DNA com 500 anos pode provar que Cristóvão Colombo era português

Wikimedia

Retrato póstumo de Cristóvão Colombo, por Sebastiano del Piombo (1519)

O mistério da nacionalidade de Cristóvão Colombo pode ser, finalmente, solucionado, graças a uma amostra de DNA com cerca de 500 anos.

Uma equipe de pesquisadores portugueses da Universidade de Coimbra (UC) e do Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa esperam provar definitivamente que Cristóvão Colombo era, na verdade, o corsário português Pedro Ataíde.

A teoria mais aceita pelos especialistas aponta que Cristóvão Colombo teria nascido em Gênova (Itália). Mas há teses alternativas, segundo as quais o explorador que descobriu a América seria catalão, galego ou português.

O grupo de pesquisadores portugueses espera provar que o descobridor da América era, na verdade, o corsário português com base em uma amostra de DNA de 500 anos atrás.

Os cientistas, especialistas da Universidade de Coimbra e do Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa, acreditam que podem comprovar que Colombo era português e que o seu nome verdadeiro era Pedro Ataíde, um corsário do século XV.

A teoria foi desenvolvida pelo professor Fernando Branco, do IST, em um livro publicado em 2012, com o título “Cristóvão Colon, Nobre Português”, em que recolheu mais de cinquenta coincidências entre a vida do navegador e a de Pedro Ataíde.

O corsário foi dado como morto na batalha naval do Cabo de São Vicente (Portugal), em 1473, onde combateu ao lado de um francês chamado Culon.

De acordo com a tese de Fernando Branco, Ataíde conseguiu se salvar e chegar a nado às costas do Algarve (sul de Portugal), onde teria decidido mudar de nome para Pedro Colon (ou Culon) por motivos de segurança, já que sua família era perseguida em Portugal após ter participado de um plano de traição para matar o Rei D. João II.

DNA dos ossos do primo de Pedro Ataíde

“Há um conjunto de indícios que apontam que seu verdadeiro nome era Pedro Colón. Nunca escreveu seu nome como Cristóvão Colón. Assinava como almirante ou com uma assinatura encriptada na qual se podiam ler várias coisas, entre elas ‘Pedro Colón’”, diz Fernando Branco à EFE.

A biografia de Colombo assinala que o navegador chegou a Portugal em 1476, a nado, depois de um naufrágio, o que reforçaria a tese que será colocada à prova.

O grupo de pesquisadores da Universidade de Coimbra e do IST irá analisar o DNA extraído dos ossos do primo direto de Pedro Ataíde e compará-lo com o DNA do seu filho Hernando que já foi sequenciado em 2006, na Espanha.

Estou quase certo de que o seu nome era Pedro Colón. Falta comprovar se existe relação com Pedro Ataíde”, sustenta Fernando Branco.

Todavia, a análise só será possível se os ossos do primo de Ataíde estiverem em bom estado, o que não se sabe porque ainda não foi aberta a campa onde está sepultado.

Os pesquisadores esperam poder abrir a sepultura depois do verão europeu (que termina em setembro), após conseguida a autorização das entidades oficiais, um processo que se arrasta há vários anos.

“Primeiro, será feita uma análise para corroborar que é um homem e que tem uma idade compatível. Depois, iremos retirar uma amostra óssea para realizar a análise médica”, explica à EFE a antropóloga forense Eugénia Cunha, pesquisadora da Universidade de Coimbra.

Teorias para todos os gostos

A tese de Fernando Branco relativamente a Cristóvão Colombo, que já foi reconhecida pela Academia de História Portuguesa, coloca em xeque a origem genovesa do navegador, ainda que não seja a única que aponta que ele nasceu em Portugal.

O pesquisador português Manuel Rosa, radicado nos EUA, assegura que o descobridor da América nasceu na ilha da Madeira e que era filho de um rei polonês derrotado pelo Império Otomano.

Outra hipótese assinalava que Colombo nasceu no Alentejo, em Cuba, e que foi um espião ao serviço do Rei João II que tinha como missão afastar os espanhóis do caminho até as Índias.

Fora de Portugal, aponta-se a origem espanhola do navegador, havendo várias teses de que é galego e catalão (regiões ao norte da Espanha), mas também teorias de que seria da até do País Basco. Também há referências a possíveis nacionalidades inglesa, grega, norueguesa e até croata, entre outras.

Uma das teorias mais populares, no entanto, apresenta Cristóvão Colombo como sendo Salvador Gonçalves Zarco, nascido em Cuba, no Alentejo, filho ilegítimo do Duque de Viseu e de uma filha de João Gonçalves Zarco.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …

Mais humanos estão evoluindo para ter três artérias nos braços; entenda porquê

Não se engane ao achar que o corpo humano não está em constante evolução. Pesquisadores australianos descobriram recentemente que o nosso organismo parece estar, aos poucos, desenvolvendo uma nova artéria no braço: a artéria mediana. Esse …

Tesla supera expectativas e apresenta quinto trimestre consecutivo de lucros

A Tesla divulgou nesta quarta-feira (21) seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2020. E as notícias foram boas: além de apresentar lucros pelo quinto trimestre consecutivo, a montadora elétrica apresentou os três meses …

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …

Cientistas acabam de descobrir um órgão misterioso escondido no centro da cabeça humana

Cientistas fizeram uma descoberta anatômica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana que de alguma forma passaram despercebidas até agora. Essa “entidade misteriosa” foi identificada acidentalmente …