Maduro denuncia navio turístico ‘pirata’ português que afundou embarcação da Marinha venezuelana

chavezcandanga / Flickr

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O presidente venezuelano Nicolás Maduro denunciou o ataque e afundamento de um barco da Marinha da Venezuela por um navio turístico “pirata”, a noroeste da ilha de La Tortuga.

Na noite de segunda-feira (30), o navio de passageiros Resolute, com mais de 120 metros de comprimento, entrou em águas venezuelanas, a 11 quilômetros da ilha de Tortuga. Um barco da Guarda Costeira venezuelana foi ao seu encontro. O Resolute bateu contra a embarcação venezuelana, resultando no naufrágio desta última.

Segundo o líder bolivariano, o navio de passageiros Resolute, de bandeira portuguesa, é “oito vezes maior” que a embarcação da Marinha. Apesar do naufrágio, a tripulação venezuelana foi resgatada com vida e conseguiu salvar todo o material de guerra.

“Foi um ato de pirataria internacional”, disse Maduro na terça-feira (31).

O chefe de Estado venezuelano afirmou que o navio turístico está atualmente no porto de Willemstad, capital da ilha Curaçao, e que tenciona “investigar o ato de pirataria”.

“O Ministério das Relações Exteriores da Venezuela e o Ministério da Defesa iniciaram os respectivos procedimentos a nível diplomático e militar para esclarecer este caso. No entanto, as autoridades venezuelanas não descartam que este navio transportasse mercenários para atacar bases militares na Venezuela“, afirma o comunicado feito pelas autoridades venezuelanas ao Governo de Curaçao.

Maduro pediu ao ministro das Relações Exteriores venezuelano, Jorge Arreaza, que realizasse os “procedimentos diplomáticos” correspondentes.

De acordo com ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López, o ataque “gerou danos de grande magnitude e causou preocupação” no navio da Marinha venezuelana, por isso não encaram o que aconteceu “como um caso isolado”.

“A ação do navio Resolute é considerada covarde e criminosa, pois não ajudou no resgate dos tripulantes, violando as normas internacionais que regulam o resgate de vidas no mar”, relatou a autoridade militar.

 

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Maduro que se cuide! Os países imperialistas estão infestando as águas venezuelanas com falsas baleias recheadas de mercenários. Até os satélites americanos estão prontos para soltar milhares de paraquedistas mercenários sobre a Venezuela.
    Se isso não acontecer, o Maduro deve procurar um psiquiatra.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Uma poção medieval provou ser eficaz contra bactérias

Uma fórmula de mil anos de idade para o tratamento infecções nos olhos talvez leve os cientistas a um novo caminho para lutar contra a resistência aos antibióticos. A poção parece mesmo bruxaria: cebola, vinho, alho …

Microsoft confirma intenção de comprar o TikTok

Em um final de semana conturbado para o aplicativo TikTok, o presidente norte-americano Donald Trump deu um prazo de 45 dias para a Microsoft concretizar a aquisição da rede social chinesa. A notícia divulgada pela agência …

Com 200.000 mortes, América Latina é segunda região do mundo mais afetada pela Covid-19

A região da América Latina e do Caribe alcançou a fúnebre marca de 200.212 mortes pelo novo coronavírus e é a segunda no mundo mais afetada pela pandemia, depois da Europa (210.435 óbitos para …

Autoridade de saúde da administração Trump rejeita hidroxicloroquina como tratamento para COVID-19

O responsável por coordenar a aplicação de testes de COVID-19 nos EUA afirmou neste domingo (2) que não há evidências de que a hidroxicloroquina seja um tratamento eficaz contra o novo coronavírus. O secretário assistente do …

Julho foi mês mais fatal da pandemia de covid-19 no Brasil

Com quase 33 mil vítimas, julho foi o pior mês desde as primeiras infecções com o coronavírus no país. Em São Paulo, estado mais atingido, Instituto Butantan oferece testes grátis da doença respiratória na capital. O …

Ouvidos poderiam esconder coronavírus, descobre estudo

Uma equipe de cientistas da Universidade Johns Hopkins, EUA, encontrou vestígios do novo coronavírus nos ouvidos humanos, alertando que agora as autoridades médicas precisam tomar mais cuidado. Chamado de SARS-CoV-2, o novo coronavírus poderia se esconder …

Quase humano: cérebro artificial ajuda robô a realizar tarefas complexas

Pegar uma lata de refrigerante pode ser uma tarefa simples para os seres humanos, mas isso pode ser muito complexo para um robô. Isso porque ele precisa localizar o objeto, deduzir sua forma, determinar a …

Se você fizer isso, dificilmente terá câncer por toda a vida

A Sociedade Americana de Câncer acaba de atualizar o guia de dieta e atividades físicas com o objetivo de reduzir o risco de se ter câncer ou, possivelmente não ter câncer durante toda a vida. …

Nos hospitais, 70% dos profissionais se sentem despreparados para pandemia

O conhecimento sobre a covid-19 ainda é tão pouco que os médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde estão com medo e se sentindo despreparados. Ao mesmo tempo, por conta da pandemia ainda descontrolada no …

Este chef é um verdadeiro herói no lar de idosos onde trabalha

A admiração conquistada pelo chef Kevin na casa de repouso onde trabalha em Perthshire, na Escócia, não vem apenas do sabor e da beleza de cada prato montado por ele. Cozinheiro profissional desde 1995, Kevin se …