SpaceX apresenta plano para dar acesso universal à internet com 4.425 satélites

NASA Johnson / Flickr

Uma cápsula Dragon da SpaceX aproximando-se da Estação Espacial Internacional

Uma cápsula Dragon da SpaceX aproximando-se da Estação Espacial Internacional

O fato de que você está lendo este artigo agora significa que você é uma das 3,77 bilhões de pessoas no mundo que tem acesso à internet.

Esse número é incrível: representa mais da metade da população mundial. No entanto, cerca de 3 bilhões de outros indivíduos não têm esse privilégio.

As Nações Unidas declararam recentemente que o acesso à internet é um direito humano básico. Felizmente, uma série de esforços estão em andamento para levá-la a todos os cantos do globo, e um deles foi apresentado recentemente pela SpaceX.

Em novembro, a empresa de Elon Musk apresentou um pedido junto à Comissão Federal de Comunicações dos EUA como parte de seu plano de criar uma rede global de alta velocidade de internet. Em uma audiência recente do Senado sobre infraestrutura de banda larga nos EUA, a SpaceX confirmou este plano.

A SpaceX planeja oferecer serviços de banda larga de alta velocidade confiáveis e acessíveis aos consumidores nos Estados Unidos e em todo o mundo, incluindo áreas mal atendidas ou atualmente não atendidas pelas redes existentes”, explicou Patricia Cooper, vice-presidente de assuntos espaciais da SpaceX durante a audiência.

Como?

A companhia planeja melhorar a velocidade da internet e a conectividade global colocando 4.425 satélites em órbita – mais do que todos os satélites que existem hoje – entre 2019 e 2024. Os satélites serão transportados para o espaço em várias viagens através dos foguetes Falcon 9 da empresa.

A rede de satélites proposta traria acesso mais rápido e mais robusto à web para mais pessoas, então agora é apenas uma questão de saber se eles vão ou não conseguir autorização dos governos para seguir com a implementação.

O esforço da SpaceX seria um grande passo para garantir que todos os cidadãos do mundo desfrutassem desse direito. “Em grande medida, a disparidade no serviço disponível para as áreas rurais e difíceis de alcançar é resultado dos pesados gastos de capital necessários para alcançar a conectividade a esses locais”, disse Cooper.

A companhia de Musk não é a única que trabalha para a interconectividade global através do serviço melhorado de internet.

O Facebook está usando maciços drones de energia solar para transmitir internet aos cantos mais distantes do mundo, a AT & T quer entregar Wi-Fi através de linhas de energia existentes, e os governos (como o do Canadá) também estão criando iniciativas para trazer banda larga a todos os seus cidadãos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …

Mais humanos estão evoluindo para ter três artérias nos braços; entenda porquê

Não se engane ao achar que o corpo humano não está em constante evolução. Pesquisadores australianos descobriram recentemente que o nosso organismo parece estar, aos poucos, desenvolvendo uma nova artéria no braço: a artéria mediana. Esse …

Tesla supera expectativas e apresenta quinto trimestre consecutivo de lucros

A Tesla divulgou nesta quarta-feira (21) seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2020. E as notícias foram boas: além de apresentar lucros pelo quinto trimestre consecutivo, a montadora elétrica apresentou os três meses …

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …