Mais de 200 mortos em Páscoa sangrenta no Sri Lanka; um é português

STR / EPA

Uma série de explosões em igrejas e hotéis causou pelo menos 207 mortes no Sri Lanka na manhã deste domingo (21) de Páscoa. As autoridades informaram que ao menos 35 estrangeiros estão entre as vítimas, mas até o momento sabe-se apenas que um português morreu nos ataques.

Os alvos dos atentados foram quatro hotéis de luxo e três igrejas, no momento em que eram celebradas missas de Páscoa. Os ataques ocorreram na capital, Colombo, e em outras duas cidades – em Negombo, ao norte da capital, e em Batticaloa, no leste da ilha.

O número de feridos é incerto, mas uma fonte dos serviços de emergência indicou que passam de 450. O primeiro-ministro, Ranil Wickremesinghe, declarou que foram “ataques covardes”, que ainda não foram reivindicados por nenhuma organização.

Os hotéis atingidos foram o Shangri-La Colombo, o Kingsbury Hotel, o Cinnamon Grand Colombo e o Dehiwela. Há um português entre as vítimas mortais das explosões.  Identificado como Rui Lucas, era de Viseu e estava no país em lua-de-mel.

O premiê convocou uma reunião de emergência do conselho de segurança nacional, que deve ocorrer ainda neste domingo. “Peço para os srilanqueses permanecerem unidos nesse momento de tragédia”, disse Wickremesinghe.

Já o presidente ordenou que a unidade especial da polícia e das Forças Armadas se encarreguem das investigações, para determinar os autores dos ataques. O exército está nas ruas da capital e a segurança foi reforçada no aeroporto de Colombo.

O ministro da defesa do Sri Lanka avançou entretanto que foram detidos sete suspeitos relacionados com o atentado deste domingo.

Há dez dias, o chefe da polícia nacional havia advertido que um movimento islamita planejava atacar igrejas do país. Cerca de 1,2 milhão de católicos vivem no Sri Lanka, que no total tem 21 milhões de habitantes. A maioria da população (70%) é budista e 10% são muçulmanos.

A Igreja Católica na Terra Santa condenou a série de atentados. “Nós rezamos pela alma das vítimas e pela recuperação dos feridos. Pedimos a Deus para inspirar os terroristas para que eles não cometam assassinatos e atos de terror”, diz o comunicado, publicado em Jerusalém.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Esqueletos descobertos podem revelar a história do mais rico pirata da historia, morto há 300 anos

No início do século XVIII, quem mandava nos mares sem lei do Caribe, da América Central e da América do Norte era o grande pirata inglês Samuel Bellamy, imortalizado pelo apelido de “Black Sam”. Um dos …

Biden isola príncipe saudita, provável alvo de relatório da CIA sobre morte de jornalista

O presidente americano, Joe Biden, falou pela primeira vez por telefone nesta quinta-feira (25) com o rei Salman, da Arábia Saudita, na iminência da publicação de um aguardado relatório de inteligência sobre o assassinato …

O estudo que vacinará uma cidade inteira com a Coronavac

Serrana (SP), com 45 mil habitantes, se torna um dos laboratórios mundiais para analisar o coronavírus. Instituto Butantan quer avaliar impacto da imunização em massa na transmissão da covid-19. Wuhan é a cidade onde a pandemia …

Investigação revela terras protegidas da Amazônia à venda no Facebook

Pessoas que invadem e desmatam ilegalmente trechos da Floresta Amazônica estão anunciando as áreas no Facebook em busca de compradores. Uma investigação da BBC encontrou na plataforma dezenas de anúncios em que vendedores negociam pedaços da …

Primeiro ataque militar da era Biden mata pelo menos 17 no leste da Síria

Os Estados Unidos atacaram, nesta quinta-feira (25), infraestruturas utilizadas pelas milícias pro-iranianas no nordeste da Síria, deixando 17 mortos. Esta é a primeira operação militar organizada pelo governo de Joe Biden. A ação é …

Tiranossauros jovens impediram o desenvolvimento de espécies menores, diz estudo

A pesquisa demonstrou que grandes dinossauros, como o T-rex, que cresceram de um pequeno tamanho até se tornarem criaturas enormes, modificaram seus ecossistemas ao competirem com espécies rivais menores. Um estudo publicado nesta sexta-feira (26), no …

UE quer passaporte para vacinados até meio do ano

A União Europeia quer estabelecer um sistema de passaportes para vacinados contra covid-19 ainda antes de suas férias de verão, no meio do ano. O setor turístico é fundamental para várias economias do bloco, sobretudo …

Facebook encerra contas do exército birmanês devido ao recurso à violência

A rede Facebook anunciou hoje em comunicado ter encerrado as contas vinculadas à junta militar birmanesa devido ao uso da "violência mortífera" contra os manifestantes que têm protestado contra o golpe militar perpetrado no …

Malcolm X: carta indica plano do FBI e polícia de NY para assassinar líder negro

Morto em 1965, aos 39 anos, em Nova York, o ativista negro norte-americano Malcolm X não teve, até hoje, o assassinato totalmente esclarecido. Contudo, o surgimento recente de uma carta aponta para uma possível conspiração entre …

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …