / EPA

O primeiro-ministro do Líbano, Saad Hariri

O primeiro-ministro do Líbano, Saad Hariri, anunciou sua renúncia nesta terça-feira (29). O Líbano vive uma onda de protestos contra o governo e a renúncia de Hariri era uma demanda dos manifestantes.

O Líbano vive uma onda de protestos desde o dia 17 de outubro após anúncio do governo de aumentos de impostos sobre o tabaco e chamadas de internet.

Os manifestantes exigiam a renúncia do premiê Saad Hariri, além de reformas políticas no país. Além dos protestos de rua há bloqueios em estradas e rodovias em todo o país. Bancos, escolas e universidades estão paralisados.

Já havia uma expectativa de que o premiê entregaria o cargo nesta terça-feira (29), e o próprio Hariri anunciou sua renúncia no Twitter.

“Eu me volto ao Palácio de Baabda para apresentar minha renúncia do governo em resposta aos muitos libaneses que foram às ruas”.

Antes da postagem o premiê discursou ao vivo na televisão e afirmou ter chegado a um “beco sem saída” e que por isso iria à residência presidencial – o Palácio de Baabda – para apresentar sua renúncia.

Após o início das manifestações no Líbano, o governo chegou a tentar implementar medidas para responder aos anseios da população. Entre as medidas propostas por Hariri estavam a retirada do aumento de impostos, e um plano econômico de 17 pontos, incluindo cortes de salários de ministros e parlamentares, além de “devolver fundos desviados”.

As medidas anunciadas não foram suficientes e os manifestantes continuaram nas ruas mantendo o foco da crítica ao governo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Encontrada a origem da vida no universo

Uma estrela morre por segundo no universo. Mas esses objetos estelares não somem totalmente, algo sempre fica para trás. Certas estrelas entram em supernova, que geram um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, enquanto a …

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …