Maduro acusa Trump de “sequestrar” 5 bilhões de dólares destinados a medicamentos

chavezcandanga / Flickr

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou seu homólogo norte-americano, Donald Trump, de sequestrar dinheiro venezuelano destinado à compra de medicamentos.

“O caráter criminoso das sanções do governo de Donald Trump contra a Venezuela, contra toda a Venezuela, é a perseguição que há contra os medicamentos, nos sequestrou cinco bilhões de dólares destinados à compra de medicamentos no mundo”, disse o chefe de Estado, Nicolás Maduro, a uma emissora estatal.

Durante uma visita a uma fábrica de medicamentos na cidade de Charallave, no estado de Miranda (norte do país), o presidente indicou que esse dinheiro seria destinado a importar componentes ativos para fabricar remédios na Venezuela e fornecer medicamentos para a rede de hospitais, farmácias e ambulatórios do país.

O presidente acusou Trump de causar a escassez de medicamentos na Venezuela para logo dizer que enviará ajuda humanitária.

Donald Trump, você é o responsável por uma das medidas mais criminosas contra um povo no mundo: perseguir os medicamentos para depois dizer que [os EUA] estão dispostos a enviar ajuda humanitária”, acrescentou o presidente.

Além disso, Maduro sublinhou que a Venezuela tem capacidade para cobrir 70% das necessidades internas e que o restante está em negociações para sua importação com países como a Rússia, China, Índia, Irã, Turquia e Bielorrússia.

O presidente venezuelano ordenou estabelecer uma tabela de preços de produtos farmacêuticos com a indústria privada, e sublinhou que também “há que ajudá-los” com a importação de matérias-primas.

Em 23 de fevereiro, a oposição venezuelana tentou fazer chegar ajuda humanitária proveniente da vizinha Colômbia e do Brasil, o que resultou em confrontos com as forças de segurança, porque Maduro considera as entregas como manobra para derrubar seu governo.

A crise se agravou na Venezuela em 23 de janeiro, quando o líder da oposição Juan Guaidó se declarou presidente interino, contestando a reeleição de Maduro no ano passado. Os EUA e alguns outros países apoiaram o movimento, reconhecendo Guaidó.

A Rússia, China, México e Turquia apoiam Maduro como presidente legítimo da Venezuela e pedem o diálogo para solucionar a crise.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …

América Latina pode levar ‘muitos anos’ para superar impacto da pandemia, alerta FMI

Os efeitos negativos da pandemia de Covid-19 em termos de produtividade, emprego e capital humano na América Latina e Caribe podem "demorar muitos anos para serem revertidos". O alerta foi feito nesta quinta-feira (21) pelo …

Dinossauro “garça do inferno com cara de crocodilo” é descoberto

Dois dinossauros carnívoros de dentes pontiagudos com crânios de crocodilo apareceram uma vez nas margens do rio na Ilha de Wight, na Inglaterra, revelam novos fósseis. Os cientistas deram às criaturas nomes científicos que se traduzem …

As 9 acusações contra Bolsonaro no relatório da CPI - e a manobra governista para tentar blindá-lo

Após o relatório da CPI da Covid no Senado acusar o presidente Jair Bolsonaro de nove crimes durante a pandemia, um senador da bancada governista tentou uma manobra para "blindar" o chefe do Executivo e …