DNA com 500 anos pode provar que Cristóvão Colombo era português

Wikimedia

Retrato póstumo de Cristóvão Colombo, por Sebastiano del Piombo (1519)

O mistério da nacionalidade de Cristóvão Colombo pode ser, finalmente, solucionado, graças a uma amostra de DNA com cerca de 500 anos.

Uma equipe de pesquisadores portugueses da Universidade de Coimbra (UC) e do Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa esperam provar definitivamente que Cristóvão Colombo era, na verdade, o corsário português Pedro Ataíde.

A teoria mais aceita pelos especialistas aponta que Cristóvão Colombo teria nascido em Gênova (Itália). Mas há teses alternativas, segundo as quais o explorador que descobriu a América seria catalão, galego ou português.

O grupo de pesquisadores portugueses espera provar que o descobridor da América era, na verdade, o corsário português com base em uma amostra de DNA de 500 anos atrás.

Os cientistas, especialistas da Universidade de Coimbra e do Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa, acreditam que podem comprovar que Colombo era português e que o seu nome verdadeiro era Pedro Ataíde, um corsário do século XV.

A teoria foi desenvolvida pelo professor Fernando Branco, do IST, em um livro publicado em 2012, com o título “Cristóvão Colon, Nobre Português”, em que recolheu mais de cinquenta coincidências entre a vida do navegador e a de Pedro Ataíde.

O corsário foi dado como morto na batalha naval do Cabo de São Vicente (Portugal), em 1473, onde combateu ao lado de um francês chamado Culon.

De acordo com a tese de Fernando Branco, Ataíde conseguiu se salvar e chegar a nado às costas do Algarve (sul de Portugal), onde teria decidido mudar de nome para Pedro Colon (ou Culon) por motivos de segurança, já que sua família era perseguida em Portugal após ter participado de um plano de traição para matar o Rei D. João II.

DNA dos ossos do primo de Pedro Ataíde

“Há um conjunto de indícios que apontam que seu verdadeiro nome era Pedro Colón. Nunca escreveu seu nome como Cristóvão Colón. Assinava como almirante ou com uma assinatura encriptada na qual se podiam ler várias coisas, entre elas ‘Pedro Colón’”, diz Fernando Branco à EFE.

A biografia de Colombo assinala que o navegador chegou a Portugal em 1476, a nado, depois de um naufrágio, o que reforçaria a tese que será colocada à prova.

O grupo de pesquisadores da Universidade de Coimbra e do IST irá analisar o DNA extraído dos ossos do primo direto de Pedro Ataíde e compará-lo com o DNA do seu filho Hernando que já foi sequenciado em 2006, na Espanha.

Estou quase certo de que o seu nome era Pedro Colón. Falta comprovar se existe relação com Pedro Ataíde”, sustenta Fernando Branco.

Todavia, a análise só será possível se os ossos do primo de Ataíde estiverem em bom estado, o que não se sabe porque ainda não foi aberta a campa onde está sepultado.

Os pesquisadores esperam poder abrir a sepultura depois do verão europeu (que termina em setembro), após conseguida a autorização das entidades oficiais, um processo que se arrasta há vários anos.

“Primeiro, será feita uma análise para corroborar que é um homem e que tem uma idade compatível. Depois, iremos retirar uma amostra óssea para realizar a análise médica”, explica à EFE a antropóloga forense Eugénia Cunha, pesquisadora da Universidade de Coimbra.

Teorias para todos os gostos

A tese de Fernando Branco relativamente a Cristóvão Colombo, que já foi reconhecida pela Academia de História Portuguesa, coloca em xeque a origem genovesa do navegador, ainda que não seja a única que aponta que ele nasceu em Portugal.

O pesquisador português Manuel Rosa, radicado nos EUA, assegura que o descobridor da América nasceu na ilha da Madeira e que era filho de um rei polonês derrotado pelo Império Otomano.

Outra hipótese assinalava que Colombo nasceu no Alentejo, em Cuba, e que foi um espião ao serviço do Rei João II que tinha como missão afastar os espanhóis do caminho até as Índias.

Fora de Portugal, aponta-se a origem espanhola do navegador, havendo várias teses de que é galego e catalão (regiões ao norte da Espanha), mas também teorias de que seria da até do País Basco. Também há referências a possíveis nacionalidades inglesa, grega, norueguesa e até croata, entre outras.

Uma das teorias mais populares, no entanto, apresenta Cristóvão Colombo como sendo Salvador Gonçalves Zarco, nascido em Cuba, no Alentejo, filho ilegítimo do Duque de Viseu e de uma filha de João Gonçalves Zarco.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …