Macacos são encontrados mortos no interior paulista, há suspeita de febre amarela

Ben Tavener / Flickr

Exemplares de macaco-rhesus no Instituto Butantan, São Paulo

Exemplares de macaco-rhesus no Instituto Butantan, São Paulo

Cinco macacos foram encontrados mortos nesta semana na cidade de São José do Rio Preto, interior paulista, com suspeita de febre amarela. A informação é da Secretaria de Saúde do município.

Os macacos estavam próximos a uma mata, no bairro Vila Toninho. A secretaria recolheu dois dos macacos mortos, que foram encaminhados para o Instituto Adolf Lutz.

O material será analisado para confirmar se a morte foi causada por febre amarela. Os outros três foram enterrados por uma moradora da região, que não sabia da suspeita da doença.

A mata fica próxima às casas do bairro e a orientação da Secretaria de Saúde para os moradores é se vacinar contra a febre amarela. Outra recomendação é eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir a doença no ambiente urbano.

Na primeira semana do ano, a prefeitura já havia divulgado orientação para que a população se vacinasse porque o vírus estava circulando em área urbana. Segundo o município, no ano passado, foram encontrados 16 macacos mortos na cidade com suspeita de febre amarela.

Desse total de casos, apenas um teve confirmação para a doença, outros seis foram descartados e em nove casos não foi possível realizar o exame pelo estado de decomposição do animal.

Ribeirão Preto

Um homem de 52 anos morreu por ter contraído febre amarela no município de Ribeirão Preto, também no interior do estado, em dezembro do ano passado. A prefeitura informou que ele ficou quatro dias internado e morreu no dia 26. O diagnóstico de febre amarela foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz.

A vítima morava próximo a uma região de mata, onde há macacos hospedeiros do vírus da febre amarela. A suspeita é que espécies silvestres do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença, possam ter infectado a vítima.

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto realizou mutirões, nebulização e visitas às casas para a erradicação de criadouros do Aedes aegypti, que também transmite a dengue, chikungunya e zika vírus.

Sintomas da febre amarela

Os sintomas da doença são febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, pode haver febre alta, coloração amarelada da pele e do branco dos olhos, hemorragia, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …