Livro inédito de autor de “O Senhor dos Anéis” é publicado após 100 anos

(dr) Alan Lee

Ilustração de capa do livro Beren e Lúthien, criada por Alan Lee

Ilustração para o livro Beren e Lúthien, de Tolkien, criada por Alan Lee

Um novo livro do autor da trilogia “O Senhor dos Anéis”, J.R.R. Tolkien, está à venda – cem anos depois de ter sido escrito. Beren e Lúthien tem sido descrito como uma “história muito pessoal” na qual o professor de Oxford pensou depois de retornar da Batalha do Somme, uma das mais sangrentas da Primeira Guerra Mundial.

O livro foi editado por seu filho Christopher Tolkien e contém versões de um conto que se tornou parte de O Silmarillion, coletânea de textos mitológicos publicado em 1977. A obra apresenta ilustrações de Alan Lee, que ganhou um Oscar por seu trabalho nos filmes da trilogia.

-

Beren e Lúthien foi publicado nesta quinta-feira (1º). A história fala do destino dos amantes Beren e Lúthien, um homem mortal e uma elfa imortal que juntos tentam roubar do maior de todos os seres malignos: Melkor.

O especialista em Tolkien John Garth, que escreveu Tolkien and The Great War (sem tradução para o português), disse que o autor de O Hobbit usou sua escrita como um “exorcismo” dos horrores que testemunhou na Primeira Guerra Mundial.

“Quando ele voltou das trincheiras, com febre de trincheira (doença causada por bactéria e transmitida por piolhos), ele passou o inverno (de 1916-1917) convalescente. Ele perdeu dois de seus amigos mais queridos em Somme e você pode imaginar que ele devia estar tão destruído por dentro quanto estava fisicamente”, disse o escritor.

Garth disse que a cena principal de Beren e Lúthien foi inspirada por um momento íntimo de Tolkien e de sua mulher, Edith: a dança dela em uma clareira cheia de flores brancas durante uma caminhada pelos bosques de East Yorkshire, distrito da Inglaterra. “Tolkien sentiu o tipo de alegria que antes devia ter pensado que nunca sentiria de novo”, revelou.

Os nomes Beren e Lúthien estão esculpidos na lápide que Tolkien e sua esposa compartilham no cemitério de Wolvercote, em Oxford.

Álida Carvalho / Wikimedia

Lápide no túmulo de Tolkien e sua esposa em Oxford, na Inglaterra

Lápide no túmulo de Tolkien e sua esposa em Oxford, na Inglaterra

Para o novo livro, Christopher Tolkien, agora com 92 anos, manteve a história do pai na forma original em que foi escrita e também mostrou como a narrativa mudou para se tornar parte de O Silmarillion.

Publicado em 1954, O Senhor dos Anéis foi a sequência de O Hobbit e é uma das novelas mais bem sucedidas já escritas, tendo vendido mais de 150 milhões de cópias. A adaptação cinematográfica, lançada de 2001 a 2003, é uma das principais séries de filmes de todos os tempos – a película final ganhou 11 Oscars.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Futuro assustador de extinção em massa" nos espera, elite dos cientistas alerta

O planeta enfrenta um “futuro assustador de extinção em massa, declínio da saúde e distúrbios climáticos” que ameaçam a sobrevivência humana por causa da ignorância e da inação, de acordo com um grupo internacional de …

Oferta de perfuração do Ártico tem fracasso histórico por falta de interessados

O recente leilão que oferecia arrendamentos de perfuração de petróleo no Ártico foi um fracasso. Esperava-se que a chamada atraísse muitos interessados em explorar a área no Alasca, mas a realidade foi outra. A notícia é …

Palácio mais antigo da China de 5.300 anos é descoberto perto de antiga capital

Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem cerca de 5.300 anos, sendo possivelmente a …

Variante da Covid-19 no Brasil faz Reino Unido banir viajantes da América Latina e Portugal

O governo britânico proibiu, nesta quinta-feira, as chegadas de todos os países da América do Sul e do Panamá, além de Portugal, em resposta à nova variante da Covid-19, descoberta no Brasil. A decisão …

CEO do Twitter defende banimento de Trump da rede social

Jack Dorsey diz que medida resulta do “fracasso” da plataforma em mediar diálogo saudável e admite que pode abrir “precedente perigoso”. Proibição veio após presidente dos EUA insuflar apoiadores que invadiram Capitólio. O CEO da rede …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …

Monocultura da soja destruiu mais de 30% do cerrado brasileiro entre 2004 e 2017, alerta WWF

Os 24 principais focos de desmatamento no mundo provocaram a perda de uma superfície equivalente ao tamanho do Paraguai em menos de uma década, aponta um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na …

Coreia do Sul eleva capacidades de combate para conter ameaça norte-coreana

A Coreia do Sul planeja elevar suas capacidades militares para conter as ameaças de mísseis de curto alcance dos norte-coreanos, declarou o Ministério da Defesa sul-coreano. A declaração ocorreu após os norte-coreanos prometerem elevar o arsenal …

Como a vacinação em massa salvou a Escócia em 1950

Em 2021, haverá uma campanha de vacinação em massa como nenhuma outra realizada no mundo. Hoje se trata de parar o covid-19, mas, em meados do século passado, um programa de vacinação se tornou a …

Em provocação a Biden, Kim Jong-un avisa que vai reforçar arsenal nuclear da Coreia do Norte

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, afirmou que vai reforçar o arsenal nuclear de seu país, em discurso de encerramento do congresso do partido no poder, anunciou nesta quarta-feira (13) a imprensa oficial, a uma …